quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Raid CTB - PNC... a 2ª Edição

Boas a todos!

Já lá iam 29 dias… isso mesmo! 29 dias de pausa “biciclista”. A chegada à Praça do Obradoiro em Santiago de Compostela no dia 6 de Agosto, tinha sido a verdadeira rampa de lançamento de um outro caminho… o Caminho das Férias! Ehehehe! Passado quase 1 mês de pausa… era tempo de voltar às lides do BTT… até porque se avizinham aí desafios… com D Grande! Mas não é para falar desses que aqui estamos!

5 de Setembro 2010… BTTHAL tinha um honroso convite endereçado pelo Filipe Salvado e Carlos Sales. O Raid anual Castelo Branco - Parque de Campismo do Freixial (Penamacor)… este ano na sua 2ª edição! Não poderíamos dizer “Não” depois do sucesso que foi o ano passado!

Com o mesmo percurso no terreno, os cerca de 80Km’s foram percorridos pelos 20 convivas que marcaram presença (alvo de convite). A saída estava marcada para as 6:30 afim de antecipar a chegada ao recinto do Parque de Campismo e assim usufruir mais tempo das óptimas condições que o parque reúne bem como da companhia das famílias que ali esperavam a nossa chegada! 6:30… ainda era noite, e a lua vislumbrava-se lá no alto!

Com o Silvério e o seu amigo Francisco um pouco atrasados, saímos do Centro Cívico, passando pela Av. do Brasil onde se encontravam tentando resolver um problema de “válvulas”! Problema resolvido… seguimos rumo ao Monte de São Luís, assistindo na zona da Garalheira ao nascer do sol no horizonte… um bonito espectáculo que a natureza nos presenteia todos os dias!

Apesar do andamento algo adormecido (talvez pelo matutino do horário), lá chegámos aos Escalos de Baixo onde tomamos a primeira dose cafeínica do dia. Nós ainda com ar ensonado e ali bem perto outros ainda “curtiam” o fim da “noitada”! Ehehehe… Defronte ao Café “O Lanche” surgiu a primeira fotografia de grupo do dia! Reinação geral… e ainda era de madrugada!

Dali, virámos azimutes para a Lousa, onde não entramos, contornando-a, em direcção à Ponte de S. Gens… Neste troço o Francisco protagonizou uma queda algo aparatosa, sem consequências de maior à excepção dos “cromados” um pouco riscados! Estas regueiras pedregosas fazem das suas!!!!

Na ponte de S.Gens esperava-nos a equipa de apoio da dupla “Filipe e Sales” com um abastecimento de líquidos… e… apesar de cedo ouve quem bebericasse uma daquelas garrafinhas pequenas de cevada! Ao que parece… estava bem boa! Eheheh!

Nesta altura do percurso... iríamos entrar na primeira contagem de montanha do dia - a subida para S. Miguel de Acha, uma subida algo mais inclinada, muito despida de vegetação verde, e técnica qb, onde o calor já se fazia sentir! O grupo, com mais ou menos dificuldade lá transpôs a dificuldade do dia. Ao meu comparsa FMike ainda lhe saltou a dentadura 2 ou 3 vezes… aquela SS Arábica é má a absorver este tipo de terreno! Ehehehe...

Na aldeia de S. Miguel d’Acha surgiu à semelhança do ano transacto o primeiro abastecimento sólido e liquido que fez as delícias de todos! Da cola ao sumo, da sandocha ao bolinho, havia de tudo e em quantidade, para "calar" o estômago dos mais "refilões". Depois da habitual algazarra, ainda para mais com a junção de mais alguns elementos ao pelotão, os nossos guias chamaram a malta à razão e lá nos pusemos novamente a rolar, agora em direcção à Aldeia de Sta. Margarida.

O grupo agora já completo, com os 20 elementos seguiu caminho em animação constante… agora acrescido com as peripécias sempre animadas do companheiro Zé Luís (Lardosa). Passámos Aldeia de Sta. Margarida, Bemposta e Aldeia de João Pires… sempre com hipótese de molhar o bico com bebidas fresquinhas. Primorosos estes organizadores! Num constante sobe e desce a altimetria ia-se acumulando nas pernas, desgastando e moendo o grupo, sempre ladeados de bonitas paisagens… cada vez mais próximas das “Terras do Lince”! O Luís Antunes ainda pediu alguma ajuda durante uns Km’s à carrinha de apoio, retomando o grupo nas Aranhas.

A chegada às Aranhas seria a última dificuldade do dia, com uma ligeira subida em empedrado a ser vencida. Nesta localidade fomos recebidos com pompa e circunstância, pelo Presidente da Junta de Freguesia local que fez questão de oferendar cada elemento do grupo com um galhardete e um porta-chaves da localidade. Um mimo que me tocou pessoalmente! É assim que se cativam “forasteiros” a revisitar estes locais.

A hora avançava pelo que havia pressa em chegar ao destino, tanto mais que agora era sempre a descer até ao destino - Parque de Campismo do Freixial... já cheirava a almoço e a piscina! Nas proximidades do parque, agrupámos toda a malta e em ambiente descontraído entramos “portas adentro” cerca das 13:10. À nossa espera estavam os nossos familiares que em salva de palmas nos receberam, reconfortando-nos o espírito… é bom ser assim recebido ao fim de uma manhã de pedal! Eehehehe!

Em ambiente de família, com mesas corridas colocadas à sombra, degustamos uma saborosa sopa de legumes ou canja, uma grelhada mista ou bom borrego em panela de ferro, e diferentes acompanhamentos para compor o prato! A escolha era diversificada e a qualidade estava bem presente! Sobremesas…. nem falo… comi duas!! Assim vale mesmo a pena participar nestes eventos!!

A tarde passou-se entre as espreguiçadelas no relvado, braçadas refrescantes na piscina (este ano remodelada), lançamento das malhas (onde me revelei um verdadeiro “nabo”) e uns geladinhos de final de dia na esplanada do Parque. Muito Bom! Como a tradição ainda é o que era… este ano tornámos a ser dos últimos a abandonar o Parque de Campismo! Para o ano… queremos voltar!

Obviamente… não poderíamos terminar aqui esta singela reportagem sem duas palavras sinceras de agradecimento aos organizadores deste evento sem qualquer fim lucrativo - Amigo Carlos Sales e Amigo Filipe Salvado… BTTHAL agradece-vos o convite efectuado e saúda-vos por mais esta bela organização. Estais de Parabéns! Penso que será de consenso… Todos nós, esperamos que repitam a experiência no próximo ano. Lá estaremos com todo o gosto juntamente com as nossas famílias, que igualmente agradecem o dia proporcionado por vós!

Abraço a Todos
João Valente

5 comentários:

Pinto Infante disse...

antes de mais deixa-me dar-te os parabéns pela invejável foto que tens aí nas docas. depois agradecer te a companhia de sempre.depois ainda bem vindo ao mundo dos "nabos" a puxar ferro...
abraço e até à Pasteleiras.
Pinto, o Infante

FMicaelo disse...

Um dia memorável sem dúvidas! Esta dupla organizou, mais uma vez, uma excelente actividade biciclista que animou pedalantes, familia amigos, etc etc... A repetir sem dúvida! Entretanto vou dar inicio a aulas particulares de "malhas" ao "nabo" do meu comparsa a ver se pro ano não levo uma abada tão grande como este ano! Tava a ver que pagava as bjecas todas....eehhehehe

SALES disse...

Quero desde mais agradecer pelo segundo ano consecutivo a vossa presença, depois quero dar os parabéns pela excelente reportagem e belas fotos que captaram com a vossa digital, claro que para o ano espero ver-vos no nosso raid com essa boa disposição e animação.
Um grande Abraço Carlos Sales

Fidalgo disse...

Infelizmente e por razões que o Filipe sabe, não pude estar presente, mas digo-vos que me lembrei de voçês e com inveja de não poder pedalar nesse belo Raid, que tive a honra de participar no ano passado. A dupla não surpreende ninguém porque estiveram e estaram sempre bem. Para o ano vou marcar as férias mais cedo. Um abraço.

Filipe Salvado disse...

Ola amigos, é com muito prazer que podemos contar com a vossa( e familiares) presença no nosso Raid,e esperamos que seja por muitos mais!
Os vossos nomes estarão sempre na lista de convidados!
Espero que se tenham divertido mais um ano, e aproveitado ao máximo o dia no parque.

Um abraço

Filipe Salvado