segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Gardunha 1200

Finalmente o Outono chegara! Os dias quentes parecem mesmo fazer parte do passado do Verão que teimava em manter-se por cá! Com o Outono damos as boas vindas aos dias mais frescos, ao cair da folha e às cores magníficas que caracterizam esta época do ano! Eu pessoalmente adoro pedalar com este tempo!


Par dar-mos as boas vindas ao Outono, marcámos uma incursão pela bonita Serra da Gardunha, onde o objectivo era mesmo a diversão entre amigos, o desfrutar de uma espectacular zona para a prática do BTT e aproveitar em simultâneo para registar as magníficas cores outonais que vão começar a caracterizar a nossa natureza!


O ponto de encontro e também de partida para esta manhã, foi em Alcongosta, pelas 8:00. Implicou um acordar, ainda mais cedo que o habitual, mas, todos sabíamos que iria valer o sacrifício! E valeu a sério!


Ao todo, reuniram-se 10 pedalantes, com vontade de galgar algumas das zonas mais técnicas e mais bonitas desta Gardunha, tão bonita e tão perto de nós! Abílio Fidalgo, Agnelo Quelhas, Álvaro, Dário Falcão, João Valente, Luís Lourenço, Nuno Dias, Pedro Antunes, Pedro Roxo e Rui Salgueiro.


Com o relógio a passar poucos minutos das 8:30, abandonámos Alcongosta e começámos a subir a serra por asfalto durante 2Km’s, onde virámos para piso térreo que nos levaria à conhecida Casa do Guarda. Um aquecimento algo rápido, visto que a inclinação era considerável! Aqui a paisagem longínqua e em altura por toda a Cova da Beira começava a demonstrar que, defacto estávamos a pedalar em contexto de serra. Magnífico!


Em vertente ascendente continuámos em direcção ao ponto mais alto do dia, próximo dos 1200 metros. À medida que a altitude aumentava, surgia o nevoeiro, escondendo a longa subida que tínhamos pela frente, mas, também escondendo a espectacularidade da paisagem envolvente! Em tom de piada ainda houve quem dissesse… não se vê… imagina-se!!! Muito bom ambiente entre este colorido pelotão!


Encobertos em nevoeiro bastante cerrado e algum frio à mistura, com excepção para o Pedro Antunes, que ainda se mantém com o termorregulador programado para o Verão (joke!!!), começamos a descer para a vertente sul da Gardunha, em direcção a Castelo Novo. Esta zona de descida algo técnica e perigosa fez as delícias dos mais afoitos e também do Test Driver Pedro Roxo que trazia uma “Big Wheel” 29r! Era vê-lo galgar pedra, sem que os buracos fossem qualquer tipo de adversidade! Também quero experimentar uma “camioneta” destas… e em breve!!!!


Na zona do marco geodésico, onde se cruzam os caminhos vindos de Castelo Novo e São Fiel virámos à direita, para subir um pouco até apanhar-mos o trilho que desce para o Casal da Serra. Nestas zonas mais baixas, o esplendor das cores outonais começa a assumir a proporção que todos esperávamos! Muito bonito!


Com as proximidades do Casal da Serra, onde não entrámos no coração da aldeia, tomámos a direcção de um magnífico e algo perigoso single track por onde alguns já tinham passado numa das Voltas do amigo Pinto Infante.


Daqui seguimos em descida para o Louriçal do Campo, uma descida bastante divertida com algumas zona de areia a fazer ter atenção redobrada ao pessoal! Ainda assim a diversão foi garantida neste curvar e contra-curvar, por entre a vegetação outonal!


Depois de alguma hesitação no que toca ao local de abastecimento no Louriçal do Campo, lá assentámos arraiais num café local para trincar qualquer coisa e para 2 dedos de conversa fiada… ou mesmo 2 ou 3 disparates do Agnelo e do Fidalgo! Ehehehe…


Do Louriçal do Campo, fizemos ligação até à Póvoa da Atalaia, com paragem na ponte da Ribeira de Alpreade, onde fizemos uma original fotografia de grupo para a posteridade! Muito fixe!!


Seguiu-se a ligação a Alpedrinha, mais uma vez, com o Outono a mostrar todo o seu esplendor! A subida de Alpedrinha até à Curva grande fez-se por asfalto afim de evitar um sobe, sobe, desce, sobe… no entanto esta opção também não foi meiga!! O acumulado aumentou e no que me toca a mim… também o gozo aumentou!


Junto à Curva Grande, onde também temos uma vista privilegiada por toda a Cova da Beira e onde facilmente conseguimos identificar a Serra da Estrela, a cidade da Covilhã e mais perto, uma típica aldeia beirã, o Alcaide, virámos à esquerda para entrar de novo em percurso de terra.


Sucedem-se algumas rampas de trilho técnico, algumas delas bastante acentuadas e passam-se diversas zonas de mata de carvalho, repletas de folha caída! Para mim umas das zonas mais bonitas que percorremos nesta manhã! Antes da descida final para Alcongosta, passámos pela caçada medieval que liga esta aldeia a Alpedrinha.


Com as 13.00 quase a bater no campanário da aldeia, chegámos às viaturas de apoio! A opinião era unânime, tinha sido uma manhã impecável de BTT, com um espírito muito positivo e animado, e com São Pedro a ajudar e a poupar-nos sem uma única pinga de água! Fantástico!


A expectativa era grande para o dia de hoje e em nada saiu defraudada. O Agnelo traçou um percurso equilibrado, acessível a todo o grupo e com passagem em zonas de ímpar beleza! É disto que a malta gosta! Aguardamos pela próxima aventura já no próximo fim-de-semana, 30 de Outubro, no local habitual – Centro Cívico de Castelo Branco pelas 8:00.

Até lá…
Boas pedaladas
João Valente
Gardunha 1200

3 comentários:

Agnelo disse...

Sem dúvida uma manhã bem passada. Dureza QB, paisagens muito bonitas, trilhos variados e o mais importante, um grupo 5 estrelas. O único intruso foi mesmo o nevoeiro, que nos vedou as fantásticas vista do alto da serra.
Agora falta a malta fazer uma "vaquinha" para compar uns manguitos ao Pedro Antunes, pró Natal... ;-)

JValente disse...

Ehehehe... essa da vaquinha está mesmo boa! Só temos é mesmo de escolher a côr!! lol

Abraço a Todos
João Valente

FMicaelo disse...

Espectacular volta sim senhor! Quanto aos manguitos eu também comparticipo. Pedrocas pede uns de marca amigo, que esta malta paga!