sábado, 25 de setembro de 2010

Redescobrir Castelo Branco

Boas a todos!

Para começar já, aqui vai uma pergunta para o ar... "Em que cidade portuguesa se pode encostar uma bicicleta a dois paineis diferentes do Mestre Cargaleiro?" Resposta já a seguir...

Este cantinho da blogosfera parece que tem estado um bocado paradito, e é verdade sim senhor... a malta bem quer mas o tempo não dá para tudo. A vontade de escrever até é alguma, algumas aventuras tem sido realizadas, mas nada aos niveis de antes do Verão. Mas atenção! A palavra "parados" não faz parte dos nossos vocabulários!

Nalguns dias fomos cachar uns caixotinhos que surgiram em sitios tão diferentes como Alpedrinha, S. Miguel de Acha, Soalheira e pasmem-se, mesmo no meio de Alcains, no meio do jardim central, onde tanta gente passa... tudo isto em boa dupla de Bike-Geocachers, leia-se FMike & JValente acompanhados das suas manas Treks.

Outro dia foi tempo de matar o bichinho do vicio que é dar "banho á minhoca". Não, não é essa minhoca que já estão a pensar! É mesmo a minhoca para os peixes e não a minhoca para as peixa(xas)! Eeheheheh...

As minhas canas da pesca tem estado lá num canto da garagem onde só têm apanhado pó e aranhas, nada de peixe! Era tempo de juntar o útil ao agradável, logo vai de reunir alguns amigos, os taranecos da pesca, a geleira cheia de "mines" geladinhas, um tachito de arroz, uma aboborazita frita e uns bocadillos de jamon e ala para a Idanha, onde as carpas não se fizeram de rogadas e lá saltaram para a nossa manga, sempre bem acompanhadas pela alegria dos petizes que connosco foram, alguns dos quais a primeira vez a experimentar a "doçura" deste vicio aprazível. Uma experiencia a repetir, sacrificando desde já alguns dias ao pedal... nada de grave!

Mas hoje decidi dar liberdade aos dedos no computador e lançar mais um post sobre o pedal, mas um bocadinho diferente do habitual... Hoje não vai haver nada de descrições, belas fotos da natureza da nossa Beira, grupos de malta em confraternização... hoje não há nada disso!

Depois de mais uma manhã dedicada á asfáltica, onde com a malta amiga que se junta na rotunda do Modelo, palmilhamos mais umas dezenas de quilómetros pelas estradas secundárias e aldeias recônditas deste nosso cantinho, tirei a tarde para uma voltinha descontraida em BTT na companhia do meu petiz. Contudo para desenjoar do pó dos trilhos optamos por uma volta "atípica", que tal como o titulo diz, se dedicou a redescobrir Castelo Branco.

Ao longo de quase 30 quilómetros metemos, como se costuma dizer, o nariz onde não somos chamados, ou seja em quase todo o lado! Da Sra de Mércules à Carapalha, da Estação ao Valongo, da Zona de Lazer ao Castelo, andamos a espreitar alguns cantinho já meio esquecidos, alguns bonitos, outros cuidados, outros a necessitar de alguma atenção. Começo essa viagem com o levantar do véu sobre a resposta que fiz ao inicio do post...

Aqui está um bonito recanto, que agora renovado merece uma visita, tanto mais que por aquelas portas adentro estão em exposição 5000 obras das 7 ou 8000 doadas pelo Mestre Cargaleiro, á nossa espera para serem descobertas, tudo isto a troco de 2 euros de entrada (adultos) já que a malta pequena não paga nada. Acho que vale a deslocação!

Ora e aqui está a resposta á pergunta do inicio - Castelo Branco pois então! Consegui num ápice encostar a minha SS a duas obras primas do Mestre - um painel que embeleza a esquecida fonte que habita os fundos do Parque da Cidade...

.... pois o outro painel embeleza o novo edificio contiguo á praça da Rua dos Cavaleiros, paredes meias com o Solar dos Cavaleiros, sede do Museu Cargaleiro.

Bonito não é?!... SS ao poder!

Um espaço bem aprazível, ali bem no meio das inclinadas e adrenalinicas ruas do castelo...

Depois da excelente descida, a chegada á Praça de Camões, passagem pela Rua do Arco do Bispo e subida pela Rua dos Peleteiros...

Mais um cantinho esquecido no cruzamento da Rua dos Peleteiros... Hipers??? Bons tempos em que se ia á mercearia da esquina buscar de tudo, desde o pão do dia ás velas de sebo de Holanda para alumiar as noites escuras...

Frente a frente com a Igreja de Sto António, a antiga placa dos CTT ainda resiste e anuncia a venda de selos... qualquer dia esta malta mais jovem ainda vai perguntar "Selos? O correio electrónico não precisa !?"

Uma bonita porta estilo manuelino, na Rua de Ega...

E este belo pedaço da muralha ancestral que envolvia a zona antiga da cidade... alguém sabe onde fica?... Na Rua do Muro pois então!

Muito baile aqui se fez... ainda aqui assisti a algumas festa de Fim-de-Ano, com as miudas á espera que algum moçoilo as tirasse para dançar, sempre sob o olhar atento da mamã sentada nas cadeiras, zelosamente colocadas em toda a volta do salão de dança (não se dizia pista, isso é na República!)

Uma moderna galeria de arte na Rua de Sta Maria, a "102-100" paredes meias com há muito encerrada galeria de arte "Rural Arte" local onde fiz a minha primeira exposição de pintura... Outros tempos!


Palácio dos Motas, onde repousa o Arquivo Distrital, frente a frente com o Domus Municipalis, antiga biblioteca...

Uma bonita casa recuperada numa das mais emblemáticas ruas do Castelo... boa intervenção da Câmara!

Encerramento da Festa da Solideriedade em pleno Centro Civico, a demonstrar que ali é mesmo o centro da cidade... uma aposta ganha, bem diferente do poeirento estacionamento que aqui existia no que se chamava a Devesa!

Outra recuperada casa no Arrabalde dos Oleiros...

Já esta precisa de intervenção urgente... "Um Dia a Casa Vem Abaixo"!... Tentem lá ler a placa!

A "Mota-Bicicleta Sem Motor" do Zé dos Tremoços, figura tipica que deambulava pela Rodoviária a vender tremoços e pevides aos transeuntes...

Renovado Largo de S. João... Já aqui existiu uma capela, bem no centro do largo...sabiam??

Aqui outrora existiu o primeiro campo de ténis público da cidade... em pleno coração do Parque da Cidade.
. A minha Escola Primária! Cansado! Que bonita e conservada que está agora. Os pirralhos merecem!

Termino aqui o post de hoje, lançando um desafio, que me obrigará a de futuro a continuar a rebuscar estes cantinhos de outrora e a partilhá-los aqui... Esta mercearia situada no Cansado é uma das mais antigas da cidade, embora agora tenha a cara lavada. Alguém sabe como se chamava originalmente (o nome do antigo dono....)? Aceito respostas em tom de comentário... é na Rua Guilhermino de Barros e tinha mercearia, padaria e taberna, tudo no mesmo estabelecimento mas com 3 portas de entrada diferentes!
. E onde existe agora este restaurante, alguém sabe o que aqui estava inicialmente (nome) e o que lá se produzia? "Pir........." Igualmente aceito resposta em termos de comentário... os vencedores ganham o prazer da minha companhia na próxima voltinha de BTT! Eheheheheh...

Um abraço a todos! Espero que tenham gostado. Brevemente Redescobrir Castelo Branco 2...
.
FMike :-)

3 comentários:

Joaquim disse...

Olá Fernando! Gostei imemso do que vi. Três comemtários,apenas:
- O portal Manuelino é na Rua do Caquelé e não rua d'Ega;
-Na Guilhermino de Barros é a tasca do Carvalho;
-A Castraleuca é fábrica dos pirolitos.
À proxima visita também quero ir...ah ah ah
Abraço
Joaquim Cabarrão

FMicaelo disse...

Mais certo que isto não há! Ou não fosse o amigo Cabarrão um profundo conhecedor dos recantos desta nossa cidade.Obrigado pelo comentário! Temos que idealizar o proximo desafio!

Anónimo disse...

Olá Fernando.
Na rua Guilhermino de Barros não é Tasca do Carvalho, mas sim Mercearia São José outrora conhecida por Mercearia do Sr. Carvalho, fundada pelo Sr. Acácio Lucas.

Carlos Monforte, actual proprietário da dita Mercearia