segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Open XCR - Castelo Branco - O Rescaldo!

Um fim-de-semana repleto de BTT era o que esperava à malta do BTTHAL! Dia 5 de Setembro, o Open XC 4 Horas da nossa cidade de Castelo Branco… não podíamos faltar! Dia 6 de Setembro, o Raid até às Piscinas do Parque de Campismo do Freixial (Penamacor) organizado pelos Amigos Filipe Salvado e Carlos Sales, era obrigatório ir!! Ia ser um fim-de-semana de “língua de fora”… mas certamente iria valer bem a pena! E valeu!!!!
.
Dia 5 de Setembro foi então dia do BTT “organizado” e “competitivo” visitar a cidade de Castelo Branco por mais um ano… organização a cabo da Associação de Cicloturismo da Beira Interior ACBI, onde o BTT em formato XC animou a futura zona de lazer da cidade! Um campeonato organizado que contou com 4 etapas em diferentes localidades: Guarda, Fundão, Silvares e Castelo Branco.

Nós por cá (BTTHAL)… participamos unicamente na prova da nossa cidade, e com 3 objectivos bem delineados:

Objectivo 1 - Participar e Apoiar! É participando que se apoia a iniciativa! Somos da opinião que nós, da cidade, devemos dar um passo em frente quando gente de cá avança com organizações desta índole. Ficámos apreensivos de ver muita gente de muito de lado e da cidade de Castelo Branco… muito pouca! É com facilidade que nos inscrevemos em Maratonas e Passeios a dezenas, senão centenas de Km’s da nossa cidade e…. quando aqui se organiza um evento de BTT… onde está a malta de Castelo Branco???? Há que re-pensar um pouco nisto!

Objectivo 2 - Não cair! Ehehehe! Eram 10:30 da manhã quando fomos reconhecer o circuito do XC, cerca de 6Km’s de trilho sobretudo rolante… mas um rolante cheio de irregularidades! Piso muito duro e com algumas zonas a fazer apurar a técnica. Foi assim que surgiu o Objectivo 2… participar… mas sem cair! Eheheheh! É que as nossas suspensões estavam em sintonia com o terreno… duras!

Objectivo 3 - Vencer! A categoria (que não existia!) de Single Speed era só nossa… logo… era vitória garantida! Eheheh! Na verdade… foi mesmo um desafio, percorrer os 6,4Km’s de SS e sentir toda aquela vibração ao longo do percurso! Parece que ainda sinto os dentes a tremer! Qual drop… qual carapuça!!!! Eheheh!


De salientar que percorremos 83Km’s (13 voltas) em pouco mais de 4 horas a uma média horária de 20,174Km/h… em Single Speed! Para nós, equipa 625 - BTTHAL Single Speed foi uma excelente prestação, apesar de ainda termos sido atraiçoados por um problema mecânico na volta nº3 com uma corrente que teimou em saltar dos carretos 11 vezes ao longo do percurso! Outro primeiro prémio!!!!!!


Aparte de análises técnico-estatísticas… BTTHAL Single Speed aproveita para felicitar todo o trabalho organizativo da ACBI. Proporcionou-se uma tarde agradável para atletas e acompanhantes, onde não foram esquecidas as crianças, que puderam participar numa mini gincana na zona mais fresca do recinto.


A atribuição de prémios e respectivo jantar cerimonial foi no Restaurante da Piscina Praia de Castelo Branco, onde o já famoso Porco no Espeto estava divinal! Saboreámos e aplaudimos o domínio das Bicicletas Santiago que venceram todas as categorias deste campeonato… (excepto Single speed!!! :)


Esperamos que este formato XC seja uma iniciativa com continuidade e com esta qualidade. À ACBI os nossos sinceros Parabéns.

Um agradecimento especial aos fotógrafos que se encontravam ao longo do percurso e que captaram alguns dos momentos BTTHAL-Single Speed. (Papparazzi estavas lá… meu malandro e não disseste nada!!!!!)

João Valente e Fernando Micaelo

1 comentário:

FMicaelo disse...

Os meus sinceros parabéns à ACBI por ter a "ousadia" de montar um mini campeonato, em estilo Open que permitiu a todos nós que participaram, profissionais e amadores pedalar numa competição no nosso "quintal".
Foi bom e recomenda-se! Eu espero voltar a repetir a "brincadeira"!
Quanto aos paparazzis AQ e Tiago foram muitas e excelentes as fotos. Houve outro paparazzi camuflado que por lá andou mas que não veio ver a malta... até já parece ser um ex-colega... malandreco! Vê lá se apareces para pedalar que a malta tem saudades tuas!