sexta-feira, 31 de agosto de 2007

BTTHAL... à beira-mar !

Olá a todos ...

Depois de 2 maratonas de 16 horas "quase" seguidas ao serviço da saúde na prestigiada Unidade de Cuidados Intensivos do hospital da nossa cidade... nada melhor do que rumar até à costa portuguesa e ir recarregar baterias junto do mar!

Foi no dia 28 de Agosto, fim de tarde, que rumei até à zona de S. Pedro de Moel, mais especificamente Pedra do Ouro (a 3Km de S. Pedro de Moel). Comigo, para além da esposa, levei a bike!

Arrisquei desmontar (quase em peças) a Trek Fuel Ex5, coloca-la no meu suporte de bicicletas - uma manta de trapos estendida no porta bagagens e rezar para depois conseguir montar tudo direito! Ehhh!

Foram duas manhãs impecáveis que passo a descrever:

BTTHAL à beira-mar I - Pedra do Ouro - Nazaré - Pedra do Ouro

BTTHAL, já tinha andado por montes, vales, rios e azenhas...mas a conquista do mar ainda não tinha sido feita! Na 1ª manhã, deliniei o percurso da Pedra do Ouro até à Nazaré, com regresso pelo mesmo caminho!

Manhã, com alguma neblina, que me fez vestir um casaco mais forte! Depressa o sol abriu com cheiro a mar! Uma sensação brilhante... pedalar e sentir em simultâneo a marezia na face!

Seguindo pela ciclovia que estende toda a marginal daquela zona, percorri a Praia da Polvoeira, depois a Praia Paredes da Vitória até chegar a Pataias, onde acaba a via própria para bicicletas e também o circular junto à marginal.

Daqui em diante, até à Nazaré, quem nos faz companhia é o extenso pinhal de Leiria com a sua flora rasteira característica. Muito bonito!

Já na Nazaré, é tempo de visitar o afamado Sítio, onde se conta ter sucedido o episódio histórico de D. Fuas Roupinho! Apreciar a paisagem do miradouro, sacar umas fotografias, tempo para recordar tempos de míudo em que fazia férias com os meus pais naquelas areias! Nostalgias aparte..foi uma volta impecável...

O regresso à Pedra do Ouro fez-se pelo caminho inverso, culminando pelas 12:00, com +/- 40Km de percurso, e uma bela banhoca na piscina do condominio! Ahhh que bem me soube!!




BTTHAL à beira-mar II - P. do Ouro - Praia da Vieira - P. do Ouro
.

Se a manhã de dia 29 tinha sido impecável, a do dia 30 não se ficou em nada atrás! Saí de nova pelas 9:30 da Pedra do Ouro, desta vez para Norte, rumo à Praia da Vieira. Em poucas centenas de metros, passa-se a Praia de Água de Madeiros, e também pela ciclovia, se chega a S.Pedro de Moel.

Aqui, é deslumbrante avistar as falésias com penhascos desgastados e recortados pela força do mar, junto ao farol. As arribas estão com agum grau de deterioração e a força do mar não as poupa em nada. O mar picado junto ao Penedo da Saudade é lugar de eleição para muitos pescadores...alguns dos quais arriscando a própria vida para colocar a cana 1 metro mais à frente! Loucos!!!

Percorri a marginal nos passadiços de madeira com alguns desníveis e escadas...autêntico freeride! Um espectáculo!

Até à praia da Vieira são cerca de 20Km, sempre planos, e sempre ladeados pelo pinhal! Uma autêntia higienização pulmonar que ali se faz. E a quantidade de pessoal a andar de bike...notável!

Já na Vieira, é tempo de nova nostalgia...recordar os anos seguidos de férias na Colónia de Férias dos Serviços Sociais da PSP, os passeios pelo passeio marítimo, o belo do tremoço e da pevide!!

Falando em tremoço e pevide, não resisti em comprar um saco de cada para degustar mais tarde. EhEh!!! Ao fim de tantos anos, parece que as vendedeiras não se mexeram do lugar...tudo na mesma...o tempo não passa por aquelas bandas! Ainda tempo para comer uma sandes junto à lota, hoje, igual à 15-20 anos atrás...

Regressei em ritmo mais acelerado...pensando no atraso para o almoço...cheguei às 12:30 com 45km nas pernas, umas quantas fotografias na digital e com alma bem revitalizada...



A conquista do Mar, foi feita a solo... mas... o símbolo BTTHAL esteve sempre ao peito!

Um abraço...até aos trilhos!

João Valente

1 comentário:

Anónimo disse...

Pelo CLI:

Vejo que também estou na mesma situaçao do Roberto: tambem vou de férias para a praia (só uma semaninha, mas menos é nada, nao é?).
Penso levar tambem o meu jersey para estar presente a beira mar e….. a beira das meninas ibicencas(com permiso da Xana, claro….).
BJKs
Carlos