terça-feira, 28 de junho de 2011

Ir... a Banhos!

Parece-vos o título deste post suficientemente ilucidativo!?!? Pois bem… se estivessemos em pleno Inverno, onde a chuva fosse “rainha” e “senhora” da época, poderíamos estar a falar de algum diluvio que nos tivesse baptizado… ou eventualmente de alguma travessia a vau de uma ou outra ribeira de forte caudal… como sucedeu por algumas vezes nos passados meses de invernia! Mas não…

Estamos mesmo a viver os meses cada vez mais intensos de calor, onde pedalar é sinónimo de esforço acrescido e desgaste maior!! Temos assim que contornar a situação… pois não podemos arredar completamente o vício…

Com o fim-de-semana mais quante do ano (até ao momento!) lancei o desafio à malta mais habitual do Centro Cívico… e que tal “ir a banhos”?? Aqui em nosso redor existem várias hipóteses de "molhar a minhoca" e “arrefecer os radiadores”… tornando assim a pedalada mais aprazível e bem divertida!

Ao que parece… o anúncio do fim-de-semana mais quante do ano fez retrair os habituais pedalantes… ou talvez já estejam de papo para o ar numa praia qualquer deste país… ou terão tirado o dia para ir esgravatar umas quantas batatas escondidas à uns meses atrás… ou terão rumado a Espanha para trepidante Sieera da Gata!! Bom…certo, certo… é que apareceram apenas 3 “banhistas” - Abílio Fidalgo, Agnelo Quelhas e eu (João Valente)!

Das hipóteses lançadas, traçamos como objectivo da manhã atingir a Praia Fluvial do Muro. Esta praia fluvial proporciona a quem a visita, um contacto único com a Natureza. Situada num vale rodeado de salgueiros, pinheiros e oliveiras, consegue transmitir a tranquilidade e a paz que se procura na altura do Verăo. Um exclente local para “ir a banhos”!

Antes da banhoca tinhamos de suar um bocadinho… vá um bocado!! Saímos pela zona de lazer, zona industrial e fomos entrar nos trilhos da última Maratona X100 - Castelo Branco, percorrendo caminhos conhecidos até à zona do Rio Ocreza… nesta altura do ano um pouco mais seco que o habitual… mas ainda a permitir arrefecer o calçado!!

Daqui seguiu-se em pendente ascendente até à Aldeia da Serrasqueira, onde entrámos no asfalto por alguns Km’s até avistar a velha placa de madeira com a palavra Muro!

A Ribeira do Muro estava próxima… após cortada à direita são cerca de 3Km’s até atingir este ídílico espaço natural! Eram cerca de 11horas e o calor já começava a apertar… altura ideal para arrefecer motores! Eu e o Fidalgo não nos fizemos rogados… e cacthapummm! A calmia das águas fluviais do Rio Tripeiro era agora palco de divertimento! Espéctaculo!!!!

O Agnelo ficou-se pela meia perna e dedicou-se à fotografia! Foram cerca de 45 minutos impecáveis onde as braçadas, banho de cachoeira, mergulhos à sapo e outras brincadeiras tornaram esta manhã encalorada…bem mais fresca e húmida!!!

Nesta altura de calor… proponho mais voltas como esta! Voltas mais curtas, menos exigentes fisicamente e com um espaço para “Banhos”! Quem experimentou… adorou! Há pois!!

É certo que por ali ficaríamos mais um par de horas… mas o regresso a Castelo Branco não é macio e o calor, esse não abranda! Assim, seguimos rumo ascendente até ao Palvarinho onde bebemos um par de loirinhas (acho que uma delas já era mais adulta!!), para depois seguirmos via “Singles do Palvarinho” (marca registada Roberto Nabais) e entrarmos numa nova trialeira estriada este ano na Maratona X50, que nos levam até às Azenhas do Ocreza! Um conjunto de singles bem contruídos e a requer o “kit de unhas” nalguns pontos mais técnicos! Gostei!

Ainda parámos na Fonte da Tabuinhas para um golo de água fresquinha… mas o que queriamos era mesmo chegar à cidade… a tempo de mais uma “grande de cevada”… sentido o suor escorrer costas e cara abaixo depois de um sprint final até Padaria do Montalvão junto ao Continente! Boas sensações entre Amigos!


Fiquem bem…
João Valente

2 comentários:

Agnelo disse...

Um belo banho de calor e de trilhos... Temos que repetir estas iniciativas, quem sabe até eu tomo uma banhoca. Domingo há mais?? Ou será já esta sexta, com um banho nocturno?
AQ

Fidalgo disse...

Tudo Espetacular, desde o banho aos trilhos. Para quem já não pedalava ha cerca de 15 dias, foi um recomeçar em pleno. Não seria má ideia uma voltinha nocturna para os lados da Lardosa, com passagem pela barragem e porque não com uma banhoca. Uma abraço.