terça-feira, 24 de março de 2009

Até à Foz do Pônsul... e voltar!

O programa matinal para hoje, dia 22 de Março já pautava no nosso calendário bttista como um dia grande em cima das bikes! Visita à espectacular Foz do Pônsul…com passagem nos espectaculares singles da Serrasqueira, recentemente percorridos na IV edição dos Trilhos da Açafa! Por certo que todos estávamos conscientes da dureza associada a tal planificação… mas quando queremos muito uma coisa…à que lutar por ela!! E assim foi nesta manhã domingueira!
.


Foram 8 os aficionados que pelas 8 horas marcaram presença no “Docas Point”! Álvaro, Pedro Antunes, Abílio Fidalgo, Agnelo Quelhas, Nuno Dias, Jorge Palma, Bruno e eu João Valente. O João Afonso ainda apareceu para cumprimentar a malta com o seu habitual lenço vermelho ao pescoço mas hoje iria virar azimutes ali para os lados da Pires Marques visto ter programado o seu ciclómetro para distâncias de 3 dígitos! Ehehehe!



Com saída de Castelo Branco pelas 8:10, seguimos pela trilharia já conhecida da malta do burgo, passando pelas localidades de Benquerenças, Retaxo, Amarelos, Rodeios, Vale do Homem, Atalaia do Campo… e… pára o baile que temos problemas mecânicos!!! Nuno Dias a subir de forma física de semana para semana foi impedido de continuar a volta de hoje por causa dos casquilhos! Casquilhos empenados, partidos ou amolgados, certo é que a roda traseira dançava que nem uma bailarina colocando a segurança do moço em perigo para além do dito problema se poder tornar ainda mais grave! Decisão conscienciosa ditou o fim do percurso ao Nuno que regressou mais cedo à cidade!



Seguimos caminho com azimutes virados para os singles da Serrasqueira e surpresa das surpresas… começamos a ver grupos pequenos de 2, 3 bttistas em sentido contrário com dorsais em riste nos guiadores! Brilhante!!!! Estávamos mesmo no meio do Passeio Organizado do Tostão… mas em sentido contrário! Ehehehehehe! Cuidadosamente seguimos pela direita até estarmos fora dos trilhos percorridos por esta malta do Tostão!

Já nas imediações da Serrasqueira desfrutamos então daquela bonita trialeira de singles onde de tanta emoção o Jorge Palma sentiu o chão bem de perto! Nada de grave… valeram os tufos de erva macios para amortecer o impacto no solo! A malta que participou na Açafa recordou e vibrou pela segunda vez, os restantes traziam um sorriso nos lábios! Aposto que gostaram! Ehehehe!!



Cruzámos a aldeia da Serrasqueira e ao apanharmos o piso de asfalto, o Pedro Antunes optou por regressar à cidade, não fosse a prevenção profissional ser quebrada por alguma avaria inesperada e depois a distância até à cidade seria demasiado grande para ser vencida em tempo útil! Despedidas feitas, seguimos um grupo de 6 com olhos postos no segundo objectivo desta etapa de domingo - a Foz do Rio Pônsul!

Vale Pousadas com pausa para abastecimento de sólidos, Monte Fidalgo e depois de alguns quilómetros começaram a avistar-se as paisagens idílicas, verdejantes e de relevo acentuado com o rio verde (coberto com micro-algas), calmo, sereno e belo lá bem em baixo!



Ainda bem que a era dos rolos fotográficos já “era”!!! Era ver a malta a pôr as bikes de lado e a “chapar plingrafias” a torto e a direito! A paisagem defacto merecia-o! Aquela serenidade faz-nos esquecer a fadiga, faz-nos esquecer as horas… transporta-nos para outra dimensão… Muito Bom… mesmo!

Ainda na mesma linha de visão descemos e subimos por um single ladeado de esteva algo cerrada para podermos chegar “mais perto” da foz e vislumbrar na outra margem ainda pedacinhos do enchido que alguns camaradas ali saborearam à uns meses atrás! Brincadeirinha!



Na verdade estávamos os 6 extasiados… poderíamos por ali ficar a apreciar o panorama em 360 graus… mas e as horas???? Estávamos com quase 12:30 e faltariam cerca de 20-25Km’s até à cidade… alguns deles bem íngremes e suados! O regresso à cidade, cheirava-me a sofrimento… e não me enganei!

Impusemos um ritmo mais acelerado, apenas abrandado pelas pequenas, médias e grandes “paredes” que fomos encontrando! Ainda se lembram da subidinha para os Maxiais???? Até os crank’s chiavam!!! Eehehehe! Foi um bom suadouro!!!!

Com a cidade no horizonte os ânimos melhoraram e a mente de alguns já só pensava em cevada! Era vê-los em aceleração… o tremoço XXL, o copo suado e o líquido gasoso!!! Ehehehe! Chegámos em cima das 14:00, com uma quilometragem equivalente à majestosidade desta volta… Grande!!!
Não fiz companhia aos meus camaradas na Associação do Valongo mas imagino que tenham bebido uma (das pequenas) por mim! Agradeço a todos a excelente companhia durante todo o percurso! Temos um grupo óptimo, cada vez mais homogéneo e coeso! Vamos manter este espírito!!! Abraço a todos!

Fiquem Bem…
Vemo-nos nos Trilhos!

2 comentários:

JValente disse...

aa

Agnelo disse...

De facto foi um dia mais comprido que o habitual, no entanto é preciso estar preparado para as maratonas que aí vêm. Parabéns pelo relato que, embora tardio, vem sempre, e com muita qualidade.

Abraço
AQ