quarta-feira, 23 de abril de 2008

E o Sol regressou... no Dia da Terra!

Boas a todos!!

E porque não um pouco de cultura para começar:
..
O Dia da Terra foi criado em 1970, pelo Senador norte-americano Gaylord Nelson, que convocou o primeiro protesto nacional contra a poluição, protesto esse coordenado a nível nacional por Denis Hayes.Esse dia conduziu à criação da Agência de Protecção Ambiental dos Estados Unidos (EPA). A partir de 1990, o dia 22 de Abril foi adoptado mundialmente como o Dia da Terra, dando um grande impulso aos esforços de reciclagem a nível mundial e ajudando a preparar o caminho para a Cimeira do Rio (1992). Actualmente, uma organização internacional, a Rede Dia da Terra coordena eventos e actividades a nível mundial que celebram este dia.

Agora que estamos mais instruídos passemos ao relato!! Se era terça-feira, se era Dia da Terra e se as tréguas de São Pedro deram lugar ao Sol radioso... o que faríamos nós na cama a dormitar mais umas horas???? Simplesmente perderíamos uma brilhante manhã de BTT ao seu melhor nível!!!
.
Na Pires Marques às 8horas, JValente, FMike, AC e Filipe, (ainda com resquícios de lama nas orelhas da Maratona de Alcains) marcaram presença devidamente equipados e acompanhos com as suas meninas de duas rodas!!! Hoje dia de fotografias grupais no mínimo originais... o dia começou assim!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!
Face à agressividade climatérica e quilométrica (no caso do Filipe) do dia da Maratona de Alcains, o espírito de grupo hoje estava mais inclinado para uma voltinha soft, tranquila com o intuito de aproveitar o sol matinal e mimar as máquinas digitais!! Assim, estabelecemos como objectivo ir até à abandonada aldeia das Benquerenças-Velhas, estando guardado para o fim da manhã uma pequena surpresa (a chamada cereja em cima do bolo) por parte do nosso amigo AC! Mas já lá vamos!!!!

Tentámos sair pelos trilhos juntos à Piscina Municipal de Castelo Branco, mas os terrenos remexidos pelas obras locais negaram-nos a passagem... hoje estava díficil sair de Castelo Branco! Circundamos as obras e saímos pela zona da barragem da Talagueira, onde a beleza do local proporcionou desde logo uma paragem para a fotografia... pois está claro!!! E sai mais uma de grupo!!!!

Photobucket
Deliciados com a paisagem e em amena cavaqueira seguimos pelos trilhos percorridos no Passeio do BVCB até chegarmos às imediações da aldeia fantasma! Chamamos-lhe Benquerenças-Velhas, mas após alguma pesquisa bibliográfica, sabemos que o seu verdadeiro nome era Azinheiras!! Nós, malta do BTT e do Geocaching... já andamos a estudar as hipóteses de ali colocarmos uma Geocache e deste modo dar-mos a conhecer ao mundo mais um belo local da nossa zona! E que belo local! A configuração das ruínas, enquadrada com o verde paisagístico e agora com as cores primaveris dão aquele lugar uma beleza indiscritível... resta-nos aproveitar as visitas que por lá fazemos e claro... fotografa-la! Fotografia de grupo... sim... também lá fizemos duas! EhEh!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!
Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!
Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!
Da Azinheira e já com a larica a dar sinal de si, seguimos por trilhos já conhecidos até à zona da Represa! E aqui... alto e pára o baile!!! Não é possível pedalar por esta passagem, sem que se faça a devida paragem para sorver o nectar dos deuses e dar uma palavrinha de amizade e saudade ao meu avô de sempre e para sempre! Andava nas lides da plantação de um canteiro de tomates... houvesse por ali mais 4 enxadas e o trabalho depressa se fazia... ou não!!! Um brinde à saúde, dois dedos de conversa e claro... fotografia do grupo... mas do grupo de mãos a pegar nos copos!!!! Eheheheh!

Photobucket
Ainda com alguns quilómetros pela frente, seguimos pelos trilhos dos Amarelos, Sarnadas de Rodão, Retaxo, Cebolais de Cima, onde fomos brindados por umas descobertas do AC! Uns singles-track's brilhantes... daqueles completamente virgens!!! Daqueles que foram pisados por bikes de BTT pela primeira vez!!! Esperamos que sejam pisados muitas e muitas vezes daqui em diante...

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Photobucket

Já em regresso a Castelo Branco, estreamos mais umas novas passagens perto dos Maxiais! Atenção, que aquilo não são considerados singles... aquilo é mais do género de picada em pedra irregular, técnica qb, e depois para ajudar em subida algo acentuada... resumindo... é quase intransponível... ao ponto de ter ficado com um pé preso ao pedeal e experimentar a rigidez do solo com o corpinho! Agradabilssimo.... devo dizer-vos!!!!!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!
Ainda assim... devem ser passagens ideais em sentido contrário... a descer!!!! Especialmente para oa amantes do free-ride e down-hill... pjfa... ias adorar!!! Eu pessoalmente... dispenso!!! Pudera!!!

Em ritmo de cruzeiro, chegámos a Castelo Branco pelas 13:20, com cerca de 55Km's... mas com a garganta seca... muito seca! Não fosse ali no Valongo termos sorvido 2 mines e respectivos tremoços acompanhantes... e não conseguiriamos chegar a casa... aquelas dores nos joelhos (voçês sabem!!!) estavam a começar a atacar!!! EhEhEh!

Pessoal... juntem-se a AC e BTTHAL podem pedalar e fotografar... que ninguém vos faz mal!!!

Fotografias JValente:



Fotografias FMike:

Sem comentários: