segunda-feira, 28 de maio de 2007

Rota dos Lagartos - 1º, 2º, 3º e 4º lugar !!!

Amigos do Crank!

Conforme planeado neste blog, BTTHAL marcou presença na Rota dos Lagartos, realizada por trilhos da Lardosa, no dia 27 de Maio.

Elementos BTTHAL presentes: RMendes, RMacedo, JValente e CLozoya. Com muita pena, outros elementos não puderam estar presentes face a compromissos profissionais inadiáveis!

Eram 8:35, já os elementos BTTHAL "sacavam" as montadas da carrinha de transporte e metiam à boca alguns alimentos apara aguentar os 52 Km ROLANTES, prometidos pela organização do evento! A esta hora, a moldura humana já era considerável...o pessoal munido de bastões de caminhada (Passeio Pedestre) em conjunto com largas dezenas de bttistas equipados a rigor com as suas bikes entre as pernas (Passeio BTT)!

9:00, assiste-se à partida do Percurso Pedestre, onde à última da hora, a Xana, "esposa" de CLozoya, se inscreveu e integrou a marcha dos caminheiros! Nós, malta das duas rodas, ouvimos algumas considerações pelo altifalante e lá avançamos na cruzada a que nos tinhamos proposto! E que cruzada!!!!....

Voltinha de reconhecimento à povoação da Lardosa, com bastantes espectadores de "Soleira de Porta" a aplaudir a passagem das máquinas! Entrámos depois em trilhos TT, onde realmente a espectacularidade fez a ordem do dia!

Single-tracks por entre pinheiros e lavradios, descidas técnicas "qb"...ainda com alguns a experimentar a dureza do solo arenoso da Lardosa!! Subidas quase inexistentes, e as que existiam ... curtas (a organização cumpriu ao anunciar "percurso rolante").

Passagem por várias propriedades privadas....que deram bastante cor à rota...especialmente a passagem por um pomar de pessegueiros com vista para a Serra da Gardunha, bem como a passagem junto de uma propriedade onde se elevavam vários sinais de "Perigo Poço"...e lá estva ele mesmo ali a meio metro do local de passagem...níveis de adrenalina subiam ao vislumbrar as águas verdes do poço ali à mão de semear!

Travesssia de 2 ribeiras...uma das quais sobre uma ponte de maderia bem fixe...para ser captada pelo fotógrafo logo ali estrategicamente posicionado! A outra ribeira...já na segunda metade da prova...era mesmo para molhar o pézinho!....ou para aqueles mais atentos (como eu) que sairam de bicla e passaram pela ponte estreita de cimento um pouco camuflada pelo arvoredo circundante! Ah pois é!!!!

De salientar a excelente sinalização de todo o percurso, bem como os avisos de zonas mais técnicas ou mesmo de zonas que apenas se podiam trespassar com a bicicleta à mão! Como em tudo na vida...há sempre gente que teima em ser superior a todas estas indicações...e depois...claro está....lá aparecem umas escoriações com pinga de sangue! Temos muita pena!!!!(lol)

Falando um pouco da prestação BTTHAL...Como não poderia deixar de ser...BTTHAL, foi numa de espírito lúdico, bem equipada com uma máquina fotográfica digital Olympus que sacou em 55Km de prova, 90 fotografias...conseguimos superar o numero de Km!!! Disfrutamos em pleno o percurso... parámos "n" vezes...e...quando demos conta...começamos a ouvir um barulho de motor bem perto de nós! Exactamente...o carro vassoura ...ali estava ele a fechar a prova e nós 10 metros à sua frente! Foi a loucura BTTHAL ao rubro...

Não....não metemos barras energéticas na boca, não puxamos pelas mudanças nem pelas pedaleiras....simplesmente mantivemos o nosso Passeio...em companhia constante com o "Vasouras", que já levava alguns desistentes a bordo! Era pois nosso objectivo a partir deste momento (+/- aos 30Km)...finalizar esta Rota dos Lagartos em 1º, 2º, 3 e 4º....a contar do fim!

Amigos, leitores...se pensam que foi fácil ficar nos 4 primeiros (do fim)...estão muito enganados....nos últimos 25 km enfrentamos autênticos adversários na luta por estes lugares! Lutámo, lutámos, inclusivé estratégias fotograficas foram utilizadas para dar tempo àqueles que iam a "pisar ovos" à nossa frente...para que avançassem no terreno e os últimos lugares ficassem definitivamente na posse do BTTHAL.

Uma palavra de amizade para o nosso mais directo adversário....um bttista de Alcains de bigode farfalhudo negro que inveredava o jersey da Maratona de Alcains-Gardunha...foi defacto complicado chegar atrás dele!!! Foi dificil mas conseguimos!!! O últimos lugares foram nosso por mérito!

Terminando este tópico (que já vai longo)... agradecimento a todos aqueles que apoiavam (com palmas e assobios) os últimos (nós)... aqueles que esperaram que os últimos (nós) chegassem à meta...para registarem o momento nas suas máquinas fotográficas (contei pelo menos 4)...aos dois motoristas da carrinha por aturaram as nossas inúmeras paragens ao longo do circuito (a conta do gasóleo deve ter sido bonita!!!)...e por fim à organização...pelo percurso e pelo excelente almoço que nos brindou já quase às 14horas...

PS - Quanto à denominação de "Rota dos Lagartos"...2 aspectos a ter em consideração:

1) Se era suposto encontrar muitos lagartos ao longo do percurso....houve falha da organização...apenas vimos 1 lagartito verde e bem pequeneco....vimos sim ...um esquilo que quase atropelava indeciso para que lado do trilho deveria fugir!

2) Se o nome da rota era em homenagem à vitória do Sporting na Taça de Portugal 2007...já não digo nada!...mas aqui para nós (que ninguém nos ouve)...o único lagarto BTTHAL é o RMacedo...e está em vias de se mudar para águia (Shhhuuiiiiiiii...não digam nada....e vejam só se ele não vai aparecer no Passeio (nocturno) do Benfica no dia 2 Junho...fiquem atentos ao blog!

Obrigado...

A gente vai-se vendo por aki....


3 comentários:

FMicaelo disse...

Por Roberto Mendes:

Para mim, iniciado nesta história dos passeios organizados, foi um passeio 5 estrelas. A começar pelo tempo, houve para todos os gostos, desde mais quente a meis frio, mais ou menos nuvens, sol e memso chuva após a chegada. A nivel técnico expectacular, não me refiro à tecnica em cima das máquinas, que também era exigida alguma, mas á técnica da mecânica… para mim foi muito utíl vêr reparar uma corrente e saber que há pessoal ainda pior que eu, em termos de macânica, para quem um furo, ainda é um grande problema…
Os trilhos espectaculares, tal como o João já falou, com umas quantas passagens por cursos de àgua, muito bonito!
Para finalizar o espirito BTTHAL, ao melhor nivél, do estilo: “é isso, não mexas mais!”.
Companheiros, para passeios, maratonas e afins podem contar sempre comigo, desde que o espirito seja sempre assim.

Terminado o comentário a volta dos lagartos, encontramo-nos na do Benfica, até lá.

RMendes

FMicaelo disse...

Ora muito bem… isto é que eu chamo de uma luta feroz pelos quartos lugares…. do fim! Eheheheh Infelizmente e a mal do espirito BTTista cada vez vejo mais luta sim pelos lugares cimeiros, por vezes bem feroz e pouco dignificante. BTTHAL mostrou mais uma vez que o que nos move é a amizade e a confraternização!
Quanto á esperada mudança de cor verde por vermelha pelo RMacedo não me surpreende… fruto das boas companhias, o rapaz está quase no bom caminho da vida….ehehehe Até ao passeio Noturno do Benfica!!

FMicaelo disse...

Pela Teresa:

O verdadeiro espírito de quem faz BTT pela convivência, Natureza e fotografia. Também em Portalegre e Idanha-Zarza andei com a máquina pendurada ao pescoço; era olhada por alguns com estranheza, como se a máquina me fosse tirar andamento!!

Até um dia destes