sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Moradal "landscape"...

Apesar de termos ainda na memória os Caminhos do Tejo e ansiarmos os já afamados Trilhos da Raia 2011, hoje dia 13 de Outubro, dia de trabalho hospitalar, mas apenas de tarde, fomos dar largas à vontade de pedalar e planeámos um roteiro a um ponto mais distante que o habitual - Serra do Moradal.


Eu (João Valente) e o Fernando Micaelo marcámos encontro em “poiso” habitual dos asfálticos, pelas 8:00, onde já por lá se encontrava o Sr. Joaquim Cabarrão, a Teresa Martins, o Sr. Monteiro e mais tarde chegaria o Sr. Fernando (Caraíbas Café) e por último o apelidado “Ti João dos Escalos”. Este grupo de cicloturistas decidiu acompanhar-nos até à zona da Paiágua, evitando depois a subida progressiva da N112 que continua pela frente!


Com andamento bastante moderado lá fomos galgando km’s, com apenas uma paragem na Lameirinha para o café matinal onde se trocaram as habituais “larachas” alusivas ao mundo das 2 rodas e também à crise nacional que a todos… ou quase todos apoquenta!


Daqui em diante, eu e o FMicaleo seguimos já sozinhos ao nosso ritmo até ao cruzamento da Foz do Giraldo para depois cortármos à esquerda pela N238, até ao Miradouro da Serra do Moradal, a escassos 3 - 4 Km’s do Estreito.


A Serra do Moradal tem cerca de 915 metros e pertence à freguesia do Estreito, no Concelho de Oleiros. Corresponde a um alinhamento quartzitíco de 15 km’s de comprimento e orientação NW-SE e é constituída por rochas quartzíticas e xistosas datadas de há cerca de 479-430 milhões de anos a esta parte!


O Miradouro onde parámos, facilmente passa despercebido na magnífica envolvência paisagística que esta zona oferece! Só mesmo o Geocaching para nos dar a conhecer este local… e mais uma vez nos permitir absorver uma dimensão sublime de natureza que vai muito para além do alcance do nosso olhar! Fantástico!


Geocache descoberta e sandocha no “bucho”, rodámos 180º e o rumo à cidade albicastrense fez-se pelo mesmo roteiro afim de chegarmos a horas decentes para almoço! 87Km’s, com alguma inclinação constante em ambos os sentidos… associado a este calor incomodativo de Outubro, endureceram um pouco esta pedalada! Ainda assim… percurso de beleza cativante e em boa companhia! Em breve regressamos a esta zona!! Até lá...

Abraço a Todos
Vemo-nos na Raia entre os 800 participantes deste ano!
João Valente

Sem comentários: