segunda-feira, 20 de junho de 2011

IV Raid - Pedalando até Monfortinho...

Chegados os meados de Junho começa a pairar no ar o cheiro e vontade de época balnear!! O calor assume-se estabilizado, os dias são longos… típicos da época estival e os locais próprios para a banhoca começam a encher! Também nas nossas lides cicloturísticas, a época balnear é oficialmente aberta com o Raid Castelo Branco - Termas de Monfortinho, mais propriamente as Piscinas do Clube de Pesca e Tiro de Monfortinho.


Uma aventura que já pegou “tradição” à semelhança de outras mais que por aqui fazemos na nossa zona! Pelo 4º ano sucessivo que se faz esta ligação... sempre sob a batuta do nosso comparsa Abílio Fidalgo. É intereessante averiguar que os anos vão passando e as relações vão-se cimentando de ano para ano! O que nos uniu… as bicicletas! Daí em diante… tudo é uma construção! A amizade é assim mesmo!

À semelhança do ano transacto, a malta que saiu de Castelo Branco a pedalar reuniu no Centro Cívico pelas 6:30! Objectivo primordial… pedalar o maior número de Km’s aproveitando o fresco matutino e o calor tolerável da manhã… evitando a calina sufocante de início de tarde!! Objectivo atingido! Apesar de custar a levantar…. à que manter a hora de saída!

Nós, 14 pedalantes albicastrences, saímos da cidade em direcção ao Monte Brito, e posteriormente Escalos de Baixo, ainda com o sol a raiar e a lua a esconder-se! A passagem por esta zona e a esta hora (da madrugada) proporciona sempre uma imagens bem interessantes!

Nos Escalos de Baixo efectuámos pequena paragem para o café matinal e depressa seguimos em bom convívio rumo às proximidades da Ribeira de Alpreade onde (por obra do acaso) nos encontrámos com o grupo proveniente de Alcains, com 21 elementos. A união dos grupos estaria prevista apenas para a Barragem de Idanha-a-Nova… antecipou-se a união!

Via asfalto fez-se a ligação até Idanha-a-Nova onde se fez pequena paragem para unir a “serpente” longa em que o pelotão se transformou ao longo do sobe e desce deste traçado! Este ano, pelo que fui informado (?)… a malta da ACIN não integrou o raid, por motivos de calendário cicloturista! Pena… grupo bem disposto, onde anualmente encontro alguns bons amigos!

O 1º abastecimento foi, à semlhança do anteriores anos junto ao paredão da Barragem Marechal Carmona, onde nos aguardava a suculenta “Bôla de Carne”… também ela a integrar o rol das tradições… embora com a nuance, que este ano estava especialmente suculenta, superando (na minha opinião) a do ano anterior!!! A acompanhar Água Vimeiro geladinha e demais bebidas…para todos os gostos! Impecável!

A ligação da barragem até Alcafozes- Senhora do Loreto é para mim a zona mais bonita do percurso, muito derivado à proximidade da água e toda a paisagística envolvente da bacia hídrica! O andamento entre pontos de abastecimento este ano foi mais ao estilo “livre” onde cada um colocou o seu ritmo… havendo sempre o cuidado de reunir o grupo completo nos locais de abastecimento!

Na continuação vinha a ligação à localidade Toulões, onde acabámos com a “Bôla de Carne” e nos refrescámos com mais algumas bebidas! Teoricamente ainda teríamos uma paragem na Torre para o último “aconchego gástrico”… no entanto derivado à queda de um companheiro de Alcains alterámos os planos para que o Fidalgo providencia-se a chegada o mais precoce possível deste companheiro a uma unidade hospitalar… de modo a complementar os primeiros socorros prestados no local do acidente pelo Fernando Micaelo! 5 pontos de sutura… para mais tarde recordar a história dessa queda! Há que ver sempre o lado positivo da situação!!!

Daqui até ao Aérodromo Feliciano de Sousa… vizinho próximo do nosso destino (Piscinas do Clube de Pesca e Tiro de Monfortinho), são cerca de 15km’s, que custam sempre mais a fazer… pelo aumento do calor a juntar à ansiedade de chegar junto dos nossos familiares e mergulhar na piscina! Este ano… tal como já referi… apesar do andamento livre houve consideração pelos menos rápidos e fizeram-se ouvidos ao apelo do Fidalgo “gostaria que chegassem todos juntos”! Assim, junto à cancela do aérodromo fez-se um compasso de espera para que todo o grupo reunisse e lá entrámos em pelotão no recinto das piscinas.

As famílias, como habitualmente, marcaram presença (total de 37 pessoas neste evento) fazendo-se assim a união desta actividade (BTT) com a relação familiar pela tarde fora! O almoço servido em local convidativo, estava excelentemente confeccionado, onde nada faltou! Uma palavra de felicitação para todos os responsáveis pelo catering! A piscina e as actividades lúdicas pela tarde fecharam com chave de ouro este IV Raid Castelo Branco - Termas de Monfortinho!

Um grande abraço de agradecimento ao Abílio Fidalgo por ter levado avante mais esta organização e nos ter convidado a marcar presença! Da nossa parte (BTTHAL)… queremos integrar sempre que possível esta inicitaiva! V Raid… venha ele!


João Valente






5 comentários:

Fidalgo disse...

Eu agradeço a vossa presença e a de todos os outros participantes. Lembro, que este raid não teria a qualidade, não fosse o envolvimento do meu companheiro de trabalho Nelson, que para além da responsabilidade de reunir a malta de Alcains, é peça fundamental na logistica anterior à prova. Um abraço para ele e para todos os que participaram, sem eles nada disto se realizaria.

Anónimo disse...

Ola Fidalgo,
mais um Raid,mais um dia btt,de puro prazer,divertimento, confraternização com as famílias,almoço farto,piscina,que mais se pode pedir...que venha o V Raid Ctb-Monfortinho!!!
Parabéns amigo e muito obrigado por proporcionar a nós a nossas famílias mais um dia inesquecível!!!

Filie Salvado

Pinto Infante disse...

e eu a babar-me não é????
uma escala é escala, e este ano até os meus pequeninos amantes destas andanças estiveram no estaleiro...
para o ano há mais .
aquela reportagem, num dia de meter inveja.
abraço
Pinto Infante

FMicaelo disse...

Por mais um ano tive o grato prazer de pedalar até ás Termas de Monfortinho, naquela que já é a aventura que marca o inicio do Verão. Em tom agradável, tanto nos trilhos como no espaço ludico das piscinas,tivemos mais um excelente dia rodeados de bons amigos e respectivas familias. É bom começar assim o Verão! Obg Fidalgo! Pro ano queremos o V!

Agnelo disse...

Sem dúvida uma trabição a manter, a de ir até Monfortinho em Junho. Até as famílias já consideram este dia uma tradição, acho que temos é que criar mais iniciativas destas, em que a família seja incluída...
Abraço
AQ