quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Voltinha dos Alegres

Boas a todos

Diz o povo na sua infinita sabedoria popular, que quando vamos passear numa volta habitual e corriqueira, que vamos dar a "voltinha dos tristes". Quase por simpatia o termo também se cola a uma qualquer voltinha mais habitual que a malta dá ao sabor do pedal, por trilhos ou estradas mais ou menos habituais, visitando os mesmos locais de sempre e sempre.


Nunca gostei muito do termo, até porque ele não reflecte em nada tais passeios ou momentos de pedalada. Vejamos... Se vou dar uma voltinha de bicicleta, no minimo isso pressupoe que tenha uma bicicleta em condições para o fazer e por conseguinte algum dinheiro... nos tempos que correm já são ambos "artigos de luxo"!


Por outro lado se me proponho ir pedalar, igualmente isso indica apetência, motivação.... ninguem pedala sem estas premissas. Portanto a existência de motivação leva-me a pensar em vontade, disponibilidade, determinação, algo que nao existe em almas menos alegres e muito menos em "gajos tristes"....


Por fim se me consigo montar na bicicleta com motivação para pedalar, intrinsecamente também terei saúde suficiente para o fazer... sem esta ninguém no seu perfeito juizo ou disponibilidade fisíca consegue pedalar. Portanto se tenho saúde, igualmente serei um felizardo, bem diferente de ser um triste ser humano!
Logo por acumulo de raciocinio, é impossivel e fora de lógica associar uma voltinha habitual, ao termo voltinha dos tristes... por aquilo que sinto e aqui partilho, será sempre, por mais modesta e curta que seja, uma voltinha de pessoas alegres!


Ora a esta alegria junta-se quase sempre a presença de amigos e hoje nao foi excepção. Agora em horário novo, a malta das terças e quintas tem-se andado a juntar na rotunda do Modelo somente ás 9 horas para fugir ao frio e permitir a chegada de um dos "bravos do pelotão", o Ti João dos Escalos que demora sempre um bocadito mais a chegar e dai a partida ser mais tardia. Sem stress!
Depois de algumas telefonadelas para saber as horas, e com a devida permissão do patrão, hoje foi dia de dar ao pedal, pela primeira vez este ano na minha asfáltica... que ano esquisito está e vai continuar a ser... quase um mês "a seco de pedal em roda fina!"


Mas pronto, lá fui e juntei-me a 8 companheiros, tudo malta habitual, cheia de vontade de pedalar neste "verão invernal", que faz suar as estopinhas mal o sol se aproxima do zenite... de manha, frio, frio... à hora de almoço, uma primavera! A saber: Eu (FMike), Cabarrão, Fernando Caraibas, Joaquim,  Monteiro, João e filho e o Ti João dos Escalos, alinhamos para uma voltinha redonda, bem agradável.


Castelo Branco, Escalos Baixo e Cima, Lousa, Lardosa e Soalheira permitiram uma parte inicial rolante bem ao meu gosto para época, em que estou "proibido pelo treinador de usar a talega", previligiando a rotação em detrimento da força.... o ideal para suar estopinhas, a uma velocidade pacata!


Cafézada no sitio habitual, com a malta a fazer mesa com boas e animadas conversas, seguindo-se depois um sobe e desce via Louriçal e S.Vicente da Beira, que mostrou bem a temperatura deste inverno, pois aqui percebi claramente que estava calor, ao sentir mesmo o suor a correr... Que brasa!


Depois de S.Vicente, é costume a malta animar a pedalada e desta vez nao foi excepção, embora menos vincada, até porque ainda se anda a recuperar a forma do abuso das filhós e do bolo rei! Contudo foi sinónimo de alta rotação nas pernas! A "batedeira de ovos" está de volta aos trilhos! Eheheheh



Depois de dizermos adeus ao Ti João em Alcains, a malta regressou pela movimentada EN 18, porque a hora do almoço aproximava-se a passos largos, e com o cheiro a comida a inundar-nos os sentidos foi um instante enquanto chegamos á cidade.


Uma voltinha alegre, com pessoas alegres, o ideal para uma manhã de Inverno florido e primaveril!

FMike:-)


Sem comentários: