segunda-feira, 15 de junho de 2009

Até ao Rei Wamba... de SS!

Boas a todos!

Erguido numa escarpa sobranceira ás Portas de Rodão, o Castelo do Rei Wamba, também conhecido por Castelo de Rodão, permite o vislumbre de uma paisagem previligiada sobre o vale do rio Tejo, deixando extasiado quem ali vai. A Torre-atalaia, a parte sobrevivente do castelo, hoje recuperada, domina as atenções de quem repara na sua existência, desafiando os mais cépticos a subir até lá acima, por uma estrada sinuosa e degradada que leva a Vila Ruivas. Bem perto existe ainda a ermida da N. Senhora do Castelo, também ela recentemente restaurada.

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

"Segundo a tradição, o rei visigodo Recesvinto morreu em Gertigos, em 672, não longe da Idanha, lá para os lados de Salamanca. Reunida imediatamente a "aula régia", foi Vamba eleito sucessor do rei. Estava ele na Egitânia, sua terra natal, onde uns enviados da corte o procuraram para lhe participarem o facto. Não acreditou e não quiz aceitar o pesado encargo. Ameaçado de morte se não quizesse o trono, não se perturbara e teria dito que só aceitaria a coroa se essa fosse a vontade de Deus! E para tal se certificar, pegou numa vara de freixo, espetou-a no chão e exclamou: «Se é verdade que Deus quer que eu seja rei, prove-o fazendo voltar as folhas a verdejar nesta vara que também deverá tomar raízes»!! E imediatamente o milagre se consumou!" ( D. Fernando de Almeida, Ruínas de Idanha-a-Velha, Lisboa, 1977, p. 18-19)

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

"Vamba ou Wamba (?—687), que terá nascido na Egitânea, mais propriamente em Idanha a Velha, foi o último grande rei dos Visigodos, deposto por perfídia quando lhe deram a beber um hipnótico que o levou a crer que a sua morte estava iminente." (Wikipédia, 2009)

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Contudo o IPPAR é mais modesto na avaliação, pois uma investigação arqueológica inviabilizaram a atribuição a este rei visigodo, considerando-a uma modesta estrutura de tradição medieval, construída presumivelmente nos séculos XII-XIII, por iniciativa da Ordem do Templo, instituição que detinha esta parcela de território nas primeiras décadas da monarquia.
Intimamente ligado ao espaço fisico do castelo estão algumas lendas e fábulas, sendo uma das mais simbólicas, a Lenda do rei Wamba ou da Maldição de Ródão…

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

"A lenda fala do amor adúltero de uma rainha cristã (uma vezes identificada como mulher do rei Wamba, outras como princesa Urraca), que vivia no Castelo de Ródão, com um rei mouro residente do outro lado do rio... Diz a lenda que se namoravam sentados em cadeiras de pedra situadas num e noutro lado das Portas, enquanto o rei cristão andava na caça ou na guerra. Diz-se ainda que o rei mouro decidiu raptar a rainha cristã. Com esse fim escavou um túnel, com início no Buraco da Faíopa (mina antiga situada na encosta ocidental da serra de São Miguel), para passar por baixo do rio. Mas falhou o propósito e o túnel (que não existe) terminou a grande altitude, no morro sul das Portas de Ródão, onde existe uma cavidade a que chamam Buraca da Moura."

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

"O rei mouro acabou por fugir com a amante que atravessou o rio sobre uma teia de linho. Segundo a lenda, o rei Wamba conseguiu raptar a mulher. Esta foi julgada em tribunal familiar que a condenou à morte por despenhamento presa a uma mó. Na queda a rainha lançou a seguinte maldição sobre Ródão: "nesta terra não haverá cavalos de regalo, nem padres se ordenarão e p… não faltarão".Por onde a rainha passou, arrastada pela mó, jamais nasceu mato."(Caninas, Henriques, Gouveia, O Castelo de Ródão e a Capela da Senhora do Castelo, VVR, 1997)

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Ora está assim dado o mote e o panorama para mais uma aventura BTTHAL. Aquela paisagem há muito que dominava as nossas atenções e pedia pedalada por aquelas bandas. E mais uma vez o Geocaching deu o pontapé de saida. Duas geocaches (GC1NRAR e GCF508) plantadas naquelas alturas desafiavam-nos o interesse e a vontade de ir lá cachá-las. E mais uma vez a oportunidade surgiu e depressa nos fizemos ao caminho. Na véspera ainda desafiei alguns a acompanharem-nos mas ninguém quis ver o outro lado do geocaching... ficará para uma próxima!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

A aventura era relativamente fácil. Ir até VVRodão, subir lá acima á serra, topar as duas caches e regressar antes das 13 horas... Simples, elementar, rápido... e bonito q.b.! Como parecia tão simples... tivemos que "complicar" a aventura um bocadinho, senão, nem dava gozo... vamos lá faze-la de SS!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

E assim foi. Munidos das nossas "amadas" SS, no meu caso pelo 4.º dia consecutivo, saimos de CBranco perto das 8 horas, pois o dia prometia calor e queriamos regressar cedo, sem grandes queimadelas solares no pêlo. A pedaladela foi sempre certinha, com elevada rotatividade das "batedeiras de ovos", até porque para baixo todos os santos ajudam e não havia shifters para utilizar (ai, ai... os dedos ainda andam lá sempre à procura...). Quando davamos conta já iamos a pedalar em seco... ehehehehehe!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Ás 9:20 horas estavamos já em VVRodão no Júlio das Enguias, para a tradicional dose cafeinica, pois aguardava-nos a primeira parede do dia - a da Ponte Metálica até ao patamar da serra das Talhadas, onde se situa o Castelo do Rei Wamba. São 3 km que vencem dos 100 metros até aos 370 metros de altitude, uma bonita subida para se fazer... de SS.

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Pé ante pé, ou melhor, pedal ante pedal, os 18 dentes lá nos foram transportando serra acima, até que a dado passo passei a lembrar-me duma frase do Pinto Infante, tal era a paisagem que podiamos avistar... Já viamos as costas, não aos corvos, mas sim aos grifos, quase duas dezenas, que fazem parte da colónia que habita as escarpas das portas de Rodão.

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Chegados ao local das caches foi tempo de encostar as binas e pegar no GPS para iniciar a cachada. Perdoa-me Rainha Wamba mas a tua suposta maldição de não nascer aqui mato está completamente fora de prazo!... Mato e mais mato abundam e de que maneira estas paragens. Se bem que a primeira cache está quase encostada ao castelo, já a segunda, está lá mesmo na ponta da escarpa, em pique directo até cá abaixo ao Tejo... e para lá chegar... fónix!

São 300 metros de "passeio-escalada-desbrava" pedestre em que me lembrei muita vez do podão e das catanas que deixei na quinta - aqui tinham feito um sucesso! Irra pro mato! E para regressar ainda pior! Sempre a subir, com estevas, carqueijas e tojo maior que eu (1,75 m!!!), foi um autêntico suplício regressar ao Castelo, onde cheguei completamente arranhado, cheio de folhas e pedaços de mato e completamente ensopado em suor, o que me levou a uma atitude radical - pedalar à Pedro Barroca, leia-se sem camisola só de Camel nas costas! Ehehehehehe

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Mas pronto. O objectivo principal estava alcançado. Claro que de simples não teve nada, mas já cá iam mais duas cachezitas para as nossas contas pessoais.

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Faltava então regressarmos à cidade. O calor do estio dominava e de que maneira, e aguardava-nos uma porrada de subidas, a fazer de... SS. Mas sem stress!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Em boa cadência e a subir, as SS mostram toda a sua capacidade - bikes relativamente leves, com boas relações permitem andamentos rápidos, sem a "dança das mudanças" a fazer perder tempo... assim haja pernas! E foi assim mesmo. Quando demos conta estavamos perto do Ramalhete, cheios de sede e depressa lá fomos para a mitigar com um par de mines fresquinhas.

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Dali a CBranco foi outro instantinho, onde entramos cerca das 12:10 horas, com 70 e picos km andados a um ritmo vivo de 22,5 km/h - muito bom para nós. Para a memória fica mais um excelente dia de aventuras bike-geocachianas, em boa companhia e por paisagens inesquecíveis.

Fiquem bem!

FMike :-)


1 comentário:

CLI disse...

Meninos: arranjem um capacete com ar condicionado porque o vosso cérebro esta a se resentir!!!
Um abraço (com muita inveja)