sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Salteadores do Sino!!!

Salteadores do Sino??? Mas… mas… isto agora também nos dá para saltear… quanto muito saltitar! Ehehehe! Bom… mas vamos por partes… para ver se colocamos rumo nesta história!!! O colega de profissão e amigo Hugo Caldeira veio à “santa terrinha” e trouxe com ele a mulher, o filho e a amante… a sua TREK! Ele foi bem claro connosco… “eh pá temos de dar aí umas voltas esta semana”!!! O prometido é devido e nós lá nos orientámos para lhe mostrar uns ex-libris… ou melhor… uns tesourinhos cá da nossa zona!

Com a re-edição (informal) da Rota dos Chocalhos no domingo passado, as pernas ainda se ressentiam do ritmo imposto para chegar a horas decentes à cidade de Castelo Branco! Assim… hoje delineámos um trajecto mais curto, mais rolante, com o qual puséssemos desfrutar do BTT… mas de uma forma mais descontraída! Ehehehe! Assim sendo… nada melhor do aliar ao BTT de hoje… uma geocache para descomprimir! “Salteadores do Sino”… lá está!!! Agora já se percebe a ligação! Eheheh!

Após um cafezinho na Pastelaria do Modelo, o trio saiu via asfalto até ao cruzamento para Caféde… entrando depois em trilhos da Tapada das Figueiras. A temperatura matinal era a ideal para pedalar! Clima ameno, soalheiro… muito bom… assim fosse todo o ano!!!

Com a conversa sempre a pender para as novidades e novas “modas” do BTT… depressa chegámos ao cruzamento da Sª de Valverde por onde entrámos e rolámos até ao recinto de festas da mesma padroeira. Uma pequena paragem para um golinho de água e uma fotografia de grupo!

Ladeámos o Juncal do Campo e em poucos minutos estávamos a desfrutar dos belos singles do Palvarinho que a malta tão bem conhece e reconhece como um dos (muitos) tesourinhos da nossa região! Seguiu-se a localidade do Salgueiro do Campo onde nos esperava o momento Geocaching do dia… Os Salteadores do Sino!

Relativo aos Salteadores do Sino… reza então história (verídica) que decorria o ano de 1917, altura em que havia forte rivalidade entre o Salgueiro e o Juncal! Certa vez, um grupo de salgueirenses pensou ir “roubar” o sino da Capela de S. Simão, no Juncal. Se bem o pensaram melhor o fizeram e… pela calada da noite consumaram o acto salteador!!! Executado o trabalho, ainda interrompido por terem ouvido numa casa próxima o choro de uma criança, aí vêm os “heróis” a caminho do Salgueiro. Penduraram o sino na varanda de uma casa, e recolheram a casa comprometendo-se ao sigilo absoluto.

Na manhã seguinte, a euforia manifestada pelos habitantes do Salgueiro era justamente contraposta pela revolta dos habitantes do Juncal e, principalmente, quando tiveram conhecimento do paradeiro do sino! Ehehehe! Não tardou que algumas pessoas do Juncal chegassem ao Salgueiro acompanhadas pela GNR. O sino voltou ao seu lugar, no Juncal, mas aos autores da proeza só mais tarde, quando os ânimos já estavam serenados, se identificaram. Hoje, felizmente, há amizade entre as duas aldeias.

O Geocahing… faz-nos chegar perto de cada história!!! Enfim… munidos das dicas da cache e respectivas coordenadas GPS depressa atingimos o ponto zero e conquistámos o tesouro… imagina-se mesmo ao lado de uma igreja… desprovida de sim!!! Ehehehe! Será que foi a malta do Juncal!?!?!?

Já com azimutes virados para o regresso à nossa cidade, parámos no café do Salgueiro para o abastecimento da manhã… e mais à frente na recém recuperada zona de lazer da mesma localidade onde tirámos umas fotografias! Recantos novos para o nosso colega Hugo Caldeira!

Mas… isto de só rolar, só rolar… é para meninos! Assim… directos às bordas do Palvarinho, encetámos a descida adrenalínica para a Ponte de Ferro… para assim… desfrutar do prazer da contagem de 1ª categoria do dia! Ainda fui apelidado de “Cabra Montez”!!! Não há respeito nesta malta de Lisboa!!!!!

Com os alvéolos pulmonares a sair da boca… chegámos ao piso de asfalto que nos levou directos à cidade, pelo Monte da Barreira e respectiva travessia do milheiral… que mais parecia a Amazónia!!! Ehehehe!

Chegámos com uns divertidos 50 “salteados” Km’s nas pernas e… obviamente uma “mine” fresquinha à nossa espera nas docas a servir de aperitivo ao almoço!!! Nós… BTTHAL agradecemos a companhia (sempre bemvinda) do nosso colega Hugo Caldeira. Amigo… já estamos à espera da próxima!!!!
Fiquem bem…
Vemo-nos por aí…

Sem comentários: