sábado, 11 de agosto de 2007

Antevisão da Rota Portas de Rodão

Olá a todos os bttistas e leitores deste blog, após um curto período de descanso, o BTTHAL voltou à estrada… e aos trilhos, numa antevisão da anunciada “Rota Portas de Ródão”.

Com o lema “vai pelos trilhos e vem pelo ferro”, compareceram no ponto de encontro, elefante azul, CLozoya, JValente e RMendes (repórter BTTHAL para este passeio), todos equipados a rigor e carregados de boa disposição. Assim, rumaram ao Valongo, deixando para trás a cidade, através de um trilho bem conhecido, que liga ao que resta da velha EN 18.

Após entrar no alcatrão, foi num ápice que chegaram à Represa, residência do avô de JValente, também ele adepto do desporto velocipédico. Após trocar algumas impressões acerca da “Volta” (a Portugal em bicicleta), veio o convite para uma ginjinha e um biscoito. Um brinde inicial e depois foi apreciar a pinga… que rica pinga… mas nada de abusos! Depois de agradecer a amabilidade deste simpático senhor, retomaram à estrada… Sarnadas de Rodão era a próxima paragem! Paragem para apreciar alguns automóveis clássicos, que ainda “rolam” por aqueles lados, e para dar os “bons dias” à amiga Céu, residente naquela localidade.

De Sarnadas a Vila Velha foi um mimo… quase sempre a descer! A meio caminho, o cruzamento com um simpático casal de ciclo-turistas, que confidenciou ser proveniente da Escócia e adorar o nosso país. Um resto de boas férias são os votos do BTTHAL!

Quem, apesar de estar em férias, não tem descanso, são os alunos do clube náutico de Vila Velha, que a equipe BTTHAL encontrou a treinar junto ao cais. Uma troca de impressões, umas fotos e uma pausa para reabastecimento de forças, numas mesinhas estrategicamente colocadas na margem do Tejo, porque ainda faltava a contagem de montanha. Não são muitos os Kms que vão desde a vila até ao seu castelo, bem no cimo das Portas de Ródão, mas é sempre a subir… sempre a “dar ferro”, como alguém diz! Contudo vale a pena o esforço, a vista é simplemente espectacular, vêm-se grifos, aprecia-se o castelo em remodelação e a vista sobre o rio. Bem agradável aquele espaço, que segundo alguém já confidenciou, serviu para a concepção de um companheiro do pedal… isto que se saiba, porque não deve ser um caso isolado, pois aquele lugar é de facto convidativo a… desfrutar do melhor que a natureza tem para oferecer.

Com o tempo contado, desceram a difícil subida feita à pouco, agora numa velocidade bem diferente. Tempo ainda para uma curta incursão na província alentejana e para as últimas fotos do Tejo. Com quase todos os objectivos para este passeio atingidos, faltava o regresso pelo ferro, para isso dirigiram-se a estação da CP onde esperaram o inter-regional rumo a Castelo Branco. O comboio, que chegou com 12 minutos de atraso, tinha carruagens novas, confortáveis e um espaço adequado para as “meninas”. Valeu bem os 2,25€ do bilhete, pensaram todos, enquanto contemplavam, no fresco do ar condicionado, as subidas do regresso pelo alcatrão ou pelos trilhos.

Uma experiência a repetir estes mistos de trilho e ferro, quanto à Rota Portas de Ródão fica aprovada, não percam.

Brevemente mais informações sobre a Rota Portas de Ródão, aqui no btthal.blog.com.



1 comentário:

Anónimo disse...

Pelo JValente:

Espectáculo de Rota…e foi só uma antevisão daquilo que vai ser a Rota mesmo a sério! Estão guardadas algumas surpresas…bastante agradáveis! Não percam as cenas dos próximos capitulos!!!

João Valente