segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Um passeio às "Termas" de Penamacor !

Boas a todos!

A vida é feita disso mesmo!... Pequenos bocadinhos bem vividos, que pouco a pouco vão adoçando as nossas vivências, tornando a soma da nossa vida humana, algo de que nos orgulhamos e que podemos transmitir como boas recordações de inesquecíveis momentos. O passado domingo foi um desses dias.

O Filipe e o Carlos há muito que nos tinham prometido um passeio, estilo raid, lá prós lados deles - Penamacor e arredores. Com saber e mestria delinearam um percurso bem ciclável, que não obstante a quilometragem (85 km) era relativamente acessível a quem habitualmente aparece para pedalar. Bem, mas não foi só um passeio informal... foi muito mais que isso!

O saber e mestria não se perdeu só nos trilhos. Estes amigos não quiseram ficar em nada atrás de outros passeios temáticos às Termas em que a Fidalguia costuma brilhar... eheheheheheh! Tal e qual decidiram e conseguiram realizar um passeio guiado, que ficou muito acima de algumas organizações de BTT's aos quais tenho ido.

Com uma logística irrepreensível - desde um guia sempre atento e solicito - "o Mister" Filipe Salvado, bem apoiado pelo seu "Adjunto" Carlos Sales que coordenava a cauda do "plantel", pontos de passagem "cronometrados", estilo Road-Book, comunicação constante via rádio entre organização e o apoio, moto 4 para fechar cancelas e "levar" alguns mais cansados e uma carrinha de abastecimento onde não faltou nada (o gelo ainda deu para a tarde!), eu tiro o chapéu a estes meus amigos e à excelente capacidade organizativa que demonstraram possuir. Mas não bastou o passeio em si! Foi todo o conjunto!

Como complemento tínhamos à chegada ás "Termas de Penamacor" uma piscina á maneira á nossa espera, familiares felizes e contentes que decidiram juntar-se á festa e uma mesa muito farta ao almoço, tudo num excelente ambiente campestre onde se insere este bonito Parque de Campismo do Freixial - Aranhas. Companheiros, isto sim foi um excelente dia de Verão!

Vamos a pormenores! A saída estava marcada para as 7 horas e cumpriu-se na integra. Com uma grande parte do grupo lá nos juntamos ao Fidalgo e companhia, na Boa Esperança e rapidamente rumamos ao Monte de S Luis, já com os olhos postos nos Escalos de Baixo onde tomamos a primeira dose cafeínica do dia. Logo ali a reinaria demonstrou o que iria ser o ambiente do dia - boa camaradagem, muita risota e boa disposição ao longo de todo o percurso e que nem o calor conseguiu calar.

Dali saímos em novos trilhos em direcção á Lousa onde não entramos, contornando-a, pelos terrenos do Vaz Preto (sem vacas à vista!!) em direcção á Ponte de S. Gens, onde nos esperavam mais alguns companheiros de Alcains e Lardosa, perfazendo ali um bonito total de 19 compinchas do BTT.

Esperava-nos então a primeira contagem de montanha do dia - a subida para S. Miguel de Acha, uma subida algo mais inclinada, muito despida de vegetação e onde o calor fez alguma mossa, mas que foi prontamente esquecida pois lá em cima, dentro da aldeia, esperava-nos a carrinha!

O primeiro abastecimento sólido e liquido que fez as delicias de todos esperava-nos no coração da aldeia. Da cola ao sumo, da sandocha ao bolinho, passando pelas cobiçadas bananas, havia de tudo e em quantidade, para "calar" o estômago dos mais "refilões". Depois da habitual algazarra, o nosso "Mister" chamou a malta á razão e lá nos pôs novamente a rolar, agora em direcção á Aldeia de Sta. Margarida onde novo abastecimento serviu para repor sobretudo líquidos, pois a hora era já de muito calor.

O destino era agora a aldeia da Bemposta, onde chegamos depois de calcorrear alguns trilhos vizinhos a Proença-a-Velha, donde se destacou a Capela da Sra. da Granja, bem restaurada apesar de estar no meio de "nenhures"!

Num constante sobe e desce a altimetria ia-se acumulando nas pernas, desgastando e moendo, sempre entrecortada com bonitas paisagens e muito gado bravio, alguns com "ornamentos" bem respeitosos, que sem dúvida nos fariam temer não fosse as previdentes redes de cercado. Mas eis quando chegamos á bonita e vistosa Aldeia de João Pires, palco para o último abastecimento. Aqui e dando voz aos mais "empenados" com "caimbras musculares", lá surgiu o remédio milagroso para as dores de joelhos, sumo de cevada em versão média, que reavivou a alma aos mais cansados, para poderem vencer ás últimas subidas do dia, a chegada ás Aranhas.

Aquela hora e apesar do calor que poderia fazer refugiar o povo nos fundos frescos das suas pitorescas casas, alguns transeuntes das Aranhas ficaram admirados por tal inusitada caravana, prontificando-se a cumprimentar os "filhos da terra" - "Mister" Filipe e o "Adjunto" Sales.

Mas a hora avançava pelo que havia pressa em chegar ao destino, tanto mais que agora era sempre a descer até ao parque de campismo... já cheirava a almoço! Juntamos então toda a malta e em ambiente descontraído entramos no Parque ás 13h, meia hora adiantada em relação ao inicialmente previsto, todos inteiros, sem problemas técnicos de maior e sempre em alegre reinaria. À nossa espera estavam os nossos familiares, um chuveirinho de água quentinha que soube a "ginjas" tal era a camada de pó no corpo e claro uma mesa posta prontinha à nossa espera.

Em ambiente de família XXL, com mesas corridas colocadas á sombra dos imensos freixos que abundam o parque, degustamos então uma saborosa canja e sopa de legumes, uma excelente grelhada mista, bom borrego, boa salada, boa bebida fresquinha e umas primorosas sobremesas, tudo em grande quantidade, demonstrando que aquela "gente" recebe muito bem os forasteiros. Assim vale a pena pedalar 85 km!

A tarde passou-se entre as espreguiçadelas no relvado para a sestinha, idas refrescantes á piscina, alguns picanços entre malta, resolvidos com as malhas e os pontos e claro muito camarão do Eusébio bem regado com cervejinha fresquinha, na aprazível esplanada do Parque. No nosso caso ditou a saída do local já quase ao lusco fusco depois de umas boas rodadas de mines entre dois dedos de conversa com os muitos companheiros e respectivos familiares.

Fica uma palavra aos organizadores deste excelente passeio - Amigo Sales e amigo Filipe, estão de parabéns. Se não vos conhecesse diria que esta era a vossa profissão, tal foi o bom nível organizativo, de bom gosto e de cuidado posto em todo o passeio. Espero que repitam a experiência e que se lembrem de nós. Lá estaremos com todo o gosto. As nossas famílias igualmente agradecem o dia bem passado, proporcionado pela vossa criatividade.

Obrigado.
.
Fernando Micaelo e João Valente

2 comentários:

JValente disse...

Rui Lourenço... a 1ª fotografia é tua Amigo! Roubei-te! Ehehehe!

Filipe Salvado disse...

Ola Amigos!
Queremos agradecer a todos o amigos que nos ajudarem na organização deste passeio. Assim como a todos os presentes e tb aqueles que não puderam estar, a todos vós o nosso obrigado!
É muito reconfortante ver o nosso trabalho recompensado com a satisfação de todos as pessoas presentes nesse dia! Pois era mesmo essa a nossa vontade: um dia bem passado na companhia de familiares e amigos.
Essa satisfação dá-nos ainda mais força e vontade para continuar!
A todos um grande abraço!

Carlos Sales / Filipe Salvado