domingo, 24 de fevereiro de 2008

1/2 Maratona Central Bikes - O dia D!

Boas a todos!!

A malta do BTTHAL andou em cima do boletim meteorológico a semana toda! Adivinhava-se mau tempo! Chuva, chuvisco, chuvada ou mesmo a típica chuva molha parvos!!!! Não havia hipótese... ela iria-nos fazer companhia durante o dia 23 de Fevereiro de 2008... naquilo que foi a 1/2 Maratona Central Bikes... mas já lá vamos!!!!

A malta BTTHAL cedo se levantou para ingressar neste dia! Havia 3 paragens prévias a fazer em Castelo Branco, com o super transporte oficial (a velha carrinha TOYOTA - caixa grande e aberta!) da equipa BTTHAL! Depois de montada a minha bike (JValente), seguiu-se a do PJoão, depois a do FMike, e finalmente a do AFidalgo! Estratégicamente colocadas, encaixadas e aperreadas lá seguimos com os azimutes apontados aos Escalos de Baixo!!!!

Photobucket

Já dentro das Escalos, a sinalética era esclarecedora... BTT à direita, BTT à esquerda, BTT à direita, BTT em frente... até chegarmos ao recinto de Futebol do Grupo Desportivo e Recreativo dos Escalos de Baixo... perto das 9:00! Já a típica azáfama dos aquecimentos, tira bikes, põe bikes, secretariado e afins se fazia sentir ali no campo de jogos... sempre com a chuvinha a fazer companhia... ah pois é!!!!

Photobucket

BTTHAL segue para a fileira do secretariado quando é surpreendido pelo amigo Pinto Infante a pedalar numa arcaica e valiosa bicicleta pasteleira Ye-Ye onde a quantidade de ferrugem certamente compete com a idade da relíquia!!! "Isto é só a minha companhia para levantar o dorsal!" diz em tom de folia!!! EhEhEh! Espectáculo!!! Parece que vai haver aí para os lados da Lardosa uma concentração de relíquias destas... e o homem já anda a domesticar a bicha!!!!

Photobucket

A expectativa da entrega dos dorsais é sempre grande! Qual será o número? Será o pilas, será a estrela nº10, será o invertido 69... ou mesmo o nº do INEM... 112??? Pois é meus amigos... desta vez BTTHAL marcou presença na Maratona dos Escalos com o pilas 001, pertencente à nossa representação feminina Alexandra (que desde já merece os parabéns por ter superado a prova dos 20Km), e o meu dorsal tlinta e tlês (033)... que nem cheguei a colocar na bike atendendo à sua fragilidade (quase papel vegetal) e face às agressões tempoarais (chuva + chuva + vento + chuva)! Depressa houve mais adeptos desta medida! EhEh!

Photobucket

Photobucket

Já com os dorsais levantados e arrecadados dentro do saco (!!!)... foi tempo de ordenar a malta BTTHAL juntamente com a Armada Espanhola (7 membros que vieram juntamente com o nosso colega CLozoya e Alexandra)... e preparar a tradicional fotografia de grupo... para mais tarde recordar!!!

Photobucket

Já com algum atraso, foi feito o briefing pelo nosso amigo Rui da Central Bikes! Aproveitamos aqui a oportunidade para elogiar o seu tom de voz coloquial... o homem tem jeito para estes discursos... uma carreira na política ou na religião (!) que se perdeu!!!! EhEhEh! A partida foi dada perto das 10horas!

Seguiram-se cerca de 45Km por trilhos que na maioria eram nossos conhecidos! A chuva e o vento fez-se sentir praticamente durante o percurso todo! A dispersão do pelotão sucedeu logos nos primeiros quilometros indo depois cada um no seu ritmo... até alguns pontos em que se aglomerava mais pessoal, nomeadamente passagens estreitas e ribeiras onde era obrigatório molhar até ao joelho!!!! É sempre divertido ver a hesitação do pessoal em molhar a meia, quando na verdade já vão todos ensopados de chuva, lama e suor!!!

Existiram vários pontos de abastecimento de água ao longo do percurso... mas de água já a malta ia cheia... pois ela caia do céu de forma gratuita!!!! Sentiu-se algum descontentamento face ao abastecimento de sólidos ter sido tão tardio (aos 35Km)! Pessoalmente já ia com alguma galga... mas aquelas sandochas souberam que nem gingas e deram alento para fazer os últimos quilometros sempre em mudança pesada!

Photobucket

Bom... a força era tanta... que praticamente em cima da meta (aí a uns 300 metros) parti a corrente! Valeu ser uma corrente inteligente... que partiu de modo a ser colocado um elo rápido sem ter de fazer nenhum ajuste!!! EhEh!

Chegámos à meta com 43,20 Km, feitos em 2:16:16 a uma média de 18,70Km/h! Para nós... que não entramos em grandes competições... achamos que foi razoável!!! A armada espanhola chegou pouco tempo depois e à nossa espera (de mim e do FMike) já se encontrava o Fidalgo, que atalhou uns quilometros quase à chegada e o PJoão que acidententalmente enveredou pelo percurso dos 20Km!

Há que louvar a situação das banhos... pois havia espaço para todos e havia água quente... coisa rara hoje em dia nos passeios e maratonas organizadas!!!! Na verdade... e no nosso entender... terá sido esta banhoca de água quente... a safa de uma constipação!!! Mas não deitemos foguetes antes da festa!! EhEh!

O almoço convívio foi servido no Pavilhão Multiusos dos Escalos de Baixo onde foi também feito o sorteio de uma bike Gary Fisher e outros brindes oferecidos pela Loja Central Bikes!

Photobucket

O ilustre atleta de alta competição Ricardo Figueiredo (www.ricardofigueiredo.com) proferiu umas palavras e entregou os prémios aos sorteados! Salienta-se aqui a sorte da Armada Espanhola que arrebatou 4 prémios... este espanhóis devem ter feito das suas!!! EhEh!

Photobucket

Assim se passou uma manhã onde o convívio e a reunião de amantes do BTT foram os pontos fortes deste evento! Ah... e os banhos! Muito importante...os banhos!!Se não fosse-mos nós a inssistir o Fidalgo ainda lá estava a tomar banho!!!

Portem-se bem!

Bons trilhos!

5 comentários:

JValente disse...

Por Jorge Palma:

Olá pessoal do BTTHAL. Parabéns pela blog. Tenho acompanhado assiduamente as vossas aventuras. Desta vez resolvi contactar-vos porque o João Valente falou num encontro de pasteleiras em Lardosa. Será que me conseguem fornecer mais alguma informação sobre o evento. Ja pesquisei e não encontrei nada. Será inserido em alguma festividade local??

Cumprimentos e boas pedaladas

Jorge Palma

JValente disse...

Por Paulo Santos:

Faço minhas as palavras do amigo Fidalgo. Valeu pelo espírito de camaradagem e confraternização. Espero que nos vejamos mais vezes nos trilhos.

Paulo

JValente disse...

Por FMike:

Pois… isto de ser o primeiro, tem por vezes, pormenores sofríveis, melhoráveis. Quanto aos trilhos, sobejamente conhecidos de nós, estavam como esperavamos… bem enlameados! Mas como chovia, eramos ao mesmo tempo logo eslavaçados! O que fica sempre bem presente em nós é o espirito com que alguns de nós alinham nestas coisas – pelo divertimento, pela camaradagem, pelo convivio. Quanto à voltinha de pasteleiras o amigo Pinto Infante falou-nos num convivio lá para Maio, com 10 km. Mais pormenores só com ele. A equipa BTTHAL está pronta para alinhar – uma Peugeot (JV), uma Òrbita (FMike) e uma Milita (CLozoya)estão já na calha para irem até à Lardosa!

FMike

JValente disse...

Por Carlos Lozoya:

Os meus parabéns à comissão organizadora, que acompanhou durante tudo o percurso as nossas meninas (Alexandra e Amelita) Obrigado Crisálida!!.
No que respeita a Armada Española, (nunca melhor dito porque sempre estivemos molhados, mesmo que se tivermos estado quer a beira mar, quer na alta mar), foi um passeio muito agradável e divertido, com muitos exemplos da picaresca espanhola (alguns malandros de nos utilizamos a boleia da carrinha-vassoura para a passagem dalguma ribeira mais complicada: coisas de espanhois….), assim como poupar os últimos 7 Kms por causa dos putos que para alem de molhados já andavam muito fartos de bikes, chuva e lama a julgar pela forma de refilar e a ameaça de abandono quando chegaram a altura da ermida de S. Luis.
O almoço foi muito divertido mas o pior foi não ter a fortuna de apanhar a Gary Fischer, ficando com o 80% dos prémios sorteados.
Combinamos mais voltinhas?
BJKs

CLI.

JValente disse...

Por Pinto Infante:

Ganda abraço de agradecimento pela publicação da minha ilustre burra e companheira de luta. Quanto ao encontro destes belos exemplares para Maio na Lardosa, a coisa é séria. Vou dando notícias, através desta gente simpática do BTTHAL e companhia, o Meu blog da Lardosa está para breve. Só uma pequena lembrança; a minha burra fica um pouco estressada com os flashes das máquinas, portanto agradeço que os desliguem…ah ah ah.
Abraço, bons passeios e se tudo correr bem Domingo mais uma actuação lá para os lados do Palvarinho

Pinto Infante