quarta-feira, 11 de junho de 2008

Um Pedestre diferente!...

Boas a todos!

Nunca foi apanágio deste blog e dos seus redactores fazerem política ou quaisqueres comentários desta índole. Não nos compreendam mal se tal for alguma vez suspirado aqui. Aqui passam somente posts de BTT e outras actividades outdoor como o são os Passeios Pedestres, o Geocaching ou a Pesca, entre outras. É claro que não nos conseguimos desligar da vida lá fora, daquilo que nos belisca, martiriza ou influência - tal propósito é impossivel. Mas daí a virar os azimutes para o panorama político vai uma grande distância, que nenhum pretende nem deseja percorrer. Portanto aqui é stress off e a política está proibida de entrar!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Bem... com tanta prosápia e discurso insonso já estou a provocar bocejos aos vadiantes da blogosfera...

Vamos ao que interessa. Hoje vou relatar um passeio pedestre algo especial. No passado dia 5 decidi por a bike de lado, calçar os "sapatinhos" de caminhada e juntar-me à malta que ia engrossar uma Manif de Enfermeiros em Lisboa. Fazia assim um 2 em 1 - participava na Manif e fazia um pouco de desporto - Caminhada, pelas ruas de Lisboa, onde gosto sempre de voltar e passear.

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Pronto, pronto... eu sei... já cheira a política!

Eu prometo que não falo! Mas não podia deixar de por aqui o meu apoio e de muitos outros colegas aos cerca de 2000 enfermeiros no desemprego e aos cerca de 7000 em vínculos precários por esse país fora. Foi por eles, porque já fiz parte desse rol, porque conheço e vivi as suas incertezas, dúvidas e questões quanto ao futuro, que engrossei tais fileiras. E como eu juntaram-se mais 1100, em sonora e apitadeira barulheira, a tentar fazer chegar as suas vozes a quem de direito para que se resolva este problema, que atinge não só os profissionais, mas também e indirectamente os utentes dos serviços de saúde.

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Apanhado que foi o autocarro em frente ao HAL pelas 08 horas, foi em alegre algazarra com colegas da Guarda, Covilhã e Castelo Branco que se passaram os duzentos e picos km's que nos separam da nossa capital. Lá chegados fomos "despejados" ali perto do Campo Pequeno e aí começou o nosso Pedestre especial.

A primeira etapa foi realizada rapidamente - dali vadiamos em organizada filinha carapau até à João Crisóstomo, sede de um famoso Ministério, onde já nos esperavam algumas centenas de colegas, muitas câmaras de televisão e fotografia e alguns repórteres, ávidos por mais uma notícia.

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Depois de muito barulho lá foi recebida a comitiva sindical que rapidamente voltou com notícias animadoras para a classe - uma reunião em breve quanto mais não seja para por em cima da mesa todos estes problemas.

Mas já eram quase horas de almoço e portanto já ansiavamos pelo abastecimento que nos esperava no alto do Parque Eduardo VII. E aí em passo de caminhada certinho e direitinho lá fomos pelo Saldanha, Fontes Pereira de Melo abaixo até ao Marquês, onde viramos à direita sempre a subir até lá acima, onde chegamos já com cerca de 3 km's andados a bom ritmo, tanto mais que o dia estava quente e solarengo.

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Num bonito e tranquilo relvado recebemos então um bem fornecido saco de comida, capaz de fazer inveja a muitas "organizações profissionais" de Pedestres e BTT's... Sumo, água qb, fruta, batatinha frita, um bom panado no pão e frango assado, tudo bem acondicionado e bem temperado. A acompanhar ainda por lá circularam uns bolitos, frutas beirãs, uns "palhinhas" com tinto e mesmo alguns licores espirituosos - Sandra - o teu licor de cereja é fantástico... e bem quente!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Foi bonito de se ver assim espalhados pelo relvado mais de 1100 enfermeiros, despojados de elitismos ou finesses do pau oco, dando-se a conhecer uns aos outros, compartilhando experiências de vida, comida e bebida, num salutar ambiente de convívio como à muito não via e vivia. Muito bom!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Mas a hora era de luta e de mais passeio pedestre. Agora íamos juntar-nos à grande Manif de trabalhadores do sector público e privado que se estavam a juntar no Marquês para todos juntos descerem até aos Restauradores e aí fazerem soar as suas vozes de descontentamento. Como não podia deixar de ser, aproveitei ao máximo a possibilidade de andar a pé por ali e toca a disparar a digital em todas as direcções! Não é todos os dias que podemos estar frente a frente com o Marquês de Pombal!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Debaixo de um sol inclemente lá acompanhamos parte da Manif, mas como tinhamos horas para regressar a Castelo Branco por causa de colegas que iam trabalhar, cedo abandonamos o corpo da Manif e em passo acelerado fizemos toda a Avenida da Liberdade pelo meio do alcatrão (hoje aqui não havia carros), passando pelos Restauradores já em direcção ao Rossio, sempre em boa velocidade. Até um colega BTTista encontramos, bem engalanado com as cores da Manif!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Como autocarro só nos esperava em pleno Campo das Cebolas, já a meio caminho para Santa Apolónia, lá tivemos que continuar pela bela Baixa Pombalina, cruzando de lés a lés a Rua Augusta, pejada de pessoas de todas as raças e feitios, dando um tom de cor e beleza bem sui generis e agradável. É sempre bom passear por aqui.

Chegamos então ao Campo das Cebolas satisfeitos por mais um dia bem vivido, pleno de sensações e com cerca de 7 km's nas perninhas, para além de algumas horas em pé, que contribuiram para a sensação geral de cansaço. Esta sensação foi então apaziguada com umas empadinhas e folhadinhos patrocinados pelo sindicato, bem acompanhados por bebida ao gosto de cada um e claro uma sesta no assento do autocarro durante a viagem de regresso a casa.

Assim foi um Pedestre especial, num dia especial, em circunstâncias especiais... mas pessoalmente sem política!

Até breve... muito breve!
FMike :-)

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Sem comentários: