quarta-feira, 9 de abril de 2008

Crónica de um Atrasado!

00:30 h - Depois de umas sardinhas bem regadas com sumo de uva, ingeridas na Tasca dos Fixes lá pela festa da Sra de Mércules, o berço surgia-me perante os olhos como uma tentadora tentação para dormir um soninho reparador... a manhã seguinte seria uma manhã de terça, destinada à pedalada... portanto havia que destilar o sumo de uva, digerir as proteínas da sardinha e rezar para que o tempo estivesse de feição! Roupinha - ok; Sapatilhas - ok; Despertador - ok!

00:31 h - Bem... lá fora o S. Pedro fazia das suas... o vento agitava a persiana e fazia chocalhar a chuva na protecção lateral do prédio, fazendo um som característico que só fazia, ainda mais, enrolar-me na coberta e claro, na Maria.

03:55 h - Xiça!... Lá fora a coisa continuava a prometer... ganda chuvada! Bem... mais vale ir escoar a água dos tremoços, matar a secura da garganta e voltar para a cama... já agora desligar o despertador porque de manhã não vai haver pedalada de certeza!

07:28 h - Apesar de ter o despertador desligado, o meu olho esquerdo abre e acorda o olho direito... "Olha lá pá, sempre vamos ver umas paisagens novas ou quê?" Responde o direito: "O ouvido diz que lá fora não soa a chuva... será?" Os dedos encaminham-se para o telélé e mandam um sms ao AC - "Então há voltinha? Parece que tá de chuva" - Resposta imediata: " Já tou a por óleo na corrente!"

07:30 h - Porra! Porra! Porra!... Mando um salto da cama que até a barraca abana... Já vou chegar atrasado outra vez! Lá vou ter de pagar os cafés novamente... Irra que ontem gastei o dinheiro todo nos copos lá na festa... ai ai... como é que vai ser... vou ter de vender a bike para pagar a despesa...

07:32 h - Com uma mão enfio a camisola, as pernas metem-se nas calças, os pés tentam calçar-se sozinhos, a boca ensaia uma mastigadela num pão de antes de ontem, duro que nem pedras e queimo a língua a tentar engolir o leite acabado de mugir da vaca... xiça... lá se vai 1/3 da minha sexualidade!

07:45 h - Com uma barba de 15 dias, olhos remelosos, mal comido e com a língua queimada lá coxeio até à garagem porque ainda não consegui enfiar as sapatilhas como deve de ser. A Mike-Trek resmunga quando a acordo - "Vamos lá embora menina... se somos os últimos vendo-te para pagar a conta do café!" Enfio litro e meio de água (da verdadeira!) no camel-bak e rezo para que haja Sagrespan pelo caminho, porque me doem os joelhos com'ó caraças depois de 2 dias de romarias...

07:55 h - A Mike-Trek, muito pastelona, sai da garagem, meio encolhida com o frio... Lá consigo montá-la e começo a pedalar... ainda me doi a língua... como é que vou conseguir beber a Sagrespan???

07.57 h - Arre gaita para o bandoleiro do alemão.... o Alzheimer pregou-me mais uma partida... a meio do caminho até à Pires Marques lembro-me que não trouxe a digital... xiça... hoje só vai haver imagens do telélé! Nada de fotos xpto!

08:00 h - Chego à Pires Marques! Afinal não sou o último! Alívio dos alívios... já não preciso de pagar os cafés...à próxima venho às 06:30 para ser o primeiro! Olarila! Vão ver!

08:09 h - Chegam os últimos: AC e Álvaro... o AC conta uma história em que as fadas lhe tiraram os pedais durante a noite. De manhã bem se fartou de dar ao pé mas a Trek não pegava... não tinha pedais para encaixar! Lá teve de os pedir de volta às fadas, montá-los à pressa e claro... chegar atrasado!...

08:10 h - Ná... Ná... ninguém engoliu a história dos pedais... Fadas? Ainda se tivessem sido os escaravelhos da batata acreditavamos, mas fadas?... "Paga, paga, paga"... gritavamos em unissono - eu (FMike), Nuno, Carlos Salles, Cabarrão, Fidalgo e o Álvaro.

08:11 h - Depois de uma nova tentativa (gorada) para não pagar os cafés ("Eh pá... não tenho cheta na carteira!"...) o amigo AC lá se decidiu a dar início à volta, a mais uma terça feira de pedalada, que tinha como objectivo terminar na Sra de Mércules para mais umas Sagrespan.

Até breve!


Eh pá! Espera aí!... Então hoje já me esquecia do relato da volta! Ai o sacana do alemão a fazer das suas outra vez, hein!...
.
Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Bem, saimos dali direitinhos Alcains, que contornamos pelo trilho que passa na pedreira em direcção às escolas, com vista a passarmos as Rabaças, embora com medo à altura do ribeiro devido às chuvadas dos dias anteriores. Lá chegados, vislumbramos que a ribeira corria pacificamente pelo que a transposição das pedras fez-se bem e sem sarilhos, maravilhando-nos a todos com a beleza do local.
.
Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Apontados os azimute a Caféde, iamos já com água na boca para paparmos uns bolinhos que a dona do café - Ti Matilde, costuma abonar à malta. Lá chegados não fomos defraudados - uns "Esquecidos" com muito bom ar, acompanharam espectacularmente bem o cafézinho matinal. No fim do petisco e já à porta do café, alguém se lembrou de dizer que não conhecia a ponte do ferro... (>>@X<#£##@@W=Ç^~~!)
.
Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!
.
Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Palvarinho! Ai vamos nós! Mas antes de lá chegarmos o Fidalgo proporcionou à malta o segundo momento de descanso ao ter que parar para tratar de um furo. Reparado o problema em ambiente de reinaria, lá seguimos até ao single do Palvarinho que fizemos em alta rotação, porque a ponte do ferro ainda era longe.
.
Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Passado o S. Lourenço optamos pela descida da direita, bem mais técnica que a outra mais conhecida, mas igualmente bem mais adrenalinica, devido a à sua inclinação e exigência de destreza por parte do bttista. O momento alto foi proporcionado pelo Nuno que efectuou um OTB (ganda palavrão!), que não pude presenciar, pois vinha mais à frente a queimar ferodo, a tentar segurar a minha burra, desenbestada que vinha por ali abaixo.
.
Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Depois de uma boa descida há sempre uma boa subida e que subida! Bem ofegantes lá fomos chegando ao cimo, sedentos já por uma Sagrespan. Lá calcorreamos então alguns trilhos junto ao Cabeço da Barreira virando já os azimutes à Sra de Mércules. Contudo ainda antes de lá chegar tivemos alguns momentos hilariantes, um dos quais por mim patrocinado. Depois de algumas travessias "molhadas", e já bem perto da Sra de Mércules escolhi mal o local para atravessar mais uma ribeira e acabei novamente atolado em lama até aos cubos, ficando a minha bike, literalmente enterrada até às orelhas, em pé, pelo que tive de molhar mais uma vez as "patinhas" para a sacar dali....
.
Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!
.
Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Chegados à festa da Sra de Mércules, encaminhamo-nos para a barraquita dos Bombeiros, onde alguma malta amiga do activo por lá estava na sua missão de paz e auxilio - o Afonso, o Domingos, Aparício e o Naré, bem acompanhados pelo comandante, proporcionaram à malta umas bejecas bem agradáveis, bem acompanhadas por uns petiscos à maneira, que não se prolongaram mais, porque alguns de nós tinham compromissos assumidos e o tempo urgia para regressar.
.
Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Então e o S. Pedro? - Bem o S. Pedro só se juntou á festa quando já estavamos nas Sagrespan debaixo do toldo, pelo que nos deixou fazer os quase 60 km, mais ou menos sequinhos (as minhas meias é que vinham húmidas... ehehehehe), refrescando-nos somente nos poucos km que separaram a Santa das nossas casas na cidade.
.
Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Agora sim - Até breve!

FMike :-)
PS - Um agradecimento ao amigo AC que me facultou algumas das suas fotos xpto para ajudar a compor o "ramalhete" deste post.

1 comentário:

JValente disse...

Por Abílio Fidalgo:

Estas reportagens estão cada vez melhor. Não sei se o Mike não nos irá deixar em breve. Por este andar, qualquer dia vai para Hollywood, como argumentista.
Um abraço, e parabéns parto coco a rir com as tuas reportagens.

Fidalgo.