terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Rota dos Madeiros 2012

Boas a Todos 

A Rota dos Madeiros em BTT tem assumido nesta época natalícia um carácter quase típico-tradicional. O espírito de época ajuda à união, e pelo terceiro ano consecutivo que se cumpre esta voltinha pelas aldeolas que circundam a cidade de Castelo Branco. 

O mote é percorrer vários madeiros de natal, registar uma fotografia de grupo em cada um deles e aproveitar o melhor que estes percursos nos possam oferecer… natureza, amizade, bicicleta, trilhos e acima de tudo… bom convívio entre todos! Este ano, reunimos 22 pedalantes, que, do centro cívico da nossa cidade rumaram em busca dos madeiros de natal de 2012. 

O primeiro madeiro de natal, quiçá o maior de todos, estava ali bem pertinho de nós, na igreja matriz da cidade, a Sé Catedral. Cada um assume a posição junto do madeiro… outros conquistam o cume mais alto do dito! Fotografia para mais tarde recordar e lá seguimos azimutes para o madeiro que se seguia!


Seguimos, por trilhos habituais para a localidade de Caféde. O dia, apesar de nascer frio, dava indícios de se vir a tornar um dia bem luminoso, com o sol a querer mostrar-se mais que o habitual nesta época do ano. Frente à igreja de Caféde fomos surpreendidos pela ausência do habitual madeiro de natal! Após informação de um local, lá nos dirigimos para um bairro recente, distante da igreja, onde figurava o amontoado de troncos já pronto a aquecer quem dele se aproxime… na noite de natal! Aqui também foi lugar de nova fotografia de grupo… bem animada!


A vizinha Póvoa de Rio de Moinhos foi a seguinte meta… onde chegámos após algum esforço para ultrapassar as zona das 3 toneladas! Certamente com peso superior… lá estava também o madeiro da Póvoa, no seu local habitual… mesmo diante à fachada principal da igreja local. Aqui o grupo já estava mais reduzido pelo encurtamento de alguns elementos rumo à cidade.


Na Póvoa de Rio de Moinhos parámos por alguns instantes num café da zona nova para abastecimento da malta! Isto de andar de madeiro em madeiro… trepa aqui, desce acolá… dá uma certa larica! Ehehehe…Da Póvoa, seguimos para o madeiro da Lardosa! Nova fotografia e mais uma pequena paragem do famoso “Tá-se Bem” para uns reforços alcooólicos… embora salutares!


Na Rota dos Madeiros deste ano ainda marcámos presença na dulpla de madeiros dos Escalos de Cima e Escalos de Baixo… ambos com bons exemplares dos ditos!


Enfim… o tempo passa, os km’s acumulam-se… a hora de almoço aproxima-se e… lá cumprimos a tradição! Dos 22 pedalantes… 16 cumpriram a volta completa. Somámos 6 madeiros e 6 paragens onde o bom ambiente e a amena cavaqueira estiveram sempre presente entre o grupo! Gostei do espírito que encontrei após estes longos meses de pausa!


Para mim… esta rota dos madeiros foi uma tradição que consegui manter pelo terceiro ano consecutivo. Este ano… depois de quase 10 meses sem pedalar… digamos que foi com algum sacríficio que a consegui cumprir! Em abono da verdade… terminei os cerca de 65Km’s com aquela sensação de que levava às costas um madeiro de natal inteiro!!! Ehehehehe… 

Começar a pedalar quase no fim do ano tem as suas complicações!!! Para a semana… ainda com algumas “mazelas” nas pernas marcarei presença na Última do Ano” a cargo das “Voltas do Pinto Infante”… ainda que para mim seja quase… quase a primeira do ano!!! 

Fiquem bem… 
Vemo-nos em breve por terras da Lardosa!
João Valente

Sem comentários: