sábado, 29 de março de 2008

Uma Tarde de Geocaching na Gardunha

Boas a todos!

Depois de termos falhado mais uma bela terça feira de BTT com o amigo AC, Filipe e outros devido às exigências laborais que não nos "libertaram" para o lazer, o corpinho começou a pedir talega, trilhos e convívio. E nem a voltinha feita a dois (JValente e eu, FMike) na tarde de quarta, com 40 km em modo de "alta rotação" para adquirirmos ritmo para as maratonas que se avizinham, conseguiu saciar essa fome.
Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

O JValente em plena quinta-feira, dia de soma de mais um ano às minhas pernas, lançou-me a mim e ao Roberto um desafio... "Olhai lá... há 5 novas caches lá bem em cima, no topo da Gardunha!... E se lá fossemos amanhã à tarde nas nossas bikes?" Bem, se há coisas que gosto é de bons desafios plenos de bons momentos e parecia-me que este se podia transformar numa tarde bem passada em cima da talega... e não me enganei! O amigo Roberto acabou por não nos acompanhar devido a compromissos laborais e familiares, mas outras ocasiões geocaching haverá para partilharmos.

Feito os devidos estudos das cinco caches do geocacher Sammendes, coordenadas e respectivas hints, ainda me dei ao trabalho de as colocar num mapa cartográfico, porque isto de ir para a serra sem GPS Outdoor "pia" fino, e ao menos assim tinhamos por onde nos guiar! E bem jeito deu.
Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Chegados à bonita aldeia do Casal da Serra, decidimos subir a serra não pelo trilho que conhecemos com o amigo AC em Julho do ano passado, naquele que foi mais um belo raid "Ir mais além" , mas sim por um outro que nos levaria até ao alto das Barrocas, lado a lado com o Ribeiro do Vale do Cepo, onde encontrariamos a primeira cache - "Ribeiro do Vale do Cepo", já a quase 1000 metros de altitude.

Analisada bem a carta sabia que o trilho apresentava um desnível acentuado, que teriamos que vencer, mas "in loco" pudemos apreciar que não só era uma "parede" que obrigou a algum pedestre, com também tinha o piso algo técnico, que a descer não seria nada fácil. Já a cache encontrava-se fora do trilho, obrigando a mais passeio pedestre e mesmo alguma escalada para poder aceder ao container... uma aventura de vertigem!

Feito o devido log na cache, rapidamente encetamos a marcha em direcção à segunda cache do dia, "Castelo Velho", que como o nome indica se encontrava num dos pontos altos desta serra, um morro de pedras chamado assim, já a 1027 metros de altura. Largadas as bikes num recanto tivemos que fazer quase um quilómetro de pedestre e escalada para podermos chegar a esta bela cache, colocada num local com uma vista simplesmente fantástica! Foi um chapar de fotos que nunca mais acabava!

Agora surgia o desafio maior - subir lá acima às Antenas, porque lá morava, a 1227 metros a terceira cache do dia, a "Gardunha", colocada bem perto do Marco Geodésico. Depois de uma subidinha que nunca mais acabava, lá tivemos direito a novo passeio pedestre para atingirmos o marco, onde pudemos, à sua sombra, fazer o respectivo log, vitaminar o corpinho, hidratar e chapar mais algumas dezenas de fotos, sempre em amena cavaqueira. E mais uma vez a paisagem foi a tónica dominante - Castelo Branco lá longe acenava-nos... já no sopé da montanha, o Louriçal, Castelo Novo, Vale de Prazeres, Orca e muitas outras aldeias, brilhavam ao sol do fim de tarde... atrás de nós tanto a cidade do Fundão e lá já nas faldas da Estrela, a Covilhã, faziam-nos sentir como águias no topo do mundo. Que sensação de plenitude! Se não fosse o vento algo gelado que se fazia sentir, tardaria em sairmos dali.

Bem, agora era a descer... e tal era a velocidade que quase passavamos outro morro de pedras chamado de Castelo Novo, que albergava a quarta cache do dia, a "Castelo Velho". Como a passamos, tivemos que re-subir mais alguns metros, para podermos encontrar um local onde deixar as bikes, porque também esta obrigava a um passeio pedestre de quase 1 km e claro... mais escalada! Entre pedras e pedras que nunca mais acabavam, lá chegamos então à cache, que se encontrava numas pedras cá bem por cima de Castelo Novo (aldeia) e da A23 lá bem em baixo.

Recuperadas as bikes lá do meio dos enfestos, lá seguimos viagem em direcção ao miradouro da Baldeira, onde não paramos, uma vez que a 5º cache do dia ainda estava longe. Chegados próximos da Casa da Floresta, viramos não em direcção ao Louriçal, mas sim a um local chamado de Faldas da Serra, sobranceiro à Estância de Média Altitude, onde num aprazível parque de merendas, nos esperava a 5ª cache do dia, a "Faldas da Serra". E foi ali, sentados em banquinhos de madeira, estrategicamente colocados sob o miradouro, que pudemos logar e repetir a dose de vitaminas, apreciando ao longe a beleza de mais um pôr do sol.
Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Com a sensação de meta cumprida, chegamos ao Casal, onde pudemos registar mais algumas fotos para recordar este belo dia e esta deliciosa aventura, plenos que isto sim, vale a pena! BTT e Geocaching conjugam muito bem. E quando lhe juntamos bons momentos de convívio e amizade, o que é que podemos pedir mais?...