domingo, 20 de abril de 2008

II Maratona de Alcains... o Rescaldo!

Rescaldo 80 Km - FMike

Bem... eu não tive nem 80 km, nem rescaldo, só mesmo caldo! O caldinho da sopa ao almoço! Ehehehehehe

O objectivo traçado por esta equipa, era conhecido - fazer a prova dando o litro, para obter o menor tempo possível - Seria e será a única participação BTTHAL em ritmo competitivo. Mas até para se competir tem que se reunir condições suficientes e necessárias. E eu acho, na minha mais modesta opinião, que não estavam e daí não ter ido pedalar.

A semana foi fértil em mau tempo, com muita chuva, sabendo de antemão que os trilhos estariam bem pesados. Mas isso não me influenciou negativamente no sentido de não pedalar - nunca tal me impediu.

O dia anterior é que foi o de todas as decisões. Ao fazer turno no INEM recebo, em primeira mão, o alerta da Protecção Civil dando conta para dia 19 e 20 de chuva forte e continua, ocorrência de trovoadas e granizo à mistura com rajadas de vento de 100 km/h, sobretudo nas terras altas... a Gardunha é suficientemente alta...

Os alertas da PCivil valem o que valem - alertam-nos somente para a possibilidade de, e cabe a cada um, zelar pela sua própria segurança - o que para mim pode ser inseguro (p.ex saltar de mota 30 carros) é de certeza um dia normal para um duplo de cinema, portanto até este sentimento de segurança é parcial e relativo a cada um...

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Na minha profissão os erros não se remedeiam e as desculpas não se dão... Evitam-se! Perdoem-me a sinceridade mas é assim que vejo as coisas. Quando corre tudo bem - óptimo! Quando corre mal é que é uma gaita! Achei que para mim não estavam reunidas as condições para subir a Gardunha com um tempo destes e como tal, simplesmente, não alinhei. Uma opção pessoal que nada tem a ver com a Organização ou com os meus companheiros de biclas. Cada qual, tal como disse deve tomar essas decisões por si! No mínimo evitei uma valente constipação, no máximo uma hipotermia ou pior. Haverá no futuro, muitas, muitas, muitas mais oportunidades para pedalar e deslumbrar-me com aquela bela serra!

Alguns outros desportistas seguiram o mesmo rumo. Não os considerem "mariquinhas" ou "medricas". Eu acho que foi somente sensatez. A quem subiu e conseguiu fazer a prova sem problemas somente deixo o meu desanuvio - Ainda bem que correu tudo bem - havia amigos meus lá e fiquei, sinceramente, preocupado.

Esta achega não serve de mea-culpa! Podia ter alinhado nos 40 km! Mas tudo isto desmotivou-me, sinceramente. E não há nada pior do que pedalar sem vontade. E fiquei na meta a vê-los ir, com alguma pena de não ir, é certo, mas confiante que irá haver muitas mais Maratonas da Gardunha porque um excelente evento destes não pode morrer e eu tenciono lá estar nos próximos.

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Termino com um merecido elogio á Organização - já começo a estar (mal) habituado à qualidade dos Papaléguas. Recepção ao melhor nível - os pastéis de nata começam a ser uma imagem de marca! Um saco recheado com um dorsal à maneira uma t-shirt alusiva e demais material; Uma partida bem delineada no centro de Alcains, com uma boa moldura humana a assistir, apesar da falta de tréguas do S. Pedro. Os banhos pelo que me foi dado a conhecer estavam quentes e até havia uma mánica de pressão para lavar as bikes. Um almoço catita, bem confeccionado, bem servido e regado, precedido por uma boa prova de queijos. Meus amigos, o que é que se pode pedir mais por este preço? "Repitam sff... para o ano lá estaremos! Mas metam uma cunha ao S. Pedro!"

FMike


Rescaldo 40 Km - JValente

Como dito anteriormente, o objectivo delineado para a Maratona de Alcains é e será (espero eu por muitos e bons anos)... muito simples... testar limites físicos! O ano transacto na 1ª edição deste evento já assim foi e este ano a façanha repetiu-se!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

É experimentar uma diferente sensação do BTT, é entrar na competição pura e dura onde o relógio se sobrepõe à máquina fotográfica, onde a gestão de esforço se sobrepõe à amena cavaqueira, onde os postos de abastecimento são renegados em prol de um gel e bebida isotónica, onde o prato médio trabalha menos que a talega!!!... enfim é um teste à nossa condição física em cima de duas rodas!

Ainda bem que BTTHAL definiu alinhar nestes termos apenas uma vez por ano... não é de todo a vertente mais prazenteira do BTT! O espírito de sacrifício, obstinação, abnegação e acima de tudo concentração têm de ser uma constante desde o Km 0 à chegada da meta!

A minha competição desde a inscrição neste evento sempre foi a prova dos 40Km (47Km)... e foi para esta que me preparei mais afincadamente durante o último mês e meio! Tinha colocado a mim mesmo o objectivo de ficar entre os 10 primeiros, ou melhor ainda, superar o 8º lugar conquistado na 1ª edição da Maratona de Alcains (2007)! Sabia que não iria ser nada fácil, tendo em conta que estavam inscritos 196 bttistas na prova dos 47Km e que dado às condições meteorológicas adversas, muitos inscritos na prova dos 80Km iriam percorrer apenas o traçado mais curto, aumentado deste modo a concorrência! E que feroz concorrência!!

Tive o cuidado de me alimentar muito bem momentos antes do ínicio da prova com um batido hipercalórico e ir munido de bebida isotónica bem como um gel isostar, evitando a paragem no abastecimento! Reconheço que a alimentação é sem dúvida parte fundamental da boa preparação física! Mas não só....

Os primeiros 24Km's foram percorridos a um ritmo alucinante onde cada um tentava ganhar vantagem sobre o adversário mais próximo... e ainda muito faltava para o fim! Eu pensava para mim... esta gente é de facto doida!!!! Para o pessoal que ambiciona os lugares cimeiros, não existem buracos, covas ou regos, não existem charcos de água, lama ou ribeiras, não existem pedras, não existem paus... tudo é (literalmente) atravessado como se de uma auto-estrada se tratasse! Incrível....

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Na Barragem da Marateca sucedeu o primeiro contratempo, um engano no trajecto fez com que 5 atletas se conseguissem colar a mim e a mais outro! Os 7 agrupados percorremos a restante prova até à zona da travessia da ribeira (+/-) ao Km 39-40, onde apeados depressa transpusemos aquela beleza natural (que saudades da minha máquina digital!!!!!)!

Daqui até final, foi uma luta psicológica e física... consegui ganhar vantagem sobre todos excepto.... e agora pasmem-se... uma "gaja" polaca... que pedalava impressionantemente bem,... só conseguia ganhar alguma aproximação a ela nas ligeiras subidas que iam aparecendo, mas depois era vê-la ganhar vantagem e quase desaparecer! Pensei desde logo que face aquela "égua" não tinha qualquer hipótese! Restava-me fazer gestão de esforço para não ser colhido pelos que vinham ali bem perto de mim!

Confesso que já vinha desgastado, a lama era mais que muita, a transmissão da Trek era uma sinfonia autêntica (apesar de nunca me ter deixado ficar mal durante toda a prova!), o terreno parecia cada vez mais pesado... mas pouco já faltava... e tinha mais ou menos presente pela leitura da corrida e pela informação dos pontos de controlo que nos 10 primeiros era garantido que ficava!

À entrada em Alcains, já no alcatrão, 2 atletas colam-se a mim... e aí sim... tive aquela noção que para esta malta a prova só termina na linha de Meta! Foi dar tudo até à meta... mas ultrapassado por eles a escassos metros do fim, certamente com o mesmo tempo que eu ou eventualmente menos 1 ou 2 segundos! 6º Lugar foi a minha posição, com a sensação plena de objectivo cumprido!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Para o ano estarei lá na 3ª Edição da Maratona de Alcains, na vertente competitiva! Mas... até lá espero tirar centenas, senão milhares de fotografias nas nossas voltinhas domingueiras, nas sempre animadas terças-feiras, e nos passeios que por aí vão aparecendo, juntamente com a malta animada do btt@castelobranco e os demais que se juntem a nós!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Para finalizar, gostava apenas de realçar o aspecto organizativo deste evento, que, na 2ª edição já comprovou as suas boas capacidades em saber receber, saber estar e saber ser! Nada a opontar! Os meus sinceros Parabéns!

JValente


Rescaldo do Repórter X (infiltrado) - Enviado Especial BTTHAL

À socapa o Reporter X conseguiu estas imagens exclusivas do amigo JValente a fazer umas nebulizações com Bikagra um derivado do Viagra, que faz ficar duro não a perna do meio mas sim as pernas laterais melhorando a cadência da pedalada - é assim que se fazem os campeões! (ainda bem que não houve controlo antidopping!)

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Uma visita à Academia do Pedal possibilitou uma foto fugaz do FMike a treinar numa bike sem rodas... Sem rodas? Se calhar era uma Titabike (dos mesmos estaleiros do Titanic) para navegar nas regueiras dos trilhos...

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Descontrolado com a presença feminina ali mesmo ao seu lado, o JV partiu antes da buzina de partida! Acho que deviam penalizá-lo em 10 horas! Já o rapaz à sua frente também devia ser desclassificado - leva um capacete não homologado - com uns bicos daqueles chinca os olhos aos ciclistas mais próximos e consegeue ganhar por KO dos adversários.

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Conta quem foi pedalar que nos trilhos as imagens eram quase tão fortes como esta... será?

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

A raposa do amigo AC chegou cheia de lama... ainda bem que vinha assim encoberta ,senão os caçadores de raposas tinham lhe dado uma chumbada e no mínimo chegava com o fogo no rabo!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Uma breve imagem do amigo Fidalgo a lavar a bike no Elefante Azul... espera... afinal o Elefante Azul estava fechado!... Ai se a Maria dele descobre que ele tem assim jeitinho para ir à ribeira lavar a roupinha!... Ai... ai...

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Uns pedalam para emagrecer... o amigo Marcelo engordou, no mínimo, 5 quilos.... de lama!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Mau! Queres ver que hoje o cardápio é "fila ùnica"? Um novo tipo de fillet mignon tuga? Acho que vou passar por baixo da mesa... Ai que bem me sabia uma grelhadinha mista! Com arroz doce, gritava o JValente!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!




Fiquem Bem!
Rep X

1 comentário:

JValente disse...

Por Carlos Lozoya:

Pelo que estou a ler, parece que poupei um gripe segura (sou uma flor de estufa…..).
Faço votos pela minha participação na maratona do 2009 se ainda ca estiver (e vou competir pelos últimos lugares, como sempre!!!!!).
Bijokas.

CLI