domingo, 20 de setembro de 2009

Rota dos Chocalhos - A Reedição 2009

Boas a todos!

Há precisamente 2 anos, no dia 21 de Setembro de 2007, foi assim a aventura:
.
Bem mas o que é que isto tem a ver com o dia de hoje??????
Bem hoje, domingo dia 21 de Setembro de 2009, ficou marcado nas agendas turistico-culturais como um domingo em cheio. A saber: Feira Raiana em Idanha, Festa da Bica de Azeite em Monforte, Exposição de Clássicos Jose Megre nas Águas, Chocalhos 2009 em Alpedrinha e Passeio de Motas Clássicas nos Escalos Cima... isto são as que sabia, fora as que aqui ainda faltam! Xiça, se um individuo quisesse, passava o dia na borga! Ehehehehhe...

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Bem, mas com tanta oferta turistico-cultural, há sempre alguns resistentes para ir pedalar nas Docas, como de habitualmente - Abilio F., Agnelo Q., Bruno, João F., Pedro A. e eu (FMike) lá comparecemos para umas pedaladas na zona, hoje com a presença surpresa do amigo Hugo Caldeira, meu colega de profissão lá por Lx e honorável membro dos Assapar e que está por cá a gozar umas férias, às quais alia sempre umas pedaladas connosco. Composto o ramalhete, faltava delinear o percurso. As ideias eram muitas até que se lançou o desafio de irmos até Alpedrinha ver a feira dos Chocalhos, hoje que era dia da Rota da Transumância, portanto com animação garantida.

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Ideia aceite e rapidamente nos fizemos aos trilhos pois a vila ainda é longe. Alcains ainda dormia quando por lá passamos em "alta velocidade" seguindo rapidamente em direcção á Lardosa, onde desta vez também não paramos, escolhendo o caminho de ida pela Soalheira. Sempre em bons estradões, aqui e ali já "contaminados" com alguns charcos de lama e água, rapidamente chegamos ao bar dos Bombeiros do Fundão na Soalheira, onde vitaminamos as primeiras calorias do dia, bem associadas ao cafezinho matinal.

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Esperava-nos agora as primeiras subidas do dia para chegarmos a Castelo Novo, aqui e ali entrecortadas com paisagens de montanha bem espectaculares. Nada que não se vencesse... A entrada em Castelo Novo fez-se por um dos single-tracks "made by Pinto", bem bonito por sinal, pleno das cores outonais que já começam a dominar a paisagem.

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Faltava-nos agora vencer mais um "caroçito" das faldas da Gardunha, para chegarmos à vila. Ai chegados ao topo da colina, pudemos então abarcar uma fantástica vista sobre a A23, na zona prévia á entrada dos túneis, dando então origem a uma esplendorosa descida, com um desnivel acentuado, plena de curvas e contracurvas, bem ao gosto de quem gosta de descer. Em pouco metros, passamos de um plano superior ao tabuleiro da autoestrada, para passarmos ao lado e subitamente já estavamos por baixo. Excelente!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Com esta bonita descida desembocamos mesmo na entrada da Vila, onde a movimentação era já grande, com muito povo nas ruas, GNR e muitos carros por todo o lado. Embrenhamo-nos então nas ruas estreitas e pedregosas da vila em direcção á Tasca do Grilo para reeditarmos a nossa presença por lá. Acabamos por encontrar a malta dos Papaléguas já de abalada - José Luis, Pio, Jorge, etc, também eles curiosos pela feira. Trocados cumprimentos habituais lá continuamos a saga da subida por entre o povo cada vez mais compacto.

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Chegados á Tasca do Grilo, havia já alguns caminheiros da Rota da Transumância a desgustar uma fumarenta e vistosa canjinha de galinha, o que nos abriu o apetite e nos fez entrar para a costumeira bjeca, acompanhada no caso de alguns com uns pastelinhos e rissois que constavam estarem muito bons (eu mantive-me fiel á minha sandocha caseira!)

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Sentados cá fora a desgustar os pesticos eis que chegam os primeiros caminheiros da Rota da Transmância, logo seguidos dos pastores, primeiro com os "cãezinhos" com a trela bem curta, não fosse mordiscarem algum incauto, seguidos então das ovelhas "bronzeadas" tipicas daquelas pastagens. A fechar a arruada vinha o Grupo de Chocalheiros de Vila Verde de Ficalho, bem engalanados, com traje tipico e uns chocalhos dignos de bramir bem alto aos ouvidos de quem tem orelhas moucas. Muito bonito! Muito ruidoso! Eheheheheh...

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Bem, mas a hora do almoço aproximava-se a passos largos pelo que havia que regressar a casa, ainda distante. Pelos fundos de Alpedrinha viramos azimutes á Povoa da Atalaia, sempre com a talega ligada, seguindo de seguida pelos estradões vizinhos á Lardosa para pararmos junto ao Tá-se Bem para atestar de liquidos na fonte. Ai parados enquanto matava-mos a sede, tivemos então direito ao segundo evento do dia, ao presenciarmos, sem querer, ao Desfile de Motos Clássicas, hoje concentradas na aldeia vizinha dos Escalos e que por aqui passavam em desfile.

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Bonitas, feias, pasteleiras, finas, fumarentas e ecológicas, havia de todos os tipos de motos, antigas e outras mais contemporâneas, a rolar pela rua, em alegre algazarra, bem marcada pelos tons amarelos das T-Shirts dos convivas. É bom ver-se assim as aldeias e vilas bem vivas, a marcar pontos com eventos tipicos. Daqui a 15 dias lá estaremos na Lardosa com as pasteleiras!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Apreciado o corso, era tempo de nos pormos a rolar, sempre em bom nivel pelos trilhos até ás minas da Lardosa, onde entramos no alcatrão e de onde já não saimos, pois o adiantado da hora a isso obrigava, chegando a CBranco pelas 13.15 h, com 80 km bem rolados a uma média bem elevada, mas plenos de bons momentos em cima das nossas bikes, com bons amigos, em locais sempre nostálgicos e repletos de beleza paisagistica.

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Espero para o ano repetir esta brincadeira... Chocalhos 2010... ai vamos nós!
FMike :-)

1 comentário:

Pinto Infante disse...

Uma reportagem à medida. O ano passado também fiz esta aventura com um grupo de amigos, e que pena tenho eu de não a fazer este ano, mas ossos do ofício em que de vez em quando um fim de semana tem que ser, e tu sabes como é.
Abraço e se não nos virmos até à parvoeira.
Pasteleiras 3 de Outubro
Isto está ao rubro