quinta-feira, 12 de junho de 2008

Dia de Portugal

Castelo Branco#10-06-08#Terça

11 horas da manhã... quase 30 graus à sombra... Beira Baixa, Ladeira de S. Gens:

Mike - Homem: Batimento cardiaco a 170... Respiração certa e compassada... Cadência regular das pernas...

Mike - Trek: Prato médio... 2 carreto... regular cadência do pedal... 1... 2... 1... 2...

Mike - Homem: Uma gota de suor paira temporariamente na têmpora... e cai... funções vitais regulares... motivação alta...

Mike - Trek: Ligeiro chilreio da transmissão... secura e pó... mantém-se a relação da transmissão...

Mike - Homem: Quase a atingir o topo da ladeira... 100 m... 75 m... 50m...

Mike - Trek: Um clic-clac estranho na transmissão... de repente um CLAC... e depois silêncio e ausência de movimento... ferimento grave... pelo chão, inanimada, uma corrente....

Mike - Homem: Aflição... Depressa, depressa há algum médico na subida?... tenho uma bike gravemente ferida!...

Mike - Trek: Conta-quilómetros a zero... completa ausência de movimento... o pedaleiro estrabucha umas últimas voltas mas já sem a sua fiel amiga corrente acoplada... ficou lá atrás esparramada no pó...
Eis que chega o Dr. Filipe Credenciado e Diplomado Especialista em Correntes e Elos Rápidos:

"Mike eu ajudo-te a reanimá-la, mas primeiro vamos diagnosticar a situação..." Postura profissional de joelho no chão... luvas tiradas... olho clínico em avaliação profunda... mãos experientes a palpar o pulso...

"A situação é grave... o prognóstico é reservado... Tens que manter a esperança... Vou fazer tudo o que estiver ao meu alcançe..." Quantas vezes disse e ouvi estas palavras... mas há sempre aquele baque na alma, quando quem está ali, caída inanimada no pó é a nossa bike, gravemente ferida...

Lá meti então mãos à obra para ajudar o Dr. a reanimar a minha bela Mike-Trek. O Dr. Filipe com destreza, mestria e conhecimento do ofício de quem anda já há muitos anos a salvar correntes, lá ia transmitindo orientações enquanto com aquelas mãos experientes ia dando novo folego à talega.

2 minutos depois: "Tá pronta! Ora monta lá a experimentar..." A medo lá saltei para cima da talega, não fosse ela ainda estar mal recuperada... mas só se ouvia o doce chilreio da corrente a passar na transmissão! Tá viva! Tá viva! E lá continuei pelo trilho...

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

11:20 horas da manhã... mantém-se quase 30 graus à sombra... Beira Baixa, Porta do Cemitério do Retaxo:

À porta do cemitério, outra bike, ferida de morte, jaz junto ao caixote do lixo, a aguardar o seu funeral reciclado... A Mike-Trek estremece perante a imagem... ela própria esteve há bem poucos quilómetros atrás com um ferimeto grave... se não fosse o Dr. Filipe!... Mas a esta já nem o Dr. lhe pode valer. Enternecidos pela forte imagem, os 13 bttistas de hoje ficaram consternados perante aquela bike Sirla, ali caída, despojada do seu orgulho de vida, com um ferimento grave, incompatível com a vida... faltava-lhe o selim... Ciclista "normal" não senta o seu rabinho fora do selim!... Ná, ná, que essas coisas de "sentar" o rabinho no espigão podem tornar a voz fininha e os gostos esquisitos! Macho que é macho não bebe o leite... come a vaca! Ehehehehe!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Bem isto está bonito, mas parece um bocado entremelado... Vamos lá fazer um Rewind ao Tape e por um Play nisto desde o início propriamente dito. Com alguns dias de atraso cá vai o costumeiro post das terças!

Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, equivale a dizer que temos feriado! E feriado costuma ser sinónimo de mais pessoal a aderir à habitual concentração de BTT na Pires Marques. E fomos 13! É verdade. Alguns conhecidos, outro menos conhecidos, mas todos com a óbvia vontade de passar uma boa manhã a praticar esse belo desporto que é o BTT. E podíamos ter sido mais!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Hoje sem a presença habitual do AC e do seu habitual GPS, surgiu logo um forum de debate sobre onde haviamos de ir. O Nuno G. lá se lembrou então de propor uma voltinha até ao Vale de Pousadas, por alguns trilhos que seriam desconhecidos para a maioria da malta. Prontamente aceite, lá fomos então em direcção aos Maxiais. Logo ao fundo da Pires Marques encontramos o amigo Mateus e o seu grupo, 7 no total me pareceu, a quem lançamos o repto de nos acompanhar, que só não foi aceite porque um deles ia trabalhar às 13 horas e uma volta para os lados do Vale demoraria algum tempo. Ficará para uma próxima.

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Os estradões dos Maxiais, a bela subida dos "bombeiros" até às Olelas e os singles dos Cebolais foram sendo deixados para trás à medida que nos abeiravamos de umas belas descidas que nos levaram até á pacata aldeia de Alfrívida onde entramos para beberricar o café da manhã que no meu caso foi bem acompanhado por uma sandocha XL e um pastelito de nata, que arrancaram alguns assobios do amigo Fidalgo, cioso que está que eu lhe faça concorrência a comer! Eheheheh... Aqui a minha fornalha precisa de muita palha!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Depois de bem reabastecidos, lá fomos em direcção ao Vale de Pousadas, virando depois para aquela que seria a cereja em cima do bolo - a bela subida da Ladeira de S. Gens, onde se passou o episódio trágico-bikeissimo que contei no início. Esta bela subida encanta não só pela agrura da sua subida, que parece nunca mais terminar, mas sobretudo pela bonita paisagem que permite abarcar de todas aquelas aldeias ali em redor - Perais, Monte Fidalgo, Vale, Alfrívida e mais ao longe a Serra das Talhadas e o entrecorte das Portas de Rodão.

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Vencida esta bonita ladeira, lá seguimos viagem pelas proximidades do Retaxo, passando depois pelas Sarnadas, Amarelos e proximidades das Benquerenças, onde não entramos, virando azimutes para Castelo Branco, porque já havia pessoal com a língua de fora, quanto mais não fosse por uma sagrespam na Associação do Valongo. Não antes ainda passamos por um belo exemplar reptilineo, já morto, mas não menos imponente.

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Entramos assim em CBranco pelas 12:30 horas com cerca de 65 km andados a um bom ritmo de quase 19 km/h, por paisagens bem bonitas, e que segundo o relatório GPS do Nuno G. contabilizou quase 1000 metros de acumulado. Nada mau para um dia dito feriado em que malta trocou a moleza da cama por uma manhã desportiva bem agradável, com muita gente em sã convívio. Assim vale a pena!

Fiquem bem! Até uma próxima!

FMike :-)

3 comentários:

JValente disse...

Por António Cabaço:

Vejo com alguma satisfação que alguns companheiros já começam a gostar de btt.
Bonita volta, desta vez guiados pelo Nuno Guerreiro, que vos conduziu para uma zona bem bonita e repleta de belos trilhos e que eu particularmente, gosto muito.
Só não vou para lá mais vezes, porque alguns companheiros ainda fazem “beicinho” quando pensam no regresso. eh eh.
E eu a fazer kms de carro. Baahhh!!!!
As vezes que eu me lembrei da minha “poeirenta”
Oh Mike! Começo a ficar preocupado com os teus posts!!!
Coitadinha da corrente. Se não fosse o Dr.Filipe “Elolink” estavas feito. eh eh

Abraço
AC

JValente disse...

Por Filipe Salvado:

Faltava qualquer coisa naquela corrente…
Pois é, era um “link”.
Corrente que é corrente,tem que ter pelo menos,um link,ou mais…
Fui mais uma volta aventura e boa disposição!

Filipe

JValente disse...

Por FMike:

Esqueci uma coisa importante… Obrigado Filipe, pela ajuda!

Aos restantes: apareçam mais vezes!

FMike