segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

A última de 2007, c/"Caganitas de Ovelha"

Boas e Boas Festas!

Depois de 3 semanas sem me sentar no selim da bike, sem sentir a cadência da pedaleira, sem sentir a lama nas rodas, sem visitar a minha amiga Natureza... já andava a ficar indisposto, irritativo e desesperado por uma voltinha de Bike! Estas coisas de partir dedos... tem os seus pontos positivos (trabalhos melhorados, mimos redobrados, etc, etc...) Mas... os negativos superam em muito!

Assim..., já recuperado, foi com agrado que aceitei desde logo o convite do amigo Fidalgo para uma voltinha de bike... que digo desde já... se vai tornar uma tradição anual nestas andanças das bicicletas! Será para realizar nos últimos dias de cada ano... do tipo despedida do ano velho... e claro está... com "Caganitas de Ovelha"! Mas já lá vamos!!!

A malta reuniu no Centro Cívico para tomar o cafézinho da manhã (Sical) pelas 9:00, hoje com companhia especial, a equipa de serviço da VMER/INEM do Hospital Amato Lusitano - Fernando Micaelo e Pedro Vaz! Dois dedos de conversa, o pessoal mais atrasado vai chegando, e a pouco e pouco, estão reunidos 11 rider's para a última voltinha de 2007!

O destino já estava traçado...e o objectivo é pegar tradição! No último dia do ano, a voltinha tem de ir dar à Tapada das Sortes, situada na Estrada Nacional 18 - Alcains, cujo proprietário, o Sr. Jorge Silva, abre as portas (só a nós!!) e dá a provar a especialidade da casa... nem mais, nem menos que a "Caganita de Ovelha"! Tenham calma que já lá vamos!

Saimos da cidade, já com algum atraso... e percorremos trilhos bem conhecidos de todos, sempre em amena cavaqueira, e com o espírito de quem se despede de 2007...com alguma nostalgia, mas já a pensar no grande ano que vai ser 2008!

CB - Vale da Pereira - Trilhos até Caféde - Trilhos até Alcains - Estrada Nacional 18 até à Tapada das Sortes!

Mas afinal o que é que se come aqui na Tapada das Sortes? "Caganitas de Ovelha"!!!! Bom... não literalmente, mas quase! São pequeninos, saborosos e acompanhados com pãozinho e um vinho do porto de 1996, são uma delícia para aumentar os índices de colesterol! Falo pois dos queijinhos "Caganita de Ovelha", a especilaidade do Srº Jorge Silva! "Os pastéis de Belém estão para Lisboa, assim como os "Caganita de Ovelha" estão para Alcains"... palavras do dono!

O homem foi amável qb! Abriu portas à quinta, mostrou tudo o que tinha para mostrar, desde os estábulos onde estão os animais, até ao local onde a matéria prima é transformada nas delícias da quinta... as "Caganitas de Ovelha"!

Comemos, bebemos, rimos... e só não comprámos "Caganitas de Ovelha" porque o stock estava a zero! Tal é o índice de vendas!

BTTHAL... apela desde já a todos os que lêem este blog, que comprem um exemplar para consumo ou para oferecer! (ele faz uns arranjos nas "caganitas de ovelha" que ficam divinais!)!... Atenção que não ganhamos comissão nenhuma com esta publicidade!

Da Tapada das Sortes até Castelo Branco, foi um levitar...baixinho... tal era a Portinho de 96!! Chegámos a Castelo Branco cerca das 13:30h, com 45 Km de um percurso espectacular, recheado com o sabor das "Caganitas de Ovelha"...e já com o cheirinho de 2008 à porta!!

As fotografias do percurso!




As fotografias da Tapada das Sortes - Queijaria Artesanal!


João Valente

2 comentários:

JValente disse...

Por Paulo Alves:

Foi uma óptima forma de “fechar” este ano de 2007, rodeados de amigos e de bom ambiente. Esperamos e fazemos votos que, para 2008, o grupo cresca assim como a produção das “Caganita de Ovelha"

JValente disse...

Por FMike:

Sim senhor…quem diria que são tão boas as “Caganitas”?!… Pro ano também quero ir sff! Isto de que trabalhar dá saúde…bah… Pró ano mando trabalhar os doentes….ahahahah…
Pelo que posso apreciar foi um fecho do ano em beleza… assim vale a pena pedalar! Bons amigos, bons momentos, e claro, boa pinga! ehehehehe Até pró Ano!

Boas Festas a Todos