domingo, 2 de janeiro de 2011

Homem ao Banho!

Boas a todos!

No já longinquo 1 de Janeiro de 1943, em plena praia de Carcavelos - Cascais, um grupo de "endiabrados" jovens de 18 anos aventurou-se a ir ao banho nas águas gélidas do Atlântico, dando assim inicio à tradição de 65 anos, da toma do primeiro banho do ano, no primeiro dia do ano, e que reune cada vez mais simpatizantes deste grupo, hoje conhecidos como os "Narcisos".

Photobucket

Foto João Relvas

A tradição ainda é o que é! Deste grupo inicial ainda há 1 resistente do grupo inicial, agora com 83 anos, há "corajosos" que se deslocam de todo o país rumo a Carcavelos, há dezenas de "banhistas do ano" a fazerem-se ao mar e há malta vestidinha a rigor! Bonito de se ver e de cumprir ano após ano.

Photobucket

A malta das Beiras também gosta de cumprir tradições - desde o madeiro à beija do pé do menino, do bacalhau com todos aos presentes pela familia, da prova da água-pé ao sabor familiar das filhós, ano após ano cumprimos na integra os passos das gerações. E se cá houvesse mar também iamos a banhos! Oralila!

Photobucket

Mas não. Por cá não consta que exista mar, mas andamos lá perto! As chuvas têm sido certinhas, abundantes, chatinhas até... começo a ficar farto deste tempo molhado! Como tal, com o S. Pedro a insistir na chuvinha, os ribeiros vão, como diz a gíria, de "mar a monte". Ora como tal conseguimos arranjar um "mar" mais ou menos apalavrado para darmos o primeiro banho do ano.

Photobucket

Pois bem... mas pera aí... não somos um Grupo de Narcisos! E ainda bem... que raio de nome!! Nós somos mais BTTHAL, T&L, PT, BTT @ CB, etc, etc. De há 3 para cá e ano após ano ,tem-se juntado a mais variada malta pedalante para dar a primeira (pedalada!!!!) do ano. E este não foi excepção. O grupo é já coeso, habituée, conhecido... Não nos chamamos Narcisos, mas chamamo-nos Gajos de Castelo Branco... Homem que é homem não bebe leite... come a vaca! Vai ao banho com toda a cagança e pujança, mas chamá-lo de Narciso??? baahhh!!! Não vamos ao mar... mas andamos lá perto! E para "Banhista do Ano" podemos mesmo apontar nomes... já lá vamos!...

Photobucket

Em cada Novo Ano temos primorado para que na primeira (pedalada!!!!) do ano façamos um percurso diferente, emblemático, divertido e ligeiramente endurecido, para ajudar as digestões dificéis das iguarias natalicias, sempre pela batuta conhecedora do Agnelo. E cumpriu-se a tradição.

Photobucket

Mais uma vez sob proposta do Nelo, com algumas achegas muito interessantes da malta pedalante - Luis Lourenço e Pedro, efectuamos um percurso bonito e ao mesmo tempo com alguma dureza, que nos levou por alguns dos mais belos recantos da zona, algo exigentes nesta altura do ano, quer pelos trilhos molhados e pesados, quer pela diminuição da "forma", perdão, aumento da "forma redonda" a nivel estomacal... ai Natal, Natal... que "mal" fazes ao perímetro abdominal!

Photobucket

Mas pronto... há sempre corajosos - quer para os trilhos exigentes, quer para dar uma "sova" ao corpinho, quer para o primeiro banho do ano - e mais uma vez o grupo contou com as presenças habituais do Abílio, Agnelo, Álvaro, Dário Falcão (uma novidade - benvindo ao grupo!), João Valente, Luis Lourenço, Pedro Antunes e eu, FMike.

Photobucket

Numa bela manhã, inicialmente enevoada, mas depois bem ensolarada, o trilho saltitou entre o planeado e o ajustado, tendo em conta "o mar a monte" dos "mares ribeirais", calcorreando trilhos mais ou menos conhecidos, alguns a estrear, entre o Palvarinho, Salgueiro e Chão da Vã onde se fez a estreia do primeiro banho do ano - enquanto a malta mais receosa saltitou nas passadouras, o Nelo insistiu na pedalada e acabou... na banhada! Ganha assim um titulo merecido de Narciso, perdão, Homem do Banho do Ano! Palmas por favor!!!!

Photobucket

Photobucket

Depois deste episódio bem disposto e de termos apreciado a presença de uma curiosa lontra mesmo junto a nós, o trilho continuou saltitante, agora em direcção ao Vale Ferradas, Valbom, Rochas, entrando depois no PR2 CTB, sempre em single junto à ribeira de Almaceda, o que proporcionou mais um excelente momento técnico-lúdico em cima das nossas amadas bikes, além de paisagens fantásticas, com a ribeira bem forte a fazer-se ouvir.

Photobucket

Mas o dia não acabava sem que todo o grupo fizesse cumprir a tradição...bem tentamos mas não houve volta a dar... tivemos mesmo que ir todos ao banho! Ora porra... se assim não fosse até parecia mal, começar a primeira (pedalada!) do ano sem molhar a peúga!... E não bastava a peúga! Foi mesmo até aos joelhos! O Tripeiro tem destas coisas - dá banho até mesmo a quem não quer! E pronto... lá fomos todos ao banho! Cumpriu-se a tradição! A ver vamos quem será o Homem do banho no próximo ano!

Photobucket

Photobucket

Acabo já este longo post com um até já aos companheiros de pedaladas, pois esta foi a primeira (pedalada!!) do ano, uma de muitas que esperamos fazer...novas aventuras se levantam! Venham elas... O ano promete!
.
FMike :-)
P.S. - Obg Nelo e Dário por algumas das fotos... o Johny Valente na azáfama de descarregar fotos para o PC, descarregou-as directamente para lado nenhum e ficamos quase sem fotos...

7 comentários:

Agnelo disse...

Folgo em ver que os meus esforços e o frio que senti no pós molha, surtiram efeito. Obrigado pelo prémio, agradeço a todos, em especial à minha família que me ajuda, ao primo da França e à namorada do amigo do meu tio do Canadá, pelo seu apoio em tempos difíceis, hehehehe,

Agora a sério, foi um domingo bem passado, na companhia dos "do costume" que são aqueles com quem gostamos de pedalar...

Abraço

AQ

Pinto Infante disse...

desculpem qualquer coisa, mas vocês são doidos. doidos, doidos e mais doidos. imaginem que a correntevos leva ou pé vos escorrega???!!!ah e tal a malta é fixe agarrou-se...meus amigos eu quero vos cá ver a todos po cá, e não sei lá onde!!!
isso foi uma verdadeira aventura...
abraço
Pinto Infante

Anónimo disse...

Bom dia malta bttante!

Quem ia indo ao banho era eu!!

E ninguém fala da Lontra que devia estar a tomar o pequeno almoço na corrente do Tripeiro???

Ela deve ter fugido por ver tanta Lontra gorda do Natal!!!!!!!!

Foi uma boa manhã de BTT.

Domingo à mais!!

Podíamos ir numa de Amarelos com os novos das Sarnadas??!!!!

Posso levar o meu GPS...

Luis Lourenço

JValente disse...

Excelente percurso para iniciar oo Ano 2011! Um dia à altura para o percurso! Tudo a ajudar para ser uma fantástica manhã de BTT!

Apesar disse, fico com a sensação que está a faltar um pouco de espírito de aventura e descoberta nalguma "malta"!!! Não me interpretem mal... mas isso de andarmos sempre a ver qual o caminho mais directo, menos altimétrico, mais plano, com menos subida... hummmm... "no me gusta"!!! Foi só um desabafo!

Agnelo podes preparar outra para o próximo Domingo! Lá estarei!

Abraço a Todos!
João Valente

PS: Amarelos com os novos (singles)das Sarnadas! Por mim... estamos no ir!

FMicaelo disse...

Agnelo.... que familia apoiante tu tens...assim ficamos em desvantagem pro premio do banho do ano 2012...eheheheh

Pinto... a malta tava controlada... o mar parece pior que na realidade... alias fizemos cortes no track por causa de outras ribeiras ainda piores, que evitamos.

Luis... obg pelo comentario e pela disponibilidade de levares esse teu "super-gps". Domingo tamos lá outra vez pois entao!

BTT Movment disse...

assim esta bem nem o frio da agua os prende, como nos dizemos é sempre a direito.

Boas Pedaladas e BOM ANO.
http://bttmovment.blogspot.com/

João Afonso disse...

"Excelente percurso para iniciar o Ano 2011! Um dia à altura para o percurso! Tudo a ajudar para ser uma fantástica manhã de BTT!" J.V.
Foi uma bela maneira de começar o Ano BTTista sim srº.
Já o nome "Narcisos" vem do facto de na Praia de Carcavelos existir um Restaurante (onde eu com 11 anitos comprava Sorvetes) que se chama Narciso !

Qualquer dia apareço para pedalarmos novamente juntos.
1 abraÇo.

P.S. Parabéns pela nova imagem.