quarta-feira, 25 de junho de 2008

A minha... Peugeot Terrot!

Photobucket

Foi nos inícios do ano de 1887, que Charles Terrot criou em Dijon, França, uma pequena e modesta fábrica de textéis! A fábrica não foi bem sucedida na área textil e uns anos mais tarde enveredou pelo ramo velocipédico, com a construção de motociclos e... claro, bicicletas!

Photobucket

Foi a forte aposta na fiabilidade dos produtos e uma agressiva aposta no marketing que Terrot conseguiu sobrepor-se aos escassos fabricantes da época, atingido em 1961 o pico da sua produção com cerca de 600.000 unidades vendidas para todo o mundo! A bicicleta Peugeot Terrot foi formalmente fabricada em 1890 e depressa conquistou o mercado por ser apelidada de Bicicleta Segurança!
.
Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Anos mais tarde... é um destas "VELÔ" que o meu avô, João Domingues Valente, adquire para fazer as suas lides enquanto ganhava a vida por terras francesas! Bicicleta esta que foi transporte diário de muitos Km's e de muitas histórias! O regresso a terras lusitanas é ambicionado por qualquer imigrante... e o meu avô não foi excepção! Com ele, para além das memórias, das rugas, e alguns francos... trouxe também a Peugeot Terrot!

Já na pacata aldeia de S. Miguel de Acha (Idanha-a-Nova)... a Peugeot Terrot fazia a ligação entre a casa habitacional e os "chões" e "tapadas", servindo por vezes quase como o alfaia agrícola!!! Os anos passaram, as "maleitas" apoderam-se das pessoas e a Terrot ficou encostada ano após ano... sujeita à agressevidade dos verões e dos invernos!

Se falasse... certamente teria muito para contar! Olho para ela como um baú de recordações.... talvez uma memória "viva" de uma pessoa que era simples, sempre bem disposta e pronta para dois dedos de conversa "fiada", contando histórias do passado... era o meu avô!

Quando vi a "relíquia"... ainda que em muito mau estado de conservação tive a sensação de ter descoberto um tesouro! Tinha ali à minha frente a hipótese de "ressuscitar" um pouco do meu falecido avô e fazer desta bicicleta um testemunho da sua memória, para perpetuar ao longo dos tempos e gerações!

Se bem o pensei... mais depressa arregacei as mangas e pus mãos ao trabalho... muito trabalho!!!!!!



Senhores e Senhoras... esta é a minha... Peugeot Terrot!!!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

3 comentários:

JValente disse...

Por João Afonso:

Parabéns João pelo trabalho realizado. Decerto que o teu avô onde quer que ele esteja está muito satisfeito com o que tu fizeste .

JValente disse...

Por Carlos Lozoya:

Pois é João, ficou muito bonitinha…. acho que a tua BTT vai ter muitos ciumes dela: Diz-lhe que são amores diferentes….
Eu ainda continuo a “ultimar detalhes sem importância” (as rodas estão “perdidas” sei lá onde há mais de 1 mês, mas não perco a esperança de acabar o trabalho que comecei em Novembro…).
Parabéns pelo teu trabalho.

CLI

JValente disse...

Por Alex

Adorei ver uma raridade, que trabalho lindo vc fez , tá de parebens

Alex, Rio de Janeiro