segunda-feira, 3 de março de 2008

À procura do Gaio - 2008

Ó gaio, gaiozinho...

ó gaio trocista...

Onde te esconde tu passarinho

dos olhos do bttista?


10 euros pagou quem se inscreveu

e tivemos festança espectacular...

Só mesmo o Gaio não apareceu

Mas pró ano vamos voltar!


Pedalamos vales e montes

à procura do teu cantar...

Vá lá não te escondes...

Pró ano vamos te encontrar!


As subidas não acabavam...

mas a paisagem era espectacular

O rabo e as pernas já molejavam...

de tanto pedalar!


O abastecimento deu o mote

para uma boa refeição.

O almoço foi de fartote

Foi comer até mais não!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Cheiro doce a Primavera... sol esplendoroso... temperatura agradável... boa companhia... uma jornada de lazer pelo campo. Estava dado o mote para mais um excelente dia de passeio em BTT.


Esperava-nos hoje um regresso esperado e ansiado - Procurar o Gaio por terras do Palvarinho, em versão 2008. Pedalar por estas paisagens é sempre um prazer. Quando a isso se alia uma organização ao mais alto nível e a boa companhia dos amigos habituais... o que é que podemos pedir mais?

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Como já começa a ser habitual, a malta amiga concentrou-se ainda em CBranco, para o costumado cafezinho da manhã, hoje na Padaria do Montalvão, ali mesmo ao lado do Modelo. Depois de algumas trocas de "cumprimentos e larguras", e sorvido o néctar aromático, lá partimos em alegre caravana até ao Palvarinho. Lá chegados a moldura humana já se começava a construir. Essencialmente constituida por caras conhecidas, pautava-se sobretudo pela presença dos verdadeiros apreciadores do BTT na sua vertente lúdica. Os seus "modestos" 35 km e o limite de 100 inscrições terão afastado muitos dos que se entregam exclusivamente à competição. Hoje a jornada seria mais de lazer, convívio, boa camaradagem e claro, muitas... muitas... fotos. À minha conta registei a módica quantia de... 110 fotos... Coisa pouca... ehehehe!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Depois do levantamento do ansiado dorsal e efectuada a foto de família, lá iniciamos então mais uma Rota do Gaio. Os trilhos bem marcados, denunciavam o cuidado posto pela organização, quer na sua escolha, quer no esmero da passagem dos locais mais problemáticos - até uma ponte improvisada havia, para fazer as delícias dos mais atrevidos. Já os single-tracks foram a cereja em cima do bolo - bonitos, bem escolhidos e bem cicláveis, permitiram respirar a Primavera em todo o seu esplendor, ao mesmo tempo que permitiu expandir os espíritos dos bttistas mais aventureiros. Apenas um senão que é discutivel - a relativa dureza física dos trilhos iniciais fez estragos logo nos primeiros quilómetros aos menos rodados destas andanças. Nada que não seja contornável. É só uma questão de treino! Apareçam, venham connosco pedalar, que essa sensação de cansaço... só vai aumentar! Eheheheh!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Foram muitas e bonitas as paisagens registadas pela mente e pela digital. Não consigo aqui transmitir por escrito toda a beleza dos trilhos por onde passamos. Convido os mais curiosos a que vejam uma pequena amostra das fotos que registei, já no final deste post. Muitas outras ficam cá no arquivo digital BTTHAL deste ano de 2008.

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Claro que quando muito se pedala, muita fome aparece... E para matar a fome, nada melhor que um abastecimento á moda do Gaio. Mais uma vez esta organização nos habituou mal... Havia de tudo um pouco e ainda por cima em quantidade. Foi a muito custo que consegui tirar o JValente de perto do saco das sandes... aquele rapaz ainda leva alguém à falência assim a comer... A estratégia foi falar-lhe nas velhotas da aldeia! Este rapaz quando vê velhotas castiças esquece-se logo das sandes. Não perde uma oportunidade de dizer meia dúzia de chalaças às velhotas! Ehehehehe!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Brincadeira à parte, o abastecimento decorreu no sítio certo, à hora certa. Assim vale a pena. E mais... permitiu mais uma vez cultivar-mos aquela vertente menos explorada, desconhecida até, de alguns bttistas - integrarmo-nos, conviver-mos, conhecer-mos as comunidades locais dos sítios por onde passamos. Isso também faz parte deste desporto! E o amigo RARN tem-nos dado várias oportunidades - quem não se lembra das duas idosas habitantes das Garridas, plenas de alegria a dar jeropiga a quem queria? São momentos que não se esqueçem!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

No fim de tanto calcorrearmos aqueles belos trilhos, nada como um bom banho para podermos tirar o pó e a lama do corpinho e claro discutirmos este e aquele momento mais apreciado do decurso do passeio. Para tal o banhinho quente é fundamental. Desta vez ele estava lá. Contudo ainda houve momentos de "gritinhos" pelo escaldadiço da água. A botija acabou e enquanto muda e não muda, tivemos direito a momento hilariantes a ver os mais corajosos a enfrentar a água fria - parece que nem foram á tropa! Eheheheh!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Após estas boas horas em cima das nossas bikes, vem o esperado almoço, que permite, sempre, mais alguns momentos espirituosos entre amigos, quer sejam em amena cavaqueira, quer sejam com uma ou mais anedotas "picantes", quer sejam a discutir quem chegou primeiro ou em último. Todos estes momentos, incluem normalmente a toma do ansiado remédio para as articulações - Umas Sagrespam! Como tal este ano não se fugiu à regra! Hoje em versão genérico (Superbockpam) ninguém se negou. As dores eram muitas e portanto havia que aliviá-las condignamente. E logo ali quase ficavamos almoçados - cá fora a carrinha ainda carregada de fruta, sandes e bolos permitia recarregar as baterias mais vazias enquanto o almoço não começava; lá dentro as batatas fritas à descrição bem acompnhadas pela cervejola começavam a soltar as línguas mais envergonhadas. E quando o almoço chegou já reinava a boa alegria. Farto e bem confeccionado, permitiu repor as energias. A acompanhar a bebida não faltou, havendo para todos os gostos, desde a cervejola, passando pelos bons vinhos tintos e brancos, até às colas e sumos, ninguém ficou com sede ou fome. Depois seguiu-se o costumado sorteio e convívio habituais destas andanças, mas por motivos profissionais, não ficamos para assistir, com muita pena nossa.

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

E o que resta fazer??? - Dar os merecidos parabéns ao amigo RARN e à sua equipa por mais este bom momento de BTT. Meu amigo conta connosco para esta e outras iniciativas semelhantes. Assim vale a pena !

Fiquem bem. Até à terça (acho que vamos ter Kuduro...)

FMike :-)

5 comentários:

JValente disse...

Por Mateus:

Querem ver que o fmike agora deu em ser poeta!!Eh!Eh!bonito sem duvida!!Parabens!E mais uma vez excelentes fotos.

MATEUS

JValente disse...

Por Abílio Fidalgo:

Optimo passeio, abastecimentos muito diversificados, desde a sandes à farinheira passando pela chouriça e ginginha, trilhos 6 estrelas e a reportagem não podia ficar atrás. Tenho pena não vos ter acompanhado, mas voçês desta vez saltaram alguns abastecimentos, como diz o AC parece que estão a ficar cegetas.

Fidalgo.

JValente disse...

As velhotas é apenas uma capa para ficar com as novas todas!!!! EhEh!

No que toca ao abastecimento dos enchidos foi realmente uma falha…é que nem o cheiramos…tinhamos umas miudas novas (leia-se febras) mais lá mais à frente (as do paraíso tropical) à nossa espera! EhEh!!!

Excelente Rota do Gaio 2008!

JValente

JValente disse...

Por Nuno Dias:

Ehehe… que bela manhã, parabéms pelas fotos e pelo poema, tás feito num “Aleixo”

NunoDias

JValente disse...

Por Filipe Salvado:

Muito bem Mike!
Grande momento de inspiração.
Temos um BTTista poeta ao mais alto nível.
Parabéns pelo poema e pelas fotos.
Foi sem dúvida um excelente passeio.

Filipe