terça-feira, 20 de outubro de 2009

V Trilhos da Raia - Um Luxo...

Sim… já é habitual o nosso singelo atraso no que diz respeito a foto-reportagens… mas como “canta” o velho ditado “mais vale tarde que nunca” e “depressa e bem não faz ninguém”… mas chega de prosápia brejeira e sigamos para o que interessa: V Trilhos da Raia, promovidos mais um ano pela ACIN - Associação de Cicloturismo de Idanha-a-Nova.
.
Não é preciso ir muito longe… está à distância de uns click’s de rato de mesa… fóruns, blog’s, portais, sites da especialidade, etc, etc… é de facto soberbo ler os enaltecimentos, elogios e louvores sucessivos a esta edição dos Trilhos da Raia. E merecidos...

BTTHAL esteve lá, envergou a camisola do BTT@Castelo Branco, (por sinal estava muito bem representada) e divertiu-se em grande... antes, durante e depois dos 74Km’s de prova… Mas analisemos por capítulos…

Recepção - Chegar a Idanha-a-Nova quase de madrugada, ainda com os olhos meio remelados… não é fácil… mas as sinaléticas estavam lá todas. Placas a dizer “BTT” encaminhavam o pessoal para os sítios correctos! Só se perdia quem não sabia ler… ou quem ia mesmo a dormir!!! Receber quase 600 pessoas e respectivos transportes coloca em desafio a “arte de saber receber” e a “arte de ter condições para tal”… Idanha não tem problemas com isso… está dotada do espaço “ideal” para este tipo de eventos… e a ACIN aproveita-o muito bem!

Entrega de Dorsais e afins - Nós BTTHAL, não tivemos que nos preocupar com essa situação. O amigo Fidalgo encarregou-se de fazer o levantamento na véspera, agilizando assim o processo. A ele agradecemos aqui publicamente por esse favor. Ainda assim… não presenciei qualquer tipo de congestionamento na distribuição dos respectivos sacos. De enaltecer a oferta de um Jersey alusivo ao evento… que quer queiramos quer não é sempre um brinde mais apetecível e útil que a vulgar t-shirt ou chapéu! ACIN soube cativar também neste ponto… para o ano queremos outro!!!

Zona de Meta e Íncio de Prova - Área repleta de cores, mancha humana considerável, uma zona lateral de encaminhamento dos atletas mais atrasados para o fim do pelotão… a evitar que tenham de passar pelo meio de toda a gente. Tudo isto é organização… tudo isto é pensado!!! E isto tem de ser enaltecido! Uma figura mediática no meio do programa - Marco Chagas! Um aviso prévio para o início da prova, palavras (que quase ninguém ouve) simples e rápidas e início da prova 5 minutos depois das 9horas. Estamos a falar de rigor exemplar… gostei!

Trilhos - O ex-libris do evento a meu ver! Houve-os para todos os gostos e feitios… no entanto os single-tracks… Km’s deles, e as calçadas romanas de Monsanto (a subir e a descer) vieram apimentar esta maratona! Uma palavra… Excelente! Pedalar nas margens da Barragem Marechal Carmona, vulgo Barragem de Idanha dá-nos sensações únicas, a comunhão com a natureza é plena e o gosto do BTT tende a crescer! A passagem “obrigatória” pelas Aldeias Históricas de Monsanto e Idanha-a-Velha são outro do ex-libris desta já mítica reunião do BTT! A ACIN é uma associação que sabe trabalhar… mas (também) tem a sorte de ter ao seu dispor um vasto património histórico-cultural que embeleza qualquer iniciativa que façam! É na minha opinião…. meio caminho andado! Ainda assim… a escolha dos trilhos surpreendeu aqueles que estavam a espera de uma repetição do ano transacto! Nós BTTHAL estivemos presentes em 2007 e 2008 e considerámos o percurso deste ano… o melhor das 3 últimas edições. Magnífico!

Marcações - Sem falhas… afinal era só seguir a malta da frente!!! Uma maratona com tantos participantes é difícil andar sozinho nos trilhos! Eehehe… As fitas eram mais que suficientes e as sinalépticas de perigo estavam onde deviam estar! Como já alguém disse… são marcações feitas por pessoal do BTT para pessoal do BTT! Um mimo...

Abastecimentos - Fazer 4 abastecimentos em 70 Km’s… só para quem quer engordar durante a prova! Ehehehe… Comida mais que suficiente, com os aspectos principais seleccionados: Sandes, frutas, bebidas e barritas… Bem distribuídos ao longo da prova… permitiam parar +/- de 20 em 20 Km’s… o que me parece bastante equilibrado.

Zona de Meta - semelhante è edição do ano passado. O que está bem… não se deve mexer…e esta chegada permite o momento de fama dos que chegam em primeiro e também dos que chegam em último! O homem do microfone, Rui Tapadas sabe desempenhar bem essa função. A rocha naquele drop final… deve ter causado algum susto aos mais incautos…

Banhos - Um pavilhão disponível para tal… onde balneários eram pelo menos 4 (!) Quando fomos tomar o merecido banho… havia espaço suficiente, e inicialmente a água que parecia querer manter-se fria… lá aqueceu um pouco e permitiu sentir algum conforto! Tomámos banho tranquilamente e sem haver pressões de muita gente a querer fazer o mesmo!!! Há saída havia gente a chegar… a malta parecia que vinha das minas… tal era a camada de pó no corpo!!!!!

Almoço e confraternização - Os porquinhos no espeto também já são “atletas” habituais destes eventos da ACIN. Assim… também este ano deram umas voltas no espeto… até ficarem douradinhos a ponto de serem degustados com bons acompanhamentos no nosso prato! O tempo de espera era quase nulo… e as mesas corridas e animadas ao som de um grupo musical estavam ao rubro! As fontes de cervejinhas também tinham o dorsal do ano passado e continuavam a brotar o suco doirado… tão restabelecedor das nossas articulações! Divinal… este fim de festa!!!

Uma palavra final de PARABÉNS a toda a malta empenhada da ACIN. Parabéns pelo vosso trabalho, simpatia e "profissionalismo" com que prepararam toda esta festa do BTT. A malta agradece ano após ano! O vosso evento é marca obrigatória no nosso calendário!

Fotografias de FMike:



1 comentário:

FMicaelo disse...

Subscrevo inteiramente a opinião do meu companheiro de aventuras. Este V Trilhos da Raia foi soberbo, evidenciando um crescente de qualidade que já é dificil de suplantar. A ACIN está de parabens em toda a linha. São sinceros e merecidos. Destaco em tudo que houve de excelente, os singles e a fenomenal descida para Idanha-a-Velha. Irrepreensivel. Pro ano queremos igual ou ainda melhor. Conto lá estar!