segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

15 pelo Vale de Ronções

Com o comando de Don Antonio Cabaço os 15 companheiros conseguiram uma manhã de 4P's em BTT daquelas que ficam na memória e na vontade de repetir! Venha a próxima, com novo comandante!” Assim foram as palavras sintéticas do Silvério Correia para caracterizar o que foi mais um belo Domingo de bom BTT.


Na verdade, diria que iniciámos 16 comapanheiros, muitos habituais, mas também algumas caras novas e alguns estreantes! Que todos sejam bem-vindos e se sintam à vontade para aparecer sempre que vos apeteça! Como viram… o espírito é saudável e aberto à partilha, onde o único objectivo é mesmo passar uns bons momentos desportivos com as nossas bicicletas e amigos das bicicletas. Calma… eu disse “bicicletas”!! Que é isso Sr. Fernando Micaelo, de pisar área de Centro Cívico em cima de motor!!! Nada disso… vá mas é levantar o país, para que este grupo possa is desfrutar!! Ehehehe… Motas aqui são proibidas!!!


Uns com motor a mais… outros com pratos a menos!!! Ao que parece o Fidalgo andou a perder os parafusos que sustentam a “avózinha” ao pedaladeiro e por conseguinte decidiu que sem ela não iria fazer a volta de hoje! Deu em retirada na passagem nas Fontainhas e reduziu-se assim o número do grupo para 15 elementos! Um número, ainda assim… fora do normal nestes encontros dominicais do Centro Cívico.


Parece começar a instaurar-se uma rotatividade de “mentores de volta” e no dia de hoje a batuta esteve ao cargo do António Cabaço, um expert e bom conhecedor de uns belos cantinhos aqui da nossa zona. Hoje partilhou com a malta que apareceu uma mão cheia de trilhos soberbos, numa manhã esplêndida para esta prática desportiva.


Em pelotão mais ou menos compacto saímos da cidade pelas Fontainhas, rumo aos Escalos de Baixo, por trilhos habituais. Surpeendeu uma vez mais a passagem na zona do Alagão onde a terra remexida parece cada vez mais extensa, e a frota pesada de construção do novo aérodromo cada vez maior! Haja dinheiro… e muito! Em tempos de crise… é assim…


Nos Escalos de Baixo, a cafézada que hoje estaria a cargo do Fidalgo (último dos 16!) foi paga pelo Luís Lourenço (o penúltimo!) Mas café é café… e isso não inclui os “amaricados”… ops… perdão, abatanados! Ehehehe…


Cafés aparte e entre conversas banais, de circunstância, ou de bicicletas, lá seguimos caminhos rumo à Mata, onde não chegámos a entrar, cruzando a estrada com direcção ao Lurgo da Nogueira. Um dos bonitos locais visitados hoje por este numeroso grupo.


Já na zona e na descida sempre adrenalínica para a Ribeira de Alpreade, o amigo Pedro Antunes teve uma queda “feia” sem grandes consequências. Algum rego associado a alguma distração (a zona é defacto bonita!!) deu em torção de guiador e claro… trambolhão, algumas escoriações no corpo e também no orgulho! Aparentemente recomposto prosseguimos caminho…


Daqui até ao Vale de Ronções percorremos um caminho novo para mim! Posso adiantar… um espectáculo! Sempre com a Ribeira de Alpreade à nossa direita… lá bem em baixo, seguindo por um constante sobe e desce… nalguns locais a requer mais técnica… mas perfeitamente ciclável! A vegetação por vezes densa, sobrepõe-se ao caminho, quase que formando um túnel por onde se passa... em perfeita curtição do trilho. Muito bom mesmo!


No final desta trialeira e após uma “pequena estratégia para juntar o grupo” (bela barreira em pedestre!)… seguimos até ao ponto de água que caracteriza o já conhecido Vale de Ronções, onde nos perfilámos todos para a tradicional fo*a de grupo, a cargo da digital do João Afonso.


A zona é digna de umas quantas fotografias e a malta aproveitou para apreciar com calma a paisagem enquanto mordiscava algo mais sólido afim de vencer a subidita que aí se avizinhava até às imediações da Lousa.


Com o grupo reunido, seguimos em bom andamento em direcção às Hortas dos Escalos e posteriormente Estação de Alcains, onde cruzámos a linha férrea (com o devido cuidado!) para encetar os km’s finais até á cidade de Castelo Branco.


Apesar das 6 dezenas de Km’s, ainda entrámos na cidade com margem horária suficiente para uma conveniente hidratação das nossas articulações. Na Rotunda da Racha (bom batismo), foi Sagrespam, média, mini, branca ou preta! Foi mesmo a gosto, entre alguns dos 16 companheiros de hoje! O Fidalgo, apesar de ausente no percurso, juntou-se a nós no final participando no convívio à mesa… já com a “avózinha” bem amanhada! Eheheh…


Este Domingo já cá canta… e que belo Domingo! Para o próximo há mais BTT e acho que já sei quem vai ser “El Comandante”!! Apareçam..

Fiquem bem
João Valente

2 comentários:

Silvério disse...

Mesmo com muitas palavras, para mim, gosto mais de banda desenhada só com aqueles “balões” com meia dúzia de palavras, uma reportagem MUITO BOA! Parabéns
Já o disse mas nunca me vou cansar de repetir. É sempre um prazer enorme pedalar num grupo com um numero significativo, como este, de membros da “família Albiciclista”.
Hoje, com o comando de Don António Cabaço, os 15 “familiares” conseguiram uma manhã de 4P's em BTT daquelas que ficam na memória e na vontade de repetir! Venha a próxima, com novo comandante! Também hoje, acrescentou-se mais um membro à família, o Manuel Dias, o qual foi muito bem-vindo, e recebido. Deixo-lhe aqui os meus parabéns pela forma fácil como se integrou. Já depois da chegada a CB, e na conversa que mantive com ele até à “Bike Laundry”, também manifestou a sua vontade de se juntar a nós sempre que disponível. É um sinal de que também estamos todos de parabéns!
Um abraço para todos e até à próxima!
Silvério
P.S. Arranjam-me com cada uma. Eu, como sou um tanto lamechas, claro que fiquei com os meus bonitos olhos (ui!!!) inundados, por ver as minhas humildes palavras na abertura deste post!

FMicaelo disse...

Olha que quinze! Tive pena,mas outros dias virão! È bonito de ver assim a malta toda junta, em grande animação! Até domingo!