domingo, 5 de junho de 2011

Old School

Boas a todos!


Malta da velha escola... hoje a eles lhes dedico estas singelas linhas da blogosfera!
A chegada do fim de semana, por norma, proporciona algum tempo livre para a malta sair do rame-rame da semanada de trabalho e dedicar-se ao prazer da pedalada. É assim ao sábado e é assim ao domingo!


Um aparte - digam o que dissererem, a "net-virtual-amizade" é como a Toyota - veio para ficar! Volta que não volta converso "online" com alguns amigos, nomeadamente com o "confrade peregrino" Mario, mais conhecido por Marvic, onde há já algum tempo tinhamos apalavrado, que quando fosse dar umas pedaladas tranquilas com o meu pirralho, iria desafiá-lo a acompanhar-nos.


Ora este sábado o "patrão" pôs-me a trabalhar de manhã impossibilitando-me para a pedalada matutina no Modelo, pelo que fiquei com a parte final da tarde "reservada" para uma voltinha tranquila com o pirralho lá de casa. Mal cheguei a casa desafiei o Marvic e ás 17:30 estavamos a pedalar todos juntos, muito tranquilamente, em direcção á "minha quinta" ali prós lados da Tapada das Figueiras, onde me aguardava uma pequena tarefa, juntando assim o "dever ao prazer!"


Com este "velho amigo" a pedalar comigo, decidimos ir fazer algumas bredas e carreirinhos ali pros lados da Cova do Gato, Lombardo e zona da Liria, onde pudemos constatar nalguns pontos que a malta anda a esquecer-se destes cantinhos aqui á porta de casa, passando pouco por lá - resultado: o mato está a começar a tomar conta destas bredas! Temos que retornar as estas "velhas tradições"!


Depois de reposta a normalidade das minhas tarefas e com algumas bombadas no meu pneu traseiro que tinha um "belo" furo lento, fizemos regresso destes singelos 20 km em final de tarde pela zona o Lirião, Quinta dos Carvalhos e Feiteira, chegando á cidade bem perto da hora do jantar. Para breve e logo que possivel, iremos dar continuidade a estes "revivalismos", porque simplesmente... sabem mesmo bem!



Bem, mas o fim de semana "dedicado" á velha escola ainda não estava terminado! Com alguns "domingos de atraso", retomamos as voltinhas "in Docas", dando assim continuidade a uma tradição domingueira, surgindo a malta habitual destes "velhos hábitos" para uma voltinha que se pretendia tranquila e claro, previligiando alguns trilhos "mais esquecidos".



Mas o "Old School" está mesmo a dar! De uma assentada só, dois "velhos companheiros" desta "maluqueira saudável" que é o BTT, decidiram dar-nos o prazer da sua companhia e só tenho uma palavra para eles - BENVINDOS AMIGOS! Foi uma agradável surpresa para todos! Muito bem... e quem eram eles????


Pois bem eram eles o amigo Dino, que ultimamente me tem feito companhia em "alcatrão" e nalgumas pedaladas a dois em BTT. O outro companheiro era mais um "rendido" ao asfalto, o Jorge Palma, que lá "desenterrou" a Rocky para umas pedaladas com a malta.


O domingo prometia umas pedaladas tranquilas, se possivel por trilhos menos "pisados", sem grandes subidas, porque a malta agora já só pensa no descanso veraneante, ao mesmo tempo que proporciona-se um "reagrupar das tropas". Ainda se pensou numa incursão ás cerejas ali pros lados da Gardunha, mas como isso implicava alguma quilometragem, acabamos por previligiar mesmo o "stress off".


Assim, retornando aos velhos hábitos, 10 companheiros disseram "presente" nas Docas: Abilio, Dário, Dino, eu (FMike), Filipe, João Valente, Jorge Palma, Luis Lourenço, Pedro Antunes e Ricardo, combinando-se logo ali uma voltinha que nos levasse até perto da Ponte da Monheca, Mata e Lousa.
.

Como ontem a Escola Faria de Vasconcelos recriou a inauguração da Linha da Beira Baixa, relembrando a importancia desse grande meio de transporte, saimos em direcção ao "single" da estação por onde aquela hora matutina ainda mal se fazia sentir a agitação tradicional dos domingos, passando a malta tranquilamente pelas antigas oficinas, outrora recinto de descanso dos "monstros de ferro" e agora domadas pelas ervas daninhas... que pena... Continuamos o revivalismo velha escola pelo single das Palmeiras, onde as estevas vão dominando... temos mesmo que retornar estes caminhos! Quase que não viamos onde pisavam os pneus!


Depois da estrada do S. Martinho fizemos mais um par de caminhos pouco habituais, junto aos fundos da Sra de Mércules - Quinteiro, Monte do Forninho do Bispo (agora abandonado?), Olival Basto, em direcção á Garalheira, onde não passamos virando em direcção ao Monte Brito e Monte S. Luis entrando nos Escalos de Baixo para a cafezada matinal.
.

Depois da f"**a" de grupo seguiu-se a normal algazarra a pedir cafés (e alguns branquinhos traçados!!!), hoje enriquecida com a presença de um solitário eslovénio de meia idade que por ali fazia um descanso na sua aventura - há dois anos que percorre a pé as estradas da Europa a uma média de 50 km/dia! Brutal... Isto sim é uma aventura!



Depois dos cumprimentos da praxe e despedidas de "good journey", seguimos até aos arredores da Maria João Pires onde não descemos, calcorreando outro trilho"esquecido" que nos levou ao inicio da descida da Monheca, onde atravessamos a estrada para o outro lado, com a Mata a brilhar mesmo á nossa frente.



Alternando um "desce" técnico com um "sobe" arfante, ao longo das lajes de xisto que faziam os socalcos de olival, das barreiras sobranceiras ao Ponsul, mais uma vez tivemos a constatação que temos de fazer mais visitas a estes cantinhos pois o mato tem de ser "contrariado"!



Na Mata houve quem atesta-se os cantis de água, pois o dia ia bem quente... não parecia, mas aqueceu e de que maneira! Sempre esperei que algum se "deita-se ao comprido" debaixo da torneira!


Agora o objectivo eram os arredores da Lousa e Escalos, onde entramos pelos respectivos campos de futebol e onde registamos a primeira adversidade do dia. O João Valente decidiu dar uma pausa á malta - um valente prego espetou-se mesmo no meio do pneu traseiro, fazendo um barulhinho singular á medida que ia batendo nas escoras a cada volta da roda!


Seguiu-se um "workshop" de montagem de camara de ar, seguindo a malta viagem novamente em direcção ao Escalos, onde pretendiamos apanhar uma pequena cortada descoberta pelo Luis que faz a ligação ao caminho mais a norte e que nos levaria até ás imediações dos Escalos de Cima e Alcains.



Mas o dia estava por conta dos velhos hábitos... uma corrente decidiu dar um ar da sua graça e partir-se! Gritou-se imediatamente: " Drº Elo-Link!!!!!!!"


A transmissão do Jorge acusou os dois anos de "retiro espiritual" e decidiu brindar-nos com nova paragem bem á saida dos Escalos. Enquanto o Pedro metia as "mãos na massa" o resto da malta sentou-se a assistir, "deliciando-se" com o cheiro a "mofo" do elo rápido sacado do camelbag do Jorge!... Eheheheheh!...


O regresso á cidade efectuou-se pela Santa Apolónia, entrando a malta na cidade por volta das 12 h e picos com cerca de 65 km e bons momentos... old school!


Fiquem Bem!

FMike :-)

3 comentários:

Agnelo disse...

Uma manhã bem passada. Eu fiquei "in bed" por força de uma forte dor de garganta e uma noite anterior "pesada". Parece-me muito bem o regresso da malta à voltinhas domingueiras, as boas vindas ao Jorge e a sua Rocky e ao resto da malta da qual já tenho saudades. Daqui a pouco são dois meses de ausência nas docas, ui!
Abraço
AQ

Pinto Infante disse...

como é que isto há-de ir para a frente!!!
ora contem quantos há sentados a ver o Pedro trabalhar?! ao menos estavam de pé a dar apoio ao rapaz...nem que fosse oooohhh hhoooop...
Abraço
Pinto Infante

Jorge Palma disse...

Agradeço as boas-vindas e a forma como fui recebido no grupo. Tiveram ainda o cuidado e atenção de preparar uma voltinha... suave, para me poder adaptar lenta e suavemente aos trilhos e à poeirada nos pulmões! Que belo recomeço me proporcionaram! Com amigos destes... LOL. Daqui a outros dois anos contem novamente com a minha presença. Abraço