domingo, 11 de setembro de 2011

Bike Tour Clube PT - Aldeias do Xisto

O Clube Portugal Telecom, através da Secção Local de Castelo Branco organizou hoje, dia 11 de Setembro 2011, o Passeio BTT - Bike Tour Clube PT “Aldeias do Xisto” 2011, com a interligação das Aldeias do Xisto, Sarzedas a Martim Branco, através de caminhos rurais, estradões e singles-tracks, com passagem pela Ribeira D´Eiras, Magueija e Sesmo!


Contrariamente ao que apresentava a lista de inscritos no site do Clube PT, a moldura humana era até considerável para um evento desta natureza, onde não se pretendia o apelido de Maratona… mas sim “Bike Tour”, desprovido de qualquer marcação no terreno, onde a progressão era feita com auxílio de GPS pelos guias do passeio! Um modo mais lúdico e descontraído de percorrer os mesmos trilhos, sem que estes fiquem sujeitos à agressão (do esquecimento) das fitas e adereços de sinalização! Por mim… aprovado!


Pelas 9:30, e após um breve briefing pelo Presidente da Junta de Freguesia das Sarzedas - Anselmo Levita e também pelo mentor do Bike Tour Clube PT “Aldeias do Xisto” - Pedro Antunes, os cerca de 70 pedalantes lá partiram das Sarzedas rumos aos trilhos xistosos que caracterizam a zona.


O percurso do Bike Tour apresentava duas alternativas, uma com cerca de 30km’s e outra mais completa com 55Km’s. O grupo mais numeroso avançou para a volta maior onde me incluí, bem como a malta mais habitué do Centro Cívico!


De uma forma geral podemos dizer que a selecção de trilhos foi bastante cuidadosa e criteriosa, privilegiando todo um conjunto de trilhos variados, aliados à beleza agreste da paisagem, em contraste com alguns cantinhos onde o xisto está rejuvenescido e com “bom ar! Apesar de conhecer a maioria do percurso, gosto sempre de pedalar por aqui!


Percorremos um punhado de aldeias, lugares e lugarejos, com destaque para as zonas de Martim Branco, Vale Ferradas, Grade, Azenha de Baixo, Gatas, Monte Goula, Azenha de Cima e, claro está Sarzedas. A Local Visão esteve representada em vários pontos do percurso, permitindo desta forma, a promoção e difusão destes bonitos lugares, bem como a projecção do desporto BTT na nossa região! Lá para terça-feira é dar uma espreitadela no respectivo site e apreciar o resultado.


Apesar de estarmos já em Setembro… o Verão parece estar agora na sua máxima força!! Partiu-se das Sarzedas com uma aragem agradável, mas como o aproximar da hora de almoço as temperaturas subiram tornando-se mesmo incómodos nalguns pontos do percurso! Valeram-nos os 2 abastecimentos estrategicamente bem localizados quer no que toca à quilometragem (+/-25Km’s e +/- 40Km’s), quer na sua localização geográfica (Martim Branco e Azenha de Cima), onde pudemos “matar a sede”, degustar alguma fruta de época e bolos regionais, bem como apreciar uma envolvência bem cativante (não… não me estou a referir às profissionais da Local Visão… mentes perversas)!! Ehehehe…


Com o andamento um “pouco mais arrastado” nos km’s finais, lá chegámos à Aldeia de Xisto das Sarzedas já com o ponteiro do relógio a passar as 14horas! Esperava-nos um banho reconfortante nos balneários do campo de futebol e uma almoçarada à base de grelhados num restaurante da terra, onde o bom ambiente reinadio se fazia sentir!


Pessoalmente gostei bastante desta manhã “diferente” de BTT, onde revi alguns companheiros do pedal e não só, onde se desfrutou de um bom background para a prática deste desporto e acima de tudo pelo ambiente que se viveu durante a manhã!


Uma palavra de felicitação ao Pedro Antunes pela iniciativa vencedora e pela bela manhã que nos proporcionou! Grande abraço… até à próxima!

João Valente

5 comentários:

CLI disse...

Que inveja... Se não for por este joelho, já tinha lá estado

CLI disse...

Que inveja... se não for este joelho, já lá tinha ido.
Abçs

FMicaelo disse...

Apesar de ter feito o reconhecimento do percurso com o Pedro, até eu tive inveja de não ter estado lá, com a malta toda junta, em boa " reinação"! Fica para a próxima! Parabéns ao Pedro por ter conseguido levar a bom porto este sucesso chamado Bike Tour Clube PT.

Agnelo disse...

Um excelente passeio com uma boa moldura humana num formato "ecológico", sem marcações no terreno. Penso que este formato pode pegar, uma vez que as fitas e placas são uma dor de cabeça para as organizações e têm um impacto muito negativo na paisagem. Parabéns ao Pedro por este belo dia de confraternização, só foi pena o Fidalgo ter andado a esvaziar os pneus para não ter que acabar o passeio :-)...

ze-santos disse...

foi um passeio muito bom pessoal porreiro e para repetir...