domingo, 28 de abril de 2013

I Passeio de BTT Bombeiros Voluntários Idanha-A-Nova

Boas a todos!
 
É nos habitual, por força das nossas profissões, cruzar-nos e conhecermos pessoas dos mais diversos quadrantes, que de outra formas improvavelmente conheceriamos e passariamos a granjear como amigos.
 
 
Um caso desses á a malta que presta o seu voluntariado e/ou funções nas diversas corporações de Bombeiros do nosso distrito. Desde que integramos a equipa do INEM em 2005, pouco a pouco, no decurso do nosso trabalho, temos conhecido diversos amigos bombeiros, de todas as corporações, nos eventos mais singulares ou inesperados, mostrando que além de bons profissionaiss, são igualmente bons amigos com quem vamos tendo o prazer de confraternizar.
 

Para além do pessoal de Castelo Branco, uma das corporações com quem mais trabalhamos, é a de Idanha-A-Nova, onde frequentemente vamosem missao de socorro. Igualmente fomos conhecendo alguma desta rapaziada nos eventos desportivos da região como por exemplo nas organizações da ACIN.
 
 
Há algum tempo atrás, no decurso de mais uma activação de emergência, calhou em conversa o desafio deixado por um amigo Bombeiro dessa corporação: "Então, vão participar no nosso passeio de BTT? Gostavamos de os lá ver! Aquilo vai ser espetacular!"
 
 
O desafio foi lançado e a curiosidade foi alimentando a ideia. Conversa puxa conversa e inscrevemo-nos neste I Passeio organizado por aquela malta amiga, num dos palcos emblemáticos do BTT, a famosa Catedral do BTT - Idanha. E valeu bem a pena!
 
 
 
Apesar do distanciamento da modalidade pelas lides académicas e do muito frio desagradável para época, foi sem dúvida uma aposta ganha, passar o dia por aquelas bandas, revendo alguns bons amigos, passeando em BTT numa zona bem menos conhecido mas lindissima e claro, desgustar o almocinho, o costumeiro porco no espeto que estava no ponto!
 
 
O passeio em si denotou uma filosofia que agrada e que no meu entender também tem pernas para andar. Passeio moderado em km, sem grandes altimetrias, numa época do ano espectacular e organizada ao mais alto nivel, nem parecendo uma primeira organização destes companheiros de luta.
 
 
 
Sem ser em excesso, teve uma boa moldura humana, com uma representação espanhola que surpreendeu pela quantidade. A partida, junto á sede dos Bombeiros esteve bem animada pelos Bombos do Ladoeiro. A partida foi dada a horas, com a saida para os trilhos a fazer com a "calma e descontração habituais".
 
 
O percurso escolhido foi uma aposta ganha. Fugindo da bonita e mais que aprovada "tentação" das paisagens da barragem ou monsantinas, virou-se para o outro ponto cardeal, em direção ao Ladoeiro e à bonita campina da Idanha, por trilhos muito bonitos, bem emoldurados nesta altura do ano. Track GPS, marcações e apoios nos cruzamentos estiveram ao mais alto nivel.
 
 
Com uma altimetria a rondar os 650 m de acumulados em pouco mais de 50 km, permitiu velocidades "estonteantes" e o cumprir do percurso em modo de "desfrutar rápido", apesar da "ferrugem" que ainda persiste nas articulações. Para além do João Jodrigues ao inicio, o Rui Pires, que nos acompanhou ao logo de todo percurso bem dizia: "Ou eu tenho andado a treinar pouco, ou esta malta está mesmo a andar muito! Vai tudo doido!"
 
 
Saida em descida alucinante pelo lado da estrada da Mata, entrada nos trilhos logo ali, passando diversos montes e casas agricolas, riachos com pontes construidas de proposito e singles aqui e ali bem limpos previamente para a nossa passagem, denotaram preocupação por quem organiza em dar as melhores condições aos participantes.
 
 
 
Depois de rolarmos, num sobe e desce suave, entramos no Ladoeiro, onde o abastecimento, exactamente a meio, tinha os costumados bolos, aguas e fruta em bastante quantidade, permitindo a recuperação de energias para os restante quilómetros.
 
 
A segunda parte do trajeto, ainda mais bonita, cruzou diversas planicies, aqui e ali com pontes sobre os canais de rega, levando-nos a aproximar do Couto da Várzea, onde entramos pouco passava das 11:30. Ainda pensei que subissemos à Idanha por aqui mas a calçada romana estava á nossa espera! Para lá chegarmos fizemos um caminho recentemten limpo do mato que o devia cobrir na integra denotando bem o cuidado posto no passeio.
 
 
 
A subida da calçada é sempre exigente, mas é daquelas que dá prazer subir na integra, pois á chegada lá a cima, a sensação de musculos doridos contrasta com a felicidade de conseguir subi-la mais uma vez... excelente! Pouco passava do meio dia e já nós passavamos a meta! Quase inédito! Lol
 

 
Depois de um bom banho quente (sim, quente!) juntamo-nos mais uma vez ao Rui e ao Jorge e Nuno Maia de Alcains, regressamos á sede dos Bombeiros para atacarmos o bom do porco no espeto que estava no ponto, bem complementado com o arrozinho de feijão e a "loira" para eliminar o ácido láctico dos musculos!
 
 
Terminamos o evento com 4 caixotinhos na zona, antes do regresso a CBranco. Ficam aqui dados os nossos parabéns á organização deste I Passeio, na pessoa dos Bombeiros de Idanha e restante malta colaborante, pois permitiram-nso passar uma excelente manhã de BTT, numa organização irreprensivel. Idanha é mesmo a catedral do BTT!
 
 
 
 
Não quero deixar de expressar aqui os nossos votos de boas melhoras e rápida recuperação ao amigo António "Castrol" que deu uma queda "feia" mesmo quase a chegar á Idanha e que lhe provocou alguns ferimentos e eventualmente uma # na clavicula. Poe-te fino amigo!
 
FMike :-)

2 comentários:

Paulo Fernandes disse...

Muito bom dia a todos os visitantes e administradores deste blog.
Em 1ºlugar o meu mais sincero obrigado pela vossa participação neste nosso passeio de btt,é com enorme agrado que vejo que pessoas habituadas a estes eventos,nos elogiaram como vocês o fizeram.Como membro da organização deste evento posso garantir-vos que foi feito um enorme esforço por parte de todos para que "pedalassem" da melhor maneira,tudo foi visto mais que uma vez.No entanto pedimos desculpa por algum ponto não tão bem conseguido.Fico um enorme obrigado a todos "extra" organização que nos ajudaram em tudo,foram incansáveis,sem eles era impossivél.
Esperamos que tenham disfrutado das belas paisagens da campina idanhense,e por fim da bela calçada romana,esperamos que tenham também almoçado bem e se tenham divertido com toda a nossa animação.
Fico os maiores cumprimentos a todos,espero ver-vos para o ano se houver,esperamos que sim.
Um grande abraço
Paulo Fernandes
(organização)

FMicaelo disse...

Amigo Paulo foi um prazer participar num passeio tão bem organizado, por paisagens sempre fantásticas.

Apenas temos um desejo: voltar a Idanha novamente em Outubro para os Trilhos da Raia da ACIN e claro, para o ano voltarmos em Maio ao II Passeio de BTT dos Bombeiros de Idanha. Continuem!