quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Confraria das Pasteleiras 2012

Boas a todos! :-)

Agora sim, o rescaldo de mais um excelente evento a uma só velocidade, mas com 187 entusiastas!


É verdade! Pelo 6.º ano consecutivo e desde a primeirissima edição, a equipa BTTHAL, fez-se representar no melhor evento consagrado ás bicicletas antigas, umas verdadeiras máquinas do tempo, das quais somos fieis entusiastas desde há muito, ou não fossemos verdadeiros apreciadores do pedal em todas as suas versões!


E mais uma vez as gentes da Lardosa, os seus representantes e o meu bom amigo Pinto Infante, estão de parabéns, por continuarem a perpetuar toda esta grande festa em torno do Feijão Frade e das Bicicletas Pasteleiras, mantendo um evento que já marca o calendário da região por estas alturas, com muita gente a participar em todas as suas vertentes.



Assim juntei-me eu (FMike), JValente, o meu pirralho Duda, o nosso amigo Nelson, companheiro académico, o CLI, o Carlitos e a Xana, ás outras 180 pessoas, que no passado sábado pela manhã, perfilaram, no recinto da Lardosa, com as suas vestes á época, boinas e chapéus tipicos e claro, as verdadeiras rainhas do evento, as pasteleiras, que mais uma vez primaram em número e originalidade de algumas presenças.


Com muitas fotos aqui e ali, a rapaziada lá se foi organizando, colocando a placa identificativa fornecida pela organização, uma bonita placa que replicava as matriculas de outrora, personalizadas com o nome ou a alcunha de cada um... uma bonita lembrança!



Depois de dadas algumas informações, iniciamos o percurso bem ruidosamente, com campainhas e buzinas por todo o lado, bem acompanhadas pelas risadas que conseguiamos arrancar aos mais sisudos, tal era o colorido da "caravana pasteleira", que precocemente parou junto ao forno comunitário da Lardosa, para desgustarmos umas belas broas caseiras e um "café da pichorra", que estavam simplesmente fabulosos!



O percurso continuou estrada fora até ao Vale da Torre, sempre á velocidade pasteleira, até porque por ali até há umas subidas "exigentes", com uma altimetria "considerável", que mais não foi, serviu para abrir o apetite, para o petisco no forno comunitario, onde as broas e o cafe foram substituidos pelo branquinho fresquinho e os pastelinhos de bacalhau que estavam de estalo!




Mas aquela gente não faz as coisas "pequenas"! Do forno ao largo das festas não distam mais de 100 m, mas logo ali fizemos nova paragem, bem recebidos pelos Bombos da Lardosa, que animaram a malta para "atacarmos" o chouriço, entremeada, morcela e outras tantas iguarias, que se ainda houvesse alguém com fome, aqui acabava com ela, tal era a fartura!



Daqui para a frente as coisas mudavam um bocadito, pois pela primeira vez as minhas pasteleiras iam pisar terra batida! Num trilho que liga o Vale à zona da Soalheira, inicialmente em pendente ascendente foi engraçado ver a malta a enfrentar a terra com as usas beldades, a maioria de pneu fino, o que tornava as coisas mais hilariantes, com alguns "escanchamentos" pelo caminho, a par de algumas "tromboses de equilibrio" sem consequências!



Na Soalheira esperava-nos novo abastecimento onde o queijo da zona foi rei e senhor! Mas para lá chegar, tivemos que fazer a "contagem de montanha de 1.ª categoria"! Um passeio pedestre para alguns, um equilibrismo para outros, e claro, uma vitória pessoal a bordo de uma pasteleira para outros tantos!




O regresso á Lardosa fez-se pela estradinha que liga ás margens da Marateca, um passeio sempre bonito de se fazer. Reunida a malta toda á entrada da Lardosa, entramos todos juntos em grande algazarra, animando a Feira que já por si estava bem engalanada e animada.


A festa continuou á mesa, com o prato tipico desta Confraria, a boa da sardinha, acompanhada do feijao frade, sempre animada pelo tinto, algumas cantorias á desgarrada, a entrega dos premios para os melhores caracterizados e claro, a excelente actuação dos Bombos do Barco, com um grupo de animadoras, que pôs os "olhos em bico" a alguns dos convivas! Excelente momento!



Cabe-me terminar com os sinceros parabéns a toda a organização por mais um excelente convivio da Confraria da Pasteleira e claro contem connosco para o ano, até porque pelo aquilo que o Pinto tem em mente, será para nós uma visita á nossa cidade! Cá os esperamos!

FMike :-)


1 comentário:

Pinto Infante disse...

sinto uma honra receber um post de malta aterefada QB mas que neste dia está sempre presente, e sem falhar a nenhum.
já o disse no meu post e repito. não foi nem é um simples passeio de bicicletas. É um daqueles dias que a malta desde novos a menos novos abraçam com alegria e carinho.
como sabes a fasquia da qualidade só essa me interessa, mas 2013 espera-nos uma "revolução"não achas?!
tudo vou fazer para conseguir aquilo que apresentei, e hei-de conseguir...
aquele abraço, dando os parabéns sempre à simpática maneira dos posts btthal.
tudo de bom e acabem lá isso, porque os trilhos na outra vertente já têem saudades vossas.
Pinto Infante