terça-feira, 14 de agosto de 2007

No Carrossel...até ao Pônsul!

Hoje, dia 15 de Agosto, feriado nacional da Assunção de Maria foi dia de BTTHAL aproveitar para dar uma voltinha de BTT na companhia de mais 3 adeptos da modalidade que compareceram no ponto de encontro: 9horas, Quinta Pires Marques.

JValente, FMike e CLozoya, representantes do BTTHAL, Nuno Maia (BTT-CTB), Fidalgo e o Rui, bttista que se iniciou nestas lides à cerca de 2 meses (mas já pedala como gente grande), foram os 6 elementos que formaram o grupo de hoje.

Quando cheguei à Pires Marques ia na expectativa para saber onde seria o percurso de hoje! Excelente notícia...falava-se na ideia de ir ao Carrossel!

Ainda ontem e hoje no percurso até à Pires Marques, tinha em mente sugerir essa passagem, pois após 2000Km efectuados nos trilhos cá da zona e de muito ter ouvido falar nesse Carrossel...a verdade é que ainda não conhecia esse famoso trilho!

Era ouro sobre azul...ia ser hoje que ia conhecer o Carrossel!

Com o tempo um pouco para o manhoso (misto de nublado e calor) lá partimos em direcção à Gargalheira, onde uns metros metros adiante virámos à direita para entrar nos trilhos que nos levaram ao dito Carrossel!

Inicialmente um trilho um pouco mais técnico, onde os regos, terreno solto e algumas silvas tornavam a descida mais perigosa! Felizmente os 6 passam sem incidentes até entrarmos no desce, desce e sobe, sobe do carrossel!

Em plena diversão e adrenalina, CLozoya quase perde a roda traseira pelo desencaixe do eixo de trás. Pára a comitiva, os mais afoitos na mecânica dão um passo em frente...alguém tira umas fotos (eu)...alguém sugere um bocadinho de "cuspo" para solidificar melhor...e tudo se resolve!

Continuamos a frequentar o carrossel sem pagar tarifa até à margem do Pônsul, onde fomos brindados com uma vista fabulosa! Centenas...senão milhares de cegonhas sobre as pedras secas do rio...LINDO! Com a presença humana por perto, levantaram voo em conjunto e desenhavam circulos sobre as nossas cabeças à espera que desertássemos dali e elas pudessem voltar ao seu lugar. Sem dúvida um espectáculo da narureza!

Naquele ponto do percurso, o objectivo era atravessar o rio para a outra margem. Cada um dos 6, teve iniciativas diferentes. Uns passaram mais abaixo, outros mais à frente, uns a pé, outros a pedal, uns muitos exitantes, outros muito afoitos! Aqui para nós...acho que todos molharam o pézinho...ehehehe!

Já na outra margem, percorremos aquele trilho que eu tanto gosto, ladeando sempre a margem do agora bastante seco Rio Pônsul, até à ponte velha! Aqui, local para abastecer qualquer coisa.

Se até aqui tinha sido sempre a descer...a partir daqui...teria de ser sempre a subir. A Altimetria deste percurso mostra isso mesmo. Várias hipóteses se colocaram, optando por uma subida mais íngreme, mas também mais curta. A subida que fez moça a muitos atletas na Maratona de Castelo Branco!



Cada um no seu ritmo, e todos com a ajuda do pedaleiro mais pequeno lá chegamos ao marco geodésico, que a pretexto de uma foto de grupo deu para equilibrar a frequência cardíaca.

Daqui até à Srª de Mércoles, ainda deu para transpirar, mas a cervejinha que estava à nossa espera na Portucália deu ânimo à malta para pedalar mais um pouco.

12:30, com cerca de 44Km, foi mais uma etapa bonita na nossa vida de btttista!

Até qualquer dia...

João Valente


1 comentário:

FMicaelo disse...

Excelente momento lúdico! Viajar neste Carrosel ainda por cima de borla, foi um luxo!! Senão fosse o pó de talco que temos que comer para lá chegar eu acho que ia lá todas as semanas!!! Ahahahaha
Excelente fotos amigo JV!
fmike