terça-feira, 10 de março de 2009

Açafa 2009

Boas todos! ;-)

Era com um misto de expectativa e curiosidade que a equipa BTTHAL aguardava a chegada do dia 8 de Março para participar na IV edição dos Trilhos da Açafa - 2009. Expectativa porque o conhecimento e experiência na região era parca e o trilho GPS e a devida altimetria prometiam aventuras, boas paisagens e dureza. A curiosidade prendia-se com as experiências partilhadas pelos companheiros do pedal em relação a edições anteriores, nas quais nunca participamos devido ás exigências profissionais e que sempre deram a entender que era um passeio de BTT de qualidade suprema.

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

E se dúvidas houvesse depressa se dissiparam. A Açafa 2009 foi para mim um dos melhores passeios nos quais já participei! Da beleza e especificidade dos trilhos à organização cuidada e pormenorizada, não há nada a apontar, antes pelo contrário, somente aplaudir. Mas vamos por partes.

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

A equipa BTTHAL fez-se representar por mim (FMike) e João Valente prontos para atacar os 65 km e o CLI como aderente aos 35 km. A saida da cidade fez-se um bocadito mais tarde que o esperado, devido a um pequeno pormenor técnico relacionado com as nossas exclusivas barras de suporte para as bikes e que ditou desde logo a perda da companhia da malta BTT Castelo Branco que se reunia na Chocolate. Nada de grave, que depressa se colmatou quando perante a enorme fila para levantar os dorsais no secretariado, a malta do BTT CB nos brindou com os nossos saquinhos e respectivos dorsais já levantados. A eles o nosso bem haja!
.

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Ora livrados desta tarefa ficavamos assim com tempo suficiente para desgustar o prometido Pequeno Almoço. E que pequeno almoço! A brincar alguém dizia que ficava já ali, que se tramassem os trilhos....eheheheheheh! Desde o bom presunto, enchido, fatiados diversos, às bôlas, bolos variados bem acompanhados pelo "café das velhas", de tudo havia e em quantidade!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Mas o tempo passava, o nevoeiro começava a querer levantar e a organização começava a chamar a malta para a partida desta IV edição. Numa alegre e colorida algazarra lá perfilamos e demos inicio a este belo passeio, marcado desde logo pelas primeiras rampas que dariam o mote do dia - subir e subir! De VVRodão até à Serrasqueira o nevoeiro ainda nos fez companhia, mas depressa deu lugar a um sol radioso que marcou bem o dia.

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Na Serrasqueira fazia-se a separação entre o pessoal da Alta Competição e a malta da SLSS (PJFA esta é tua!), brindando a malta dos 65 km com o primeiro de muitos e brilhantes single-tracks, que sem dúvida foram a imagem de marca deste passeio.

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Na aldeia dos Rodeios esperava-nos mais um bonito single e a primeira mesa do dia quando já levamos cerca de metade do acumulado já espraiado nas pernas. Bem recheada - sumos, água, bolos e muita fruta, só pecou pela pouca quantidade de pãezinhos de leite (algo mais sólido que normalmente preferimos) e que já não chegaram para nós.

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Um bocadito mais à frente dos Rodeios, num trilho algo mais técnico um companheiro do pedal acabou por cair mesmo à nossa frente mas sem graves consequências. (Boas melhoras companheiro!) Como o João Afonso oportunamente disse o INEM estava logo ali pronto a actuar para o que desse e viesse... e ainda dizem que demoramos a chegar ás ocorrências! Eehehehehehe!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Já depois dos Amarelos e quase á entrada dos Perais, local do segundo abastecimento, o meu desviador dianteiro decidiu negar-se à subida que antecedia a aldeia, recusando-se a baixar da talega, obrigando-me a desmontar e a seguir a "penandes". Valeu a companhia dos meus amigos que me acompanhavam como de costume - JV, João A. e Agnelo, que num altruismo bem bonito, também eles baixaram das bikes e me acompanharam a pé ante pé até ao cimo da subida. Bonito sim senhora. Obrigado da minha parte! Fico a dever uma!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Nos Perais aguardava-nos então o segundo abastecimento, este sim, digno manjar de reis onde não faltou nada e inclusive havia um stand de apoio mecânico da Vertente que bem jeito deu a um companheiro dos PNV's que furou enquanto desgustava uma sandocha. Lá ganhou uma câmara de ar nova que lhe permitiu continuar.
.
A partir dos Perais entravamos na última parte do percurso, em que um continuo de subidas e descidas, em trilhos algo exigentes, daria acesso aos últimos singles do dia e sem dúvida os mais bonitos, bordejando o Rio Tejo até à entrada de VVRodão. Só por esta parte do trajecto valeu a pena!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

A chegada a VVRodão deu-se já bem em cima das 14 horas, nada que não estivesse já previsto, uma vez que o nosso objectivo não eram tempos mas sobretudo bons momentos e muitas fotos. No meu caso mais de 100, e no caso do João Afonso, pelo que sei mais de 200 e o Agnelo nem imagino quantas! Isto sim, é um verdadeiro campeonato! Eheheheheh!
.
Seguiu-se então o merecido banho, uma vez que a alta temperatura do dia tinha-nos feito transpirar, ainda mais do que propriamente os trilhos. O lauto almoço esperava-nos no Quartel dos Bombeiros de VVRodão, onde marcavam presença a boa sopa de repolho, uns enchidos e carnes grelhadas bem apetitosas, finalizadas com soberbas sobremesas e fruta. Excelente!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Para finalizar o post de hoje deixo apenas uma apreciação sumária desta IV Edição dos Trilhos da Açafa e os meus parabéns à Organização.
.
Os trilhos denotavam muito cuidado na sua escolha, previligiando o ciclável como complemento á novidade e exclusividade dos singles. Muito bons, eram perfeitamente realizáveis por todos. A qualidade do terreno era exigente - tipico nesta zona - em que a pedra solta poderia achocalhar os menos treinados e causar alguma fadiga, incrementada pelo desnível acumulado. O que seria do BTT sem um empenozinho de vez em quando?

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Em todo o percurso foi tónica dominante e muito assinalável o cuidado posto na marcação dos trilhos, onde só se perdia quem fosse mesmo cego! Já nos cruzamentos o apoio era sempre oportuno e bem realizado. Os abastecimentos foram bons, bem diversificados e em locais estratégicos. Até a população ajudava batendo as suas palmas como que acalentando quem já viesse cansado. Por último o almoço, bem farto e de boa qualidade, só passava fome quem fosse anorético, e mesmo assim punha as minhas dúvidas se resistiam aquelas sobremesas excelentes!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

No geral só tenho a acrescentar o meu muito obrigado aos amigos que me acompanharam e à soberba Organização, a quem deixo os meus mais sinceros parabéns! Para o ano repitam sff! Eu, se Deus quiser lá estarei novamente!
Fiquem bem!
.
FMike :-)

4 comentários:

Hernâni disse...

Excelentes fotos!!
Foi um dia Potentíssimo

Cagaréu

Jorge Gouveia disse...

Excelente reportagem.
A organização agradece.
Abraço e boas pedaladas

JGouveia

Paulo João disse...

Excelente passeio. paisagens magnificas.
O tempo ajudou.
A companhia foi excelente. Obrigado CLI.

Agnelo disse...

Pois, estes tipos do hospital a tirar fotos, pára-arranca, arranca-pára, e depois um gajo às espera deles empena, pois é... e no fim chego a bila belha às 14:30, quando chegaria por volta das 10 em situação normal.

Obrigado pela companhia e pela boa disposição. Parabéns pelas fotos, apesar de não chegarem ao "calcanhares" das minhas, hahahaha... :-)

Abraço

AQ