quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Ecopista do Dão - O Regresso...

Boas a Todos!

Já lá iam cerca de 8 meses… mais coisa menos coisa… que tinha o pedal arredado (por completo) das lides semanais! A envolvência académica do mestrado em Viseu fez-me optar por esta paragem! Não que nou houvesse aqui ou ali uma oportunidade de fazer o gosto ao pedal… mas a opção foi mesmo parar… para depois da azáfama de 2 semestres… recomeçar! Opções!


Com o 2º semestre ainda com algumas semanas por cumprir, abri uma excepção ao prometido e aceitei o desafio que o comparsa FMike me “enfiou no miolo” - Ecopista do Dão! Mas… que raio é isto da Ecopista do Dão?


Os Municípios de Santa Comba Dão, Tondela e Viseu, juntamente com a Associação de Municípios da Região do Dão e Lafões e a Refer, recuperaram o ramal ferroviário, desactivado, e consequente transformação em Ecopista para bicicletas e Passeio Pedestre, um projecto que ronda os cinco milhões de euros de investimento!


A Linha do Dão ligava a Linha da Beira Alta, na Estação de Santa Comba Dão no Vimieiro à cidade de Viseu, numa extensão de cerca de 49 quilómetros. Esta Linha, inaugurada a 25 de Novembro de 1890, foi a primeira via-férrea a chegar a Viseu, muitos anos antes da Linha do Vouga. Em Agosto de 1972 foi encerrado o serviço de mercadorias, seguindo-se a 25 de Setembro de 1988 o encerramento do restante serviço ferroviário da Linha do Dão.


A Ecopista do Dão tem uma extensão de 52 quilómetros e faz ainda a ligação à ecopista já existente em Viseu com cerca de 8 quilómetros. Para que esta pista fosse o mais segura possível para os seus utentes, a antiga linha de comboio foi substituída por um pavimento betuminoso que se encontra pintado com três cores que delimitam os concelhos que a abrangem: azul em Santa Comba dão, verde em Tondela e vermelho em Viseu.


Ao longo do percurso, o projecto da Ecopista do Dão, abrange ainda parques de campismo, zonas de merendas, praças multifuncionais e percursos interpretativos de várias espécies de árvores e plantas.


A requalificação das antigas estações dos Comboios de Portugal (CP) de Figueiró, Torredeita, Farminhão (Viseu), Parada de Gonta, Sabugosa, Tonda (Tondela) e Treixedo (Santa Comba Dão) foram iniciativas bem sucedidas que vieram dar vida a estas antigas estações… mantendo a sua traça antiga, embora com ar rejuvenescido e moderno.


Com saída do nosso habitual “quartel general de repouso” em Viseu - Hotel Garden pelas 8:30, demos inicio à tirada prevista de 100km’s ao longo da Ecopista do Dão. Tinhamos por objectivo iniciar em Viseu, fazendo a ligação a Tondela e posteriormente Santa Comba Dão… onde efectuámos pausa programada para o almoço no Restaurante (chic!) “Cota Máxima”… indicado pelo revisor da estação de Santa Comba Dão. Bom restaurante, com paisagem priveligiada sobre a Aguieira… mas um pouco afastado da Ecopista! Este degustar valeu-nos uns Km’s extra!!!


O percurso é tipicamente rolante… sem desnível acumulado significativo… ainda que o sentido inverso (Santa Comba Dão – Tondela – Viseu) seja caracterizado de “falso plano”, por ser progressivamente em pendente ascendente.


A paisagem envolvente é, do ínicio ao fim sublime, com predomínio das paisagens verdejantes do Dão. Foi pena, não termos sido presenteados com o típico dia aberto de sol radioso!


Chegámos a Viseu cerca das 16:45, com o percurso completo na íntegra, nos seus dois sentidos, perfazendo um total de 115 Km’s! Digamos que foi um bom exercício… de forma a deixar para trás os cerca de 8 meses de pausa! Gostei (bué) do regresso!

Até breve...
João Valente

Sem comentários: