quinta-feira, 9 de outubro de 2008

P'las Aldeias Fantasma...

A manhã acordou meio acinzentada... o frio parecia estar a querer sobrepor-se ao sol envergonhado lá longe em cima das nuvens!!! Não estávamos habituados aos dias cinzentos... mas o Outono estás aí... e o avançar dos meses não perdoa! Ainda assim... era terça-feira... tinha a manhã disponível, a bicicleta na garagem acordara com os pedais cheios de vontade de andar às voltas!!!! O pessoal da Pires Marques certamente estaria já a preparar-se para não chegar em último lugar!!!

Enfim... era hora de me aprontar e deixar as indecisões para trás!!! Foi assim o ínicio de mais uma agradável manhã em duas rodas e verdadeira camaradagem!!!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

À chegada ao ponto de encontro já o Filipe Salvado esperava acocorado (medo à chuva??... medo ao vento??... medo ao frio???) debaixo de uma árvore a vinda de mais companheiros! Fui o segundo a chergar... já vislumbrando lá ao fundo da rua o Carlos Salles na sua Scott! Bom... já não pago os cafés!!!... pensei!!! Ehehehehe! Pouco depois surge AC... o último a chegar e com direito adquirido ao pagamento da cafézada matinal!

Dois ou três dedos de conversa entre os quatro... ainda todos com uma perna a pensar no vale dos lençóis que lá ficou tão quentinho em casa!!!! Sugeri traçar azimutes para a zona das aldeias fantasma... Benquerenças Velhas ou Monte Baixo e depois uma ida até às Azinheiras! Duas pacatas aldeias... desertificadas e bem próximas uma da outra! Autênticos altares da fotografia onde o silêncio (in)felizmente predomina!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Com saída pela zona industrial de Castelo Branco pudemos apreciar o quão galopantes estão as obras do futuro Shoping Castelo Branco (antigo Jumbo)! Galopantes para o endividamento! Galopantes para mais um espaço comercial incompatível com o poder de compra de uma cidade pacata que é Castelo Branco!! Galopantes para... o futuro (próximo) falará por si! Não liguem... desabafos!!!

Entrámos nas áreas circundates à Barragem da Talagueira onde o nível das águas quase permite apanhar o peixe (poluído) á mão! Ainda assim... vazio ou cheio... este espaço é sempre prazenteiro quando aqui passamos na companhia das nossas bicicletas!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Por entre trilhos e veredas depressa chegámos ao Monte Baixo (Benquerenças Velhas), onde fizemos uma pequena paragem para as fotografias de sempre, com o pano de fundo de sempre... as ruínas das várias casas abandonadas da aldeia! Hoje... também com direito a algumas explicações acerca de Geocaching ao Carlos Salles que pareceu mostrar-se curioso com a temática! Será mais um futuro Geocacher????

Das Benquerenças-Velhas até às Azinheiras é um pulinho... para quem sabe o caminho! No caso desta manhã... andámos algum tempo às aranhas para encontrar o trilho certeiro... acabando por circular em torno da aldeia e fazer a entrada pelo caminho mais perto ao IP2 (o único que eu conhecia!). Nas Azinheiras tinha por missão fazer uma manutenção à mais recente Geocache BTTHAL! Fi-lo com a presença dos meus companheiros de bicicleta que acharam alguma piada ao "capacete" protector da dita cache! (Vale a pena espreitar as fotografias do amigo AC!!!!)

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

A manhã ia avançando... e apesar do ritmo hoje ser bem mais pachorrento que no domingo na Gardunha... o corpinho já pedia um cafézinho! Foi no Restaurante Ramalhete que estacionámos e bebericámos a cafeína matinal... hoje paga pelo "atrasado" AC!!!! -Obrigado pelo cafézinho e pode chegar sempre atrasado que a malta não se importa!!!! Ehehehehe!

Com visita à Represa (de baixo) é obrigatória a passagem pela quintariola do Avô Oliveira... que fica sempre de sorriso rasgado com a visita do neto e da malta! Ele já sabe o que a gente quer (!!)... e faz questão de fazer as honras da casa, oferecendo o que de melhor tem... a bela da Geropiga, sempre com brinde à Saúde de todos!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

A manhã teimava em avançar encoberta... dando mesmo azo à queda de algumas pingas "molha parvos"! Valeu a camaradagem do amigo Filipe que me emprestou o seu impermeável de reseva (do Benfica) para me resguardar!

Ainda com ideias em mente de prolongar um pouco a volta pela zona dos Amarelos, depressa "virámos o bico ao prego"... pois a vontade de apanhar uma molha (a sério) era nenhuma! Assim... conquistámos as Olelas e em ritmo de fuga (da chuva) avançámos até Castelo Branco... entrando pela zona do Valongo, com paragem no Café habitual!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Não habitual... foi o pedido que a malta fez! A relaxante e terpêutica Sagrespan hoje foi substituida pelo sumo natural de maça sem gaz... aconselhados pelo Filipe Salvado! O grupo em solidariedade... assentiu e saboreou a bebida salutar! Não dispensásmo foi o pires de tremoço "XL"!

Era hora da despedida... Era hora de regressar ao lar...

Amigos... fiquem bem...

Vemo-nos nos Trilhos

João Valente

Sem comentários: