quinta-feira, 17 de julho de 2008

III Raid AC - O Sabor da Conquista!

Ontem... dia 15 de Junho... chegou o dia! O dia do tão esperado III Raid AC - Trilhos e Aventuras! A expectativa era grande... e os participantes sabiam de antemão que ia ser mais um dia memorável e singular em cima das nossas baikes!

No local do costume... mas 30 minutos mais cedo (7:30) reuniram-se os "bravos aventureiros" do dia:

António Cabaço - O mentor do projecto "Raid's AC-Trilhos e Aventuras"... aquele para o qual não existem distâncias longas ou dificuldades insuperáveis... tudo é explendor, natureza e aventura! Um exemplo de vitalidade! (http://ac-trilhoseaventuras.blogspot.com/)

Carlos Pio - O homem fomentador do espírito de grupo... sempre preocupado em manter a ligação entre os mais rápidos e os menos rápidos! (http://www.papaleguas-alcains.blogspot.com/)

Paulo Jalles - O homem que habituado ao pedal nas marginais lisboetas deu provas de estar em excelente condição física! Apertado pelo tempo... optou pelo trilho alcatroado já perto do final!

João Afonso - O homem que fez uma longa distância pela primeira vez! E que bem se saiu... sempre na dianteira e em ritmo vivo, o cansaço pareceu passar-lhe ao lado! (http://bttalbi.blogspot.com/)

Nuno Maia - O homem que levava a casa às costas (cozinha e oficina de bicicletas)... aquilo não era um camel bag... era uma mochila de campismo com atrelado! Já diz o ditado... "Quem vai ao mar havia-se em terra!" (http://btt-ctb.blogspot.com/)

Luís Lourenço - O inverso do Nuno Maia... Camel bag XXS... todo levezinho! O homem que andou 2/3 do percurso à procura de um café que fizesse uma sandocha!! Quase na final do raid lá apareceu o tesouro... um pão com chouriço!

Marco Gonçalves - O homem que se habituou às longas distâncias! Depois do Albi-Fátima... seguiu-se o III Raid! Pior foi mesmo "a menina" que já não estava a gostar do atraso do namorado.... era vê-lo meter gás no pedaleiro!!!

Jorge Palma - O homem que passou 2/3 da volta... à volta dos furos na bike! Mas... aquele olhar intimidador resultava instântaneamente... bastava olhar... e... o furo até se encolhia todo com medo!! Isto sim é respeito!

João Valente - Depois de ter participado no II Raid AC - Ir mais Além (recordar aqui), e ter apanhado uma sova daquelas (!!!), optei pelo método da gestão de esforço! Poupa energia agora... para utilizar mais à frente.... e só....se necessário! Senti-me muito bem! (http://btthal.blog.com/)

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Na minha modesta opinião... esteve formado um excelente grupo... ainda que se sentisse a falta de alguns elementos que nos costumam acompanhar e... animar as nossas "voltinhas". O caso do meu comparsa FMike (que muito se há-de ter "molestado" por não ter hipóstes de vir), o caso do hahitué Filipe Salvado, ultimamente conhecido por Drº Elo-link (vá-se lá saber porquê!!!!), e o caso da dupla de animadores inatos, Marcelo e Fidalgo! Foi pena não terem podido partilhar este raid connosco! Certamente seria mais enrriquecido com a vossa presença... sem desprestígio para muitos outros colegas do BTT!

Não valerá a pena... enumerar em pormenor todas as passagens, trilhos, estradões e singles por onde este grupo palmilhou... pois por mais explícita que fosse a descrição, jamais a sensação de conquista vos chegaria aos monitores do computador!

Poderia meramente enunciar números!!! XXXKm's percorridos a uma velocidade média de YYKm's/h, num estrondoso tempo de Z:GG:II horas, com um super acumulado de TTTT metros, em que RRRR foram a subir e FFFF a descer... mas será que isto é realmente relevante num raid desta natureza... onde o importante é o convívio pleno com a natureza e com quem levamos ao nosso lado!?

Apesar de não me alongar em descrições... gostaria de salientar a excelência de trilhos seleccionados pelo amigo AC e percorridos pelo grupo de hoje! Foi uma selecção digna (ou superior) a um "Portalegre"... a um Xurês-Gerês... ou Serpa! A mim soube-me a 1 (só uma!!!) etapa do Transportugal-Garmim... Ehhhh!

Teria aqui de salientar as magníficas paisagens observados (de cima) da foz do Ocreza, do Antigo Lagar de Azeite das Ferrarias, das Portas do Vale Mourão... obviamente conquistadas após longas subidas especial K (Kuduro).... onde o sabor da conquista é realmente delicioso! Já conhecia a maioria destes pontos... mas a conquista em cima de uma bicicleta dá-nos uma visão muito mais gratificante do local! Será pelo esforço e suor da conquista? Será pelo espírito de grupo que se vive nestes percursos? Será pelo conceito de autonomiua, autosuficiência básica do binómio homem-bicicleta? Sinceramente não consigo arranjar explicação lógica... mas é realmente o que sinto! (está justificado o nome deste raid - "O sabor da Conquista"!)

Para não me alongar mais, resta-me salutar o sentimento que se viveu durante este dia de BTT, agradecer a todos os companheiros que de uma maneira ou outra conviveram comigo e partilharam comigo um dia de boas vivências em cima de uma bicicleta, agradecer ao amigo AC por estas inicitaivas, esperando que a saga de Raid's AC tenha pernas e pedais para perdurar por muitos anos... e que eu possa lá estar com saúde!

Convido-vos a vós leitores deste blog... a "beber" um pouco da nossa aventura através das fotografias...

Por fim... lançar aqui um repto a todos aqueles que gostam de BTT! Hoje fomos 9... quem sabe no próximo Raid AC (IV)... não seremos 12...15... ou 20!!! Para isso basta aparecer com uma bicicleta... ter espírito de aventura... e ter em mente que a maior força... está na nossa cabeça! Atrevam-se!

Fiquem bem....

Vemo-nos nos Trilhos!
João Valente

Sem comentários: