domingo, 16 de dezembro de 2007

Frio... Muito Frio!

Post? Hoje?

É verdade... hoje não é dia de BTT! Quando muito seria um dia de passeio de estrada "levezinho"... tipo de Troia... até Sagres! Mas não foi. Condicionalismos.... fica pró ano! Fica aqui um abraço de apoio e solidariedade para quem teve a coragem para ir e desafiar limites.
.
Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Contudo nem assim estava convencido a ficar na modorra da cama. As rodinhas à muito que reclamavam estrada e decidi fazer-lhes a vontade. Como hoje não tinha companheiros para me acompanharem escolhi uma voltinha que me permitisse fazer rolar o material e ao mesmo tempo estar em casa às 12 h porque a tarde reclamava a minha presença outras paragens. A Gardunha acenava de longe...."Psssttt! Vem até cá" Nem tarde nem cedo... fui até lá!
.
Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Não contava era com o frio... e que frio! Muito, muuuuuiiiittto frio! Só me lembro de ter assim frio na tropa, quando dormi agarrado à G3, lá no meio da Mata Real. Até à Lardosa deixei de sentir a cara, as mãos encarquilharam, deixei de sentir os dedos e os pés pareciam uns cepos duros, a ponto tal que pensei em voltar para trás, tal era o frio cortante que me assolava. Mas a paisagem... essa era fantástica... tudo cintilava à luz do sol matinal... erva, árvores, alcatrão tudo tinha a mesma tonalidade - uma alvura branca indiscrítivel, uma verdadeira cobertura glacé.

Contra tal frio só há um remédio... pedalar... furiosamente! Tentando manter uma média elevada depressa cheguei à Soalheira onde o frio passou a dar lugar ao vento, que se manteve constante e sempre contra. E foi essa a única companhia que tive até ao alto da Gardunha.
.
Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Lá bem no alto aproveitei a pausa para vitaminar o corpinho, observando as colunas de fumo que se elevavam das várias aldeias - o povo combatia o frio com uma boa lareira acesa, mal se atrevendo a por o nariz na rua!

Para baixo todos os santos ajudam e é bem verdade. Com um bom rolar, depressa cheguei à Lardosa e como ainda era cedo desviei os azimutes para aquelas aldeias mais à esquerda, onde aproveitei para repor energias (Escalos de Cima) e contemplar o imponente madeiro dos Escalos de Baixo.
.
Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Cheguei a CBranco bem perto das 12:15 horas, com perto de 100 km andados. Para a história fica o baptismo das minhas rodinhas de estrada que me permitiram fazer esta volta a uma muito maior velocidade média com um bem menor esforço da minha parte. Agora só fica mesmo a faltar um passeio de estrada a sério, com boa companhia, lá pelos lados... de Troia!

Até terça!

FMike :-)

3 comentários:

JValente disse...

Por Nuno Dias:

pois… andá-mos desencontrados, eu e o Filipe tb andamos pelos lados dos escalos, mas por maus caminhos
essa “ginga” até com essas rodas fica linda

cumps
Nuno Dias

JValente disse...

Por Mateus:

Frio?! Sim,sim…eu tambem tive esse “prazer” de ver tudo muito branquinho,parecia neve!Mas como andei por maus trilhos e algumas subiditas,depressa deu para aquecer,o vento tambem foi um problema e presumo que por estrada ainda seja mais complicado.Mas quando é com gosto…

Cumps Mateus

JValente disse...

Por Carlos Lozoya:

Nos também andamos no sábado com frio no rosto, mais de maneira muito mais modesta (apenas 10 Kms eu a a Xana, que tivemos de interromper por causa de um quadro de gastroenterite da menina….).
Em fim ficamos com vontade de mais passeios mais à frente, sem tanto frio.
NOTA: Parece que as Meninas do BTTHAL (Xana e Bárbara) andam a organizar uma “voltinha autónoma”, sem apoio masculino nenhum: CON DOS OVARIOS!!!. Eso sim que é mais difícil que a “Tagus-Sagres” (o era “Troia-Superbock”).

Beijokas e FELIZ NATAL A TOD@S!!!!
CLI