segunda-feira, 3 de junho de 2013

Rota do Nuno Dias

Boas a todos!
 
Já com algum tempo de antecipação e planeamento, o amigo Nuno Dias levou-nos neste domingo a passear até à sua aldeia - Alqueidão, para conhecermos os bonitos recantos daquela região, à "beira Zêzere plantada".

 
 
 
Desde há muito o amigo AC e o Nuno tinham feito o reconhecimento desta particular rota circular e de vez em quando postavam algumas fotos nas redes sociais fazendo a malta ansiar pelo dia em que iriamos espreitar este recanto.

 
 
 
 
Por fim conseguiu-se uma data porreira e uma boa braçada de amigos para lá irmos calcorrear este Portugal profundo, que urge preservar e dar a conhecer, pois perante tais paisagens, o ímpeto é mesmo de desfrutar!

 
 
  
Juntamos 15 companheiros ávidos de bons momentos em cima das "raparigas de duas rodas": O mentor do projeto - Nuno Dias, eu (FMike), Abilio Fidalgo, Álvaro, Filipe, José Luis, João Afonso, Luis Lourenço, Luis, Nuno Maia, Nuno Maia (Alcains), Nuno Guerreiro, Pedro Antunes, Rui Lourenço e o Silvério Correia.



 
Depois de uma viagem calma mas cheia de curvas até ao Alqueidão, começamos a volta pelas 9 h, depois de um café matinal ali mesmo na Associação, com a ajuda do pai do Nuno, num ambiente que previa um dia cheio de bons e divertidos momentos.


 
A saída da aldeia envolveu logo uma série de singles, que fizeram logo ali as delicias dos presentes. Seguiram-se mais um belo par de trilhos conhecidos pela Rota do Mineiro, quase sempre bem acompanhados pelo bonito Zêzere até que entramos na bonita aldeia do Janeiro de Cima.




Depois de algumas pedaladas dentro desta aldeia seguiram-se mais alguns bonitos trilhos, a passagem pelo Janeiro de Baixo e Urgueiros, até que cruzamos a nacional 238, aproximando-nos das Bogas.



Bogas de Baixo e Bogas do Meio implicaram alguns singles e outras tantas rampas de subida, como que a preparar-nos para a "trepadela" à serra do Açor que nos esperava com as Bogas de Cima no seu sopé.




Antes de dar-mos inicio às "hostilidades do dia" como o Nuno Dias dizia, beberricamos um par de jolas frescas no café desta simpática aldeia, bem acompanhadas por barritas e bolicaos. Eu cingi-me à minha tradicional sandocha XL!




Seguiu-se então a subida mais difícil do dia, que nos levaria ao cimo da serra, junto ás eólicas que a povoam, a quase 900 m de altitude, por trilhos perfeitamente cicláveis, num estradão que dava gosto trepar, apesar do calor que já se fazia sentir.



Lá em cima o vento fresco acalmou-nos a temperatura dos "radiadores", permitindo "absorver" toda aquela imensa paisagem que aquele "caroço" permite ver do alto do seu cume. Muito bonito!



Ora se muito se sobe, muito se desce e seguiram-se uns quantos kms adrenalinicos sempre a descer em alta velocidade até ao Cabeço do pião, onde a paisagem simplesmente mudou.




Aqui a natureza dá lugar e envolve-se com alguma paisagem industrial, proveniente da industria mineira que por ali domina a paisagem. Bonito mas ao mesmo tempo inóspito e contrastante!




Entramos na reta final do passeio, ao calcorrearmos a Rota das Escombreiras que alterna uma paisagem quase que "lunar" com alguns singles perdidos na vegetação, sempre com o Zêzere junto a nós. Espetacular trecho para realizar a pé ou de bicicleta.



Apesar de um ligeiro "desaguisado" com um habitante da aldeia da Barroca que não gosta que o pedestre tenha o trajeto nas suas "posses" (alguém podia comer algum bocado de terra...) lá arranjamos alternativa e seguimos até á bonita aldeia de Dornelas do Zêzere, seguindo-se a travessia do açude que nos levou de volta ao Alqueidão.



Eram quase 14 h e o apetite começava a "grassar" entre todos, pelo que rapidamente, 15 "manfios" tomaram um bem apetecido banho de mangueira e rumamos novamente à Barroca para o almocinho combinado pelo Nuno.



Aproveitamos a oportunidade para realizarmos um par de brindes aos companheiros ausentes pelas mais diversas vicissitudes da vida, mas cuja companhia muito apreciada, assim foi celebrada.


Um agradecimento ao Nuno pelo excelente dia que nos proporcionou. Venham mais destes!

FMike :-)

1 comentário:

Silvério disse...

Depois da receita para um dia bem passado, uma reportagem à altura deste magnifico evento e, diga-se, muito bem baptizado com o nome: "Rota do Nuno Dias"! Momentos de inspiração, digo eu! Parabéns
Quanto ao evento, podemos dizer muita coisa mas, seguramente, nunca conseguiremos dizer tudo o que de bom há para dizer.
Foi de facto um dia com todos os ingredientes, AMIGOS, belas povoações com gentes hospitaleiras, um percurso muito bem desenhado, com trilhos de todos os tipos que se podem imaginar, que nos "transportou" desde pontos da mais baixa até à mais alta altitude da zona, que proporcionou visões maravilhosas, não só da própria Serra do Açor como da sempre imponente Serra da Estrela.
Eu atrevo-me a dizer, sem desprimor para quaisquer outros, que esta "Rota do Nuno Dias" terá sido uma das voltas de BTT mais BONITAS e ESPECTACULARES em que já participei!
Se no momento em que era tirada a fotografia de grupo, antes da saída para os trilhos, o sorriso dos participantes foi conseguido com a ajuda de uma palavra mágica nova para estas situações, "Paxaxinha", que nos ensinou o "Sr. Barbas" (tomo a liberdade de o tratar assim, por ter sido o próprio a dizer-me que é assim que é conhecido), mal os pedais começaram a rodar, eles começaram a surgir de forma natural e espontânea, bem como várias manifestações de satisfação e admiração, que foram uma constante até ao final.
Muitos Agradecimentos e MUITOS Parabéns para o Nuno Dias e todos os que contribuíram para proporcionar este DIA MUITO BEM PASSADO!
ABRAÇO
Silvério