quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Há trilhos e desfrutar... Há ir à Idanha e voltar!

Boas a todos!
 
Com algum atraso, cá vão algumas linhas sobre os VIII Trilhos da Raia - 2012. Como sempre, Outubro é sinónimo de entrada do Outono, queda da folha, começo da chuva e é claro, o regressar a Idanha para mais um evento daqueles que ninguém quer faltar e que ano após ano, mantém um conjunto de malta fiel a estas paradas... eu sou um deles!
 
.
 
Apesar do meu afastamento das "lides", este era um daqueles dias ao qual não podia fazer gazeta. O evento é excelente, como sempre, bem organizado ao mais alto nivel, com ótimas condições e claro, com aquilo que interessa, um bom par de trilhos e singles que fazem a malta apreciadora ser repetente nestas andanças!
 
.
 
Quanto mais, estar presente, proporcionou-me a possibilidade de rever alguns amigos com os quais tenho pedalado pouco nos ultimos tempos, nomeadamente o Daniel, Fidalgo, Marcelo, Sales e o Nuno Dias, que pusemos a conversa em dia logo na Padaria do Montalvao à troca dos nossos dorsais que o Fidalgo tinha proveitosamente levantado nas vésperas - obg Fidalgo! Já na Idanha o ambiente era de festa bem colorida, revendo também os amigos Lozoya, Pinto, Pequito, Cabaço, Maia, Nuno Eusébio, Luis Lourenço, Dário, entre muitos outros. Um evento onde quem aprecia bom BTT, sempre aparece!
 
.
 
Com cerca de 800 pedais, 100 dos quais a falar espanhol, a saida foi barulhenta e alegre, com os costumados "aceleras" a degladiarem-se por uma posição á frente. Como o nosso objetivo era outro, ficamos mais para trás, apreciando a boas paisagens que nos esperavam. Contudo com tanta malta, custou até o "pelotão" começar a rolar com normalidade.
 
.
 
Até ao Rio Torto as descidas e o pó foram uma constante, seguindo-se um bom par de trilhos, em pendente ascendente que culminaram nos excelentes singles bem meus conhecidos, em redor de Proença a Velha... como sempre, soberbos, que só nao foram excelentes devido á "fila" que se formou para os conseguir descer!
 
.
 
Dali até Medelim contamos com algumas rampas, boas para "esticar" a minha corrente nova da SS, que assim cumpriu o seu terceiro ano pela Raia, o primeiro em versão curta, pois decidi nao subir a Penha Garcia com esta "pasteleira", neste momento de "embaixo de forma".
 
.
 
Antes da separação dos percursos havia um excelente abastecimento, em que brilharam os pasteis de carne e as empadas! Muito boas! A partir dali uma parte da malta seguiu para o percurso grande, continuando nós em direcção a Monsanto, onde nao subimos, surgindo aqui a chuva com alguma intensidade, impedindo-me de tirar fotos até Idanha a Velha, onde depois de uma bela descida, entramos pela Feira do Casqueiro adentro, onde nos esperavam novas iguarias, sendo agora rei e senhor, o bom do pastel de nata!
 
.
 
Seguiram-se alguns trilhos comuns ao PR, a par de alguns excelentes singles, que nos levaram até á Barragem, nesta altura do ano um pouco baixa. Apesar de nunca la ter ido, passamos no meio do terreno ocupado pelo Festival Boom, e sinceramente não gostei de ver aquele pedaço de terreno pejado de destroços do festival. A barragem merece mais respeito! Igualmente deixo aqui uma nota negativa para muitos betetistas que se afirmam defensores da natureza, mas que depois deixam os trilhos pejados de lixo, sendo este ano as camaras de ar o detrito mais comum... deviam ter vergonha! Enfim!
 
.
 
O regresso á Idanha encerrava a parte mais dura para mim, pois esperava-me a bela subida até lá acima, desde a cota zero da barragem, sempre em velocidade "pasteleira". O bom e o bonito foi numa parte do alcatrão e na curva da caçada romana junto á fonte, onde a "parede" de pedra ditou um bocadito de PTT (pedestre TT), com as pernas já a acusarem o esforço acumulado... nada que me embaraçe!
 
.
 
Á chegada esperavam-nos o João, irmão do Daniel, assim como o Fidalgo e restante GACCBranco (Marcelo e Nuno), que connosco partilharam uma bjeca que estava de estalo. Seguiram-se os banhos e afins, terminados com um porco no espeto que estava bem apaladado, com o Marcelo a mostrar como se recuperam os "liquidos" após uma maratona!
 
.
 
Uma palavra de parabéns á ACIN, por mais um belo ano de bons trilhos na Catedral do BTT - Idanha. Pró ano lá estamos!
 

1 comentário:

Daniel Valente disse...

Foi a minha estreia nesta tão popular Maratona "Trilho da Raia".. e que estreia. O meu similar momento de "em baixo de forma" fez-se sentir nas pernas e no pulmão (aquela subida final.. ufffaaa!), mas não no espírito! Esse sim, esteve ao rubro, face à boa companhia do amigo Fernando e da malta de Castelo Branco, dos single tracks e outros trilhos ascendentes pejados de beleza envolvente. Uma nota positiva para a organização no geral e no que concerne aos abastecimentos (5 estrelas na qualidade, quantidade e posição estratégica). Nota menos positiva para o duche de água fria. Nota negativa para os participantes que desrespeitaram a organização e a Natureza ao deixaram câmaras de ar, garrafas e afins ao longo do percurso. Para o ano há mais!