terça-feira, 20 de setembro de 2011

Foz do Cobrão

Boas a todos!


Há recantos fenomenais aqui no "nosso cantinho beirão", alguns dos quais bem escondidos ou inclusive quase esquecidos, até por nós, assumidos desfrutadores da natureza e do ciclismo lúdico!


Hoje assim que cheguei ao Continente já a malta tinha a voltinha mais ou menos planeada, envolvendo toda a malta presente, sem cá essa "coisa" da I e II divisão... Iamos todos juntos e pronto! Se iamos juntos chegavamos juntos e "mai nada!" E assim se cumpriu!


O desafio era irmos pedalar até à Foz do Cobrão, para podermos apreciar todo aquele monumento geológico que é o Vale Mourão, na sua fractura quartizica proporcionada pelo Rio Ocreza, mostrando toda a magnitude das forças que formaram a nossa Terra... Muito bonito!


Desde o Geopark Aventure Trail que não pedalava por aquelas inóspitas paragens! Passamos muitas vezes nos Bugios, ou em Alvaiade mas poucas vezes vamos para a direita em rumo a este fenomenal local carregado de património natural!


Mas hoje o desafio era mesmo irmos até lá e a malta aceitou toda, embora alguns com interrogações como é natural: subidas... distância... calor... Mas lá fomos todos e sem problemas, alinhando eu (FMike), Cabarrão, Fernando, Monteiro, Salvado e a Tê.


É bonito ver-se a malta a "crescer" e a encarar com "naturalidade" estes pequenos "desvios" ás voltas tidas como mais "normais", pois só assim se pode conhecer estes recantinhos escondidos! E quem foi pela primeira vez - gostou! A imponencia deste local cativa sem palavras! Pode ser duro, mas... vale sem dúvida a pena!


O ritmo foi adequado, a paisagem ajuda e a cada recanto há coisas bonitas para serem vistas... casas de xisto recuperadinhas, um idoso a dar os bons dias, uma fonte escondida, uma barragem nova em construção. Um pouco de tudo por aqui se observa e se pode apreciar!


Quem precisa mesmo de uma atençãozinha é a estrada menos conhecida, que liga a Foz do Cobrão ao alto de Alvaiade pela vertente mais a sul da Serra das Talhadas... é pena ver-se assim uma estrada pacata (não passou um único carro por nós), cheia de bom ar dos pinheiros, ir-se degradando pouco a pouco! Mas pronto estamos em crise... até no alcatrão!


Em Vila Velha de Rodão apreciamos um bom café, mas seria já na cidade, depois de uns valentes quilómetros a subir, com o calor a aumentar e o sol em pleno zénite, que estava resguardado o melhor final para uma voltinha singela como esta - uma visita á Casa Avião, patrocinada pelo amigo Cabarrão, num local onde já não entrava há alguns anos! Quem é conhecedor... nunca esquece! Eheheheheeh


O Sr. Ramiro á frente dos "comandos" do Avião há muitas décadas, mostrou que casas como estas e com os petiscos assim há já poucas! Brindou-nos ali com umas sardinhas de escabeche e uma morcela grande e cortada fininha, cozida no ponto certo, fazendo as delicias dos presentes!


E diz o povo que "á hora do comer aparece sempre mais um" e aqui quase foi verdade... apareceram mais dois bons convivas! O Ti João dos Escalos que veio á revisão dos 81(.000 km) viu-nos a passar nas bikes no centro da cidade e deu-lhe o cheiro e seguiu-nos o rastro. Encontrou-nos depressa e deu-nos por algum tempo o prazer da sua companhia, ao mesmo tempo que apreciou uma bela patanisca de bacalhau.


Outro bom conviva foi o sr. Caldeira, que apesar da sempre "pressa" de taxista arranjou um bocadito para nos fazer igualmente um bocadinho de companhia e dar-nos vinte e cinco tostões de conversa!


Acho que vou propor que todas as próximas pedaladas acabem assim! Eheheheheh

Abraço e até sábado (em principio) para a costumada pedalada.

FMike :-)

Sem comentários: