segunda-feira, 5 de outubro de 2009

III Confraternização da Bicicleta Pasteleira

Parece que foi ontem… e já lá vai mais um ano! A 4ª edição da Feira do Feijão Frade tomou conta das ruas da Lardosa! Com um programa bem composto de actividades, para os gostos mais diversos e com o feijão pequeno a marcar presença obrigatória nos pratos… a Lardosa recebeu milhares de pessoas oriundas dos mais diversos locais. BTTHAL não foi excepção e tirou bilhete para os dois dias fortes da feira: Dia 3 de Outubro no Passeio de Bicicletas Antigas e no dia 4 para o anual Percurso Pedestre do Feijão Frade (relato em breve por FMike)!
.

O Passeio das Bicicletas Antigas decorreu no dia 3 de Outubro e contou já com a sua 3ª edição…eu cá orgulho-me de fazer parte do restrito lote de pessoas que participou em todas as edições! Ehehehe! A adesão tem vindo desde a sua primeira edição em crescente evolução. Senão vejamos: 27 Pasteleiras (em Julho 2008), 87 Pasteleiras (em Outubro 2008) e este ano… a barreira da centena foi ainda ultrapassada por mais 20 beldades… perfazendo um total de 120 Pasteleiras participantes! Magnífico!!! A Burinhosa (http://www.meninbike.blogspot.com/) que não se cuide… ehehe!


O dia começa bem cedo… 7 e picos da madrugada e certamente já muitos, no aconchego das suas casas vestem os paramentos de outrora! Uns simples e já roçados do tempo…outros mais recentes e vistosos… mas certamente quase todos trajes de outrora que contariam histórias de trabalho, suor e lágrimas!!! Nós BTTHAL, chegámos ao recinto da festa vestidos a rigor como mandavam as normas do amigo Pinto Infante. Este ano marcámos presença com mais pessoal… João Valente, Fernando Micaelo, Zé Manel Machado, Paulo João, Carlos Lozoya e Victor…. Tudo malta trabalhadeira entre paredes do Hospital Amato Lusitano de Castelo Branco.



A Boina era elemento obrigatório… e era notório o orgulho que cada um colocava na sua vestimenta! Eheheh! … e nas bicicletas!?!?! Essas beldades… eram as rainhas da festa! Autênticas relíquias se viram por terras de Lardosa! Muitas imortalizando a alma dos que já não pertencem ao mundo dos vivos! A minha Peugeot Terrot é um dos muitos exemplos disso… acabando por ser sempre um evento onde a nostalgia vem à superfície!
.

As velhinhas de duas rodas saíram do centro da Lardosa em comitiva… ao som do Grupo de Bombos da mesma aldeia, após um pequeno briefing do Pinto Infante onde a mensagem a reter era simples: “Sai-me da frente que não tenho travões”Eheheh! Nada mais simples!!!!


A chinfrineira das pompetes e campainhas é sempre marca da festa… à passagem nas ruelas das localidades. Um autêntico arraial a trazer à soleira das portas habitacionais, novos e velhos ainda em pijama… ver o que se passa!!! É bonito ver os sorrisos saudosos estampados no rosto dos mais velhos… provavelmente a lembra-lhes tempos passados em que a bicicleta era objecto, não de lazer (como hoje)… mas de subsistência na resolução das vidas e afazeres! Outros tempos…


Saímos da Lardosa em pelotão… rumo à zona envolvente à Barragem de Santa Águeda (vulgo Marateca) e ainda nem as pernas tinham aquecido… já estávamos a “atalhar” para a Quinta do Monte da Marateca onde iria realizar-se o primeiro de 4 (sim… 4!!!!) abastecimentos! Uma loucura! Mesa farta e carnes na grelha… antes das 10 da manhã!!! Seria possível!!! Eheheh! Os seguintes abastecimentos realizaram-se na Quinta do Regato na aldeia da Póvoa da Rio de Moinhos, Bombas de Combustível de Alcains e numa Quinta já no regresso à Lardosa, onde a presença das bicicletas já tem história do ano passado! E quem é que ainda tem fome para o almoço!!!! Esta malta não tem estômagos… só pode ter bandulhos!!!! Um exagero de comida em todos os abastecimentos… haja fartura!!!!


A passagem das pasteleiras teve o seu ponto mais alto na Vila de Alcains… Primeiro pela altimetria vencida da Póvoa até Alcains que fez transpirar bastante os menos preparados destas andanças das duas rodas e depois… já dentro da localidade de Alcains, onde a euforia dos espectadores a bater palmas entrou ao despique com a chinfrineira das velhas…. mas sonoras buzinas!!! Um bonito ambiente de festa e reinação… gostei muito!!


De Alcains para a Lardosa…este ano com a estrada toda ao nosso dispor (excelente trabalho da GNR)… foi um autêntico passeio ao sabor da sombra proporcionada pela copa das árvores até à entrada na Lardosa, onde já perto da hora do almoço, voltámos a sentir o frenesim da população a aplaudir a chegada dos “bravos” das pasteleiras!!!




Os Km’s…pouco interessam nestas andanças… mas fazer perto de 30 com este ferro velho e pesado… tem lá que se lhe diga!!! Eheheeh! Valeu-nos a energia cedida pelo pratinho de feijão bem acompanhado com a bela da sardinha que nos foi servido com mestria já no recinto de festas! Ah… e bem regado… está claro!!!! A festa culminou com a entrega de prémios para o mais jovem das Pasteleiras e para o mais bem paramentado!
.

Foi mais um excelente dia em convívio com as duas rodas… (desta vez as 2 rodas mais velhinhas)… onde a confraternização com amigos e família se fez sentir ao mais alto nível! Nós por cá… estamos ansiosos pelo próximo encontro… até porque já temos umas novas ideias!... Mas… isso vê-se no próximo ano!Ehehehe!

Fiquem Bem...
Até para o ano... nas Pasteleiras da Lardosa!!!

1 comentário:

Pinto Infante disse...

Será que tens razão ao dizeres da Burinhosa???!!!Vamos apostar nisso com a qualidade de sempre. Bem haja pela vossa sempre agradável presença, e só para meter veneno; Amigo Micaelo acabo de arranjar uma "SAGRES" igual à que te acompanhou este ano, ah ah. para o ano o meu filhote mais novo já vai alinhar com ela.
Grande abraço
Pinto Infante
Será que chegamos às 200!!!???