sábado, 30 de janeiro de 2010

Um Dia Santo por Terras da Malcata!

Boas a todos!
.
As semanas vão passando e já lá vão 4 semanas depois do Ano Novo.... quem diria. A actividade do pedal tem andado um bocado arredada, pelo menos dos meus "clets", mas tem sido sobretudo devido à falta de ocasião para pedalar, que tenho aparecido pouco nos sítios do costume, para me juntar àmalta amiga.
.
Há novos desafios no ar, é certo, mas o tempo não chega para tudo! Esta semana contudo acabou por ser um bocadito mais fértil. "Graça" à Deus! Nem sempre nem nunca! Uns diazitos de sol a contrastar com a chuva que parecia que nunca mais se ia embora.... e eu que detesto o Inverno....bahhh!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Com tão boas abertas meteorológicas e algum alívio no trabalho, tinha planeado pedalar 3 dias seguidos - 3ª, 4ª e 5ª. Mas isto de planear tem lá que se lhe diga. Na terça ainda vesti o fatinho, coloquei o capacete, a asfáltica cá fora e andei 50 metros... mas de nada me valeu... o S. Pedro tinha uma palavra a dar - bátegas de chuva até às 10:30 h - ora bolas! Toca a meter a bike novamente na garagem e despir o fatinho... bahhhh!
.
Pronto... sobraram 2 dias... Como já havia umas geocaixinhas à nossa espera há já algum tempo decidimos ir numa incursãozita Geo-BTTHAL de 2 dias a algumas pérolas da nossa região - no 1.º dia por alguns pontos emblemáticos do Ladoeiro e no 2º dia por terras da Meimoa, plenas de recantos, plenas de boas paisagens.
.
Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!
Como estamos em início de ano decidimo-nos por ir pedir alguma protecção divina por terras da Beira, visitando algumas caixinhas, todas elas ligadas de alguma forma a santos venerados pelos locais - aquilo a que se chama uma verdadeira peregrinação pelos santinhos da terra.... haja protecção divina ao pedal!
.
Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!
No primeiro dia - quarta feira - enveredamos por uma volta de pneu cardado pelo asfalto para começar a habituar o "sim senhor traseiro" à dureza do selim pois esperam-nos aí novas aventuras de calejar o rabo... ehehehe!
.
Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!
A volta desenrolou-se até ao Ladoeiro, com visita de alguns pontos bastante interessantes desta localidade, a maioria nossos desconhecidos, bastante bonitos alguns deles, proporcionando uma agradável manhã de pedal. Como ainda dava tempo, aproveitamos para fazer o regresso pela bela subida da Sra da Graça, uma estreia para o JValente, que nunca lhe tinha "apalpado" o alcatrão... Sempre boa e arfante! Ehehehehe...
.

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

A chegada fez-se cedo, com quase 90 km de asfalto em pneu cardado, a um bom ritmo e com mais uma caixinha para as nossas continhas pessoais do Geocaching.

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

No dia seguinte enveredamos por uma aventura há muito planeada mas que por força do mau tempo, não tinha dado oportunidade de se efectuar, até esta quinta-feira... e ainda bem! Com um dia frio, muuuuiiiittttto frio mas pleno de sol e brilho, a convidar mesmo à prática do pedal, dirigimo-nos às terras selvagens do Lince, ali bem no coração da Malcata, para procurarmos, nada mais nada menos, que 10 caixinhas!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Isso mesmo! Tinhamos 10 caixinhas à nossa espera, em outros tantos sítios, quase todos dedicados a santos da zona - A saber: Sra do Pilar, Sra da Póvoa, S. Domingos, Sra da Quebrada, Sta Marta, Sr. dos Aflitos, S. Pedro e claro 2 caixinhas no meio do santuário da vida selvagem da Malcata - Barragem e o Lynx Pardinus, caixinhas bem no centro da Malcata, exigentes q.b. para se alcançarem, mas suficientemente belas para podermos desafiar o físico para as cacharmos!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

As primeiras caches foram efectuadas ainda com recurso ao cachemobile, mas assentados arraiais na Meimoa, enveredamos pelo pedal para nos dedicarmos aos trilhos, culminando a manhã na subida ao VG de Sta Marta, situado a 810 m de altitude, nas proximidades da Benquerença, ali ao lado da Meimoa. Vencendo dos 300 e picos metros para os 810 em pouco mais de 5 km's enfrentamos pendentes assinaláveis, superiores a 20% que nos proporcionaram bons, agradáveis e intercalares momentos de... BTT e PTT (Pedestre Todo o Terreno)... eheheh O frio era tanto que para além do trilho perfeitamente congelado, ainda surgia do chão gelo como se cogumelos fossem - vejam as fotos... inacreditável!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Chegados ao VG a paisagem imensa toldou-nos os sentidos e foi disparar a digital à força toda... excelente paisagem! Contudo a hora de almoço aproximava-se e tinhamos um "encontro" marcado no Tear, um vestuto restaurante da Meimoa que nos brindou com uma excelente Sopa de Pedra, que dava para 4, acompanhada de tudo o que tinhamos direito, por apenas... 13 euros. Excelente almoço e baratinho... ainda dizem que não temos cá nada de bom no interior!! Ui Ui!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

A parte da tarde estava reservada a bordejarmos a Barragem da Meimoa, culminando com a subida da vertente oposta à tomada de água da barragem, isto no seu extremo jusante, vertente essa que é conhecida por ser um bom local para se observar linces...

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Tudo bem... mas linces... não vimos nenhum! Vimos foi mais uma pendente, ainda pior que a da Sta Marta, que nos valeu muito, muito PTT, para lá chegarmos acima. Contudo valeu a pena - para além de mais uma caixinha, tivemos oportunidade de fazer mais umas quantas fotos espectaculares, porque a paisagem assim o exigia - magnífica!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

O dia terminou já bem perto das 16h na Meimoa, com perto de 60 km pedalados ao ritmo das caixinhas, um pouco mais lento que o habitual, mas com uma altimetria assinalável, fruto das pendentes vencidas. Fica para breve uma nova incursão porque ainda ficaram algumas por fazer e como tal, temos uma ótima desculpa para voltar a este belíssimo santuário de vida selvagem que é a Malcata.
Até breve!


FMike :-)


1 comentário:

Filipe Salvado disse...

Não querendo puxar a brasa a minha "zona",desculpa,a minha sardinha,digam lá que as paisagens prós lados da minha terra natal não são de ficar de boca aberta a olhar tudo o que está a nossa volta e perder a noção do tempo e espaço?!!!
É esse o sentimento que tenho qdo por lá pedalo nos fins de semana.Apesar de ser um pouco duro,eu adoro a Malcata! Não tenho dúvidas nenhumas de que foi um dia bem passado em comunhão com a natureza apesar do frio!
Um abraço

Filipe Salvado