domingo, 11 de março de 2012

AC, Rampas & Pó...

Depois da dose de Pedro Paredes e dos “avec’s” nos seus caminhos lá pelos lados de espanha, hoje poderíamos batizar esta volta de: AC Rampas & Rampas… ou eventualmente AC Rampas & Pó! Ehehehe… Já lá iremos!


Com a malta habitual das docas mais virada para os lados de Penamacor, nos Trilhos do Lince, hoje compareceram 9 elementos para dar umas bicladas por aí! Com muitos ou poucos, importante mesmo é a diversão e umas quantas pedaladas à mistura! E foi mesmo o que fizemos!


Entre nós, tivemos hoje a companhia do animado José Luís, proveniente da Lardosa mais a sua nova “especializada”. Juntou-se assim aos “albicastrences” Nuno Eusébio, António Cabaço, João Afonso, João Caetano, Carlos Sales, Silvério Correia e eu (João Valente).


O AC orientou as hostes e levou-nos para zonas de bonita envolvência e também alguma dureza! I like it! Uma voltinhas pelas imediações do Pônsul profundo! E quando toca a profundo… lá está, há que vir de novo à tona… subindo!! Mais nada!


O grupo bem disposto, sempre com a animação presente do Zé Luís, foi conquistando Km’s por zonas bastante conhecidas dos Maxiais, seguindo depois até à localidade dos Cebolais de Cima.


Daqui rumámos por trilhos recentemente despidos dos eucaliptos… onde a maquinaria pesada deixou bem presente o rasto da sua potência! Estradões polidos… recheados de pó fino! Um manancial deles… cruzando e entrecruzando no horizonte… entre montes e vales, pejados do dito pó! Estas terras clamam por chuva desesperadamente! Estamos em príncipios de Março e os trilhos secos e poeirentos fazem lembrar os meses secos de verão… ainda distantes!!! Onde irá isto parar!?!?


Com alternância entre estradões, ora mais a descer ora mais a subir e também alguns singles mais fechados de vegetação, ora também a subir, ora a descer… chegámos aos Lentiscais, já com a fotografia de grupo guardada na digital!


Nos Lentiscais, já com alguma larica, assentámos arraiais na Associação do Centro de Dia, onde bebemos, comemos e conversámos acerca de banalidades… incluindo workshop (gratuito) de abatanados… ultimamente sempre presentes nas voltas de domingo!!!


À saída da Associação, fui brindado com chuva de Joe’s No Flat do meu pneu traseiro! Boa!!! Com a ajuda do Nuno Maia e umas quantas dicas da direita e da esquerda… resolveu-se a situação com a colocação de um taco, que se manteve até final sem mais chatices! Fixe!


Saímos dos Lentiscais já com azimutes virados à cidade… mas com ainda bastante acumulado a vencer em várias subidas sucessivas. A recente Canyon 29er do Nuno Maia chama-lhes um figo e papa-as todas! Quase vemos o Nuno a ter que correr atrás da bike nas subidas! Eheheh! Ainda experimentei um pouco… mas com receio de gostar (demais) passei-a logo ao dono!! Parece-me uma excelente aquisição! Que faça muitos milhares de km’s… nas tuas mãos!


Com a chegada à zona do Ponte Nova sobre o Rio Pônsul, cruzámos à esquerda e fizemos mais uma sucessão de subidas bem exigentes… a fazer arfar toda a malta! Este calor de inverno… fazia lembrar um autêntico dia de “pico” de verão! Manga curta e calções… era assim que pedalávamos hoje, tirando algumas “promessas” que se têm de cumprir (privet joke!)


A entrada na cidade fez-ze pela zona da Carapalha… com uns modestos 45Km’s de percurso, mas com um acumulado mais gordinho, a querer chegar aos 1100metros. Muito Bom!


Com a proximidade da Ministra, não nos contivemos e abancámos por ali uns bons minutos, bebendo umas “loirinhas” daquelas que fazem baixar a temperatura corporal! Falo por mim… mas penso que poderia falar pelo grupo… adorámos a voltinha e venham de lá mais nos próximos domingos!

Abraço a Todos
João Valente

1 comentário:

Silvério disse...

Uma manhã simplesmente maravilhosa para a prática de uma das nossas paixões, o BTT!
O passeio de hoje provou em absoluto que "de manhã não se está bem na caminha"! E foi o que fizeram 9 indefectíveis amantes deste desporto/hobby!
Parabéns ao novo condutor de "Camonetes", Nuno Maia, pelo desempenho com a sua recente aquisição! No percurso de hoje, de dificuldade média/alta, deu para constatar que existem melhorias significativas no seu desempenho, da exclusiva responsabilidade da sua nova "montada", sendo também o mesmo a defendê-lo!
As maiores felicidades e um conselho; "Monta-a sempre bem por forma a ficarem ambos satisfeitos em todas as que derem (voltas)", eheheheh!
Um abraço
Silvério