segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Trilhos do Xisto 2007

Boas a todos !!!

Amigos, desculpem a demora, mas só agora as articulações do meus dedos das mãos voltaram à temperatura corporal normal... aquele banhinho no final do passeio paralisou-me até à momentos atrás!! Agora estou pronto para poder teclar aqui umas verdades!!! Mas... vamos por partes:

ANTES DO PERCURSO: É com enorme prazer que, depois de um ano de me iniciar nesta bela modalidade, já começo a conhecer muita malta adepta do BTT. E se cada um faz o percurso ao seu ritmo (o que eu respeito)... é nos momentos antes e depois do percurso que a malta tem de conviver. Foi o que sucedeu...

St. André das Tojeiras estava em festa, o pessoal estava bastante alegre e dois dedos de conversa com este e com aquele fizeram o tempo passar a correr!!

A adesão ao passeio foi impecável, a organização na distribuição dos dorsais estava bastante bem e aquela canequinha de barro que fica para a posteridade...5*****! A minha já está guardada para a 2ªEd. dos Trilhos do Xisto... para conhecer mais em pormenor aqueles pontos intermédios... vulgo taberninhas com produto do melhor!!! (Voçês sabem ao que me estou a referir... e voçês também lá vão estar!!)

Ainda antes da partida houve lugar a uma diversidade de fotografias, incluindo a digna foto de grupo com a malta do costume! Nós (BTTHAL) fizemo-nos representar com RMendes, CLozoya (CLI-GPS-MAN), FMike com a sua nova Trek Fuel Ex9 (2008), onde fez a sua estreia em trilhos BTT e eu JValente.

Depressa chegou a hora da partida (9:30), onde, como já é habitual em eventos organizados por Rarn, tivemos um briefing pré-partida por parte dele, e... toca... a buzina... estão livres... podem pedalar... podem gozar... estes Trilhos do Xisto 2007 - Na senda dos Lagares de Azeite!



DURANTE O PERCURSO: Nem sei que vos diga relativamente ao percurso! Simplesmente impecável!

Surpreendido? Não! Sabendo que na escolha do track esteve Roberto Nabais e António Cabaço também deu umas ajudas... é logo sinal para nós estarmos à espera de algo muito bom, onde a diversidade é chave de ouro! Foi isso que aconteceu, um percurso ciclável para todos, onde a nossa paisagem, relevo, ciclos de água... ajudam em muito!

Aquelas partes do percurso que abrilhantam e nos deixam completamente boquiabertos foram muito bem distribuidas ao longo dos 40km's! Tivemos algumas zonas mais técnicas que apimentaram e fizeram subir os níveis de adrenalina a alguns bttistas que passaram a "abrir" por entre o pessoal, causando algum perigo! Para esses o nosso ponto negativo!!

O momento alto do percurso foi sem sombra de dúvida a passagem nos lagares! Ora nos já inactivdados (Lagar do Carril) ora no Lagar das Ferrarias (em actividade).

O Lagar das Ferrarias marcou este percurso pela delícia do abastecimento... tabornas (ou tibornas) feitas na hora com o azeite saído do lagar... meu Deus... um verdadeiro manjar dos deuses, ainda a hipótese de lhe juntar açucar mascavado (ouro sobre azul!!!) O lagar estava aberto aos bttistas, com explicação em pormenor das diferentes etapas... desde a azeitona ao azeite!

Com o espírito maravilhado e as barrigas atestadas de tibornas e jeropigas (dos pontos intermédios anteriores), partimos em direcção aos lagares do carril, por uma descida alucinante, quer pelo declive, quer pelas paisagens que se avistavam ao longo do seu curso! Lá em baixo, as velhas ruínas dos lagares, uma ponte de xisto que serviu de palco a uma série de fotografos e uma boa disposição reinante, também com a presença do rarn e o seu 4x4 !!

Quem muito desce... muito tem de subir... mas sem stresses tudo se faz... e aquilo que parecia uma subida maluca... foi (pelo menos para mim) um contemplar dos montes e dos horizontes... sem pensar que se vai a subir!!!

Em tom de conclusão, fica o excelente percurso, a excelente marcação, a excelente orientação dos controladores ao longo do percurso, a presença constante do rarn e da cruz vermelha em pontos mais críticos. Sinal menos, para as quedas do FMike, CLozoya e quase "ao cair do pano" de RMendes... todas sem males de maior... foi mais um sentir de perto a consistência, cheiro e dureza do solo dos trilhos de xisto!!! Eh Eh!!
.


DEPOIS DO PERCURSO: As bikes cumpriram mais uma etapa da sua vida com destinção! O FMike fcou mais do que satisfeito com a sua nova aquisição... mas atenção... este ainda não foi o baptismo!! Os bébés não se baptizam logo após o nascimento, pois não??? A cerimónia baptismal está a ser preprada a preceito... e mais não digo!!!

Achei estranho... estar a colocar as bikes na carrinha e ouvir uns gritos dentro dos balneários... pensei... lá estão aqueles gazeados das descidas!! Desta vez enganei-me... eram mesmo gritos de sofrimento/ tortura!!! Na verdade, devo dizer que quando me coloquei debaixo do chuveiro, fiquei na dúvida se a água estava gelada de morrer ou quente de queimar... depressa vim a confirmar que era mesmo fria... ou melhor gelada!!! Agora que estou aqui quentinho... até foi divertido... mas... mas... mas... malditos cilindros de água quente!

Para acalentar um pouco, foi servida a bela da feijoada, e carnes diversas, que estavam bem apaladas. Pareceu-me que o espaço foi um pouco apertado para tanta gente... mas compreende-se, pois toda a gente quer participar em eventos do Roberto Nabais... e é difícil dizer NÃO a mais um amigo !!!

A ideia dos brindes no final, é algo que me entusiasma sempre, no entanto.... achei os prémios mesmo simples, ou melhor... pouco dignos de um evento com este nível! O BTT sabemos que não é uma modalidade barata, temos apenas 3 lojas de relevo na nossa zona, onde a afluência tem de ser grande... logo parece-me que as lojas poderiam ter contribuído com lembranças mais significativas.

Uma palavra final dirigida a todo o pessoal que esteve por detrás deste evento: PARABÉNS... é uma logística grande, e eu admiro a dedicação, empenho, sacrífico, o roubar tempo às famílias, e o gosto que estas pessoas depositam nestes projectos, com o principal objectivo de ajudar o "outro" (Instituições) e proporcionar um bom evento na modalidade de BTT! Quando o espírito é este... podem contar com a minha presença!


.
Divirtam-se...

E até à próxima...

João Valente

2 comentários:

JValente disse...

Por Mateus:

Pois é mais um excelente passeio de btt,e mais uma excelente reportagem de btthal!!bonito!….parabens!!! Sim…sim…e tambem bonita “MENINA” do FMIKE,ou melhor já não é bem uma “MENINA” é mais uma bela “SENHORA”TREK FUEL EX9.

Mateus

JValente disse...

Por FMike:

A mim coube-me a reportagem fotográfica…e que reportagem! Paisagens inesquecíveis, imensamente belas! O xisto assim ao vivo, mostra-nos o quanto é bom pedalar por estas paragens. O evento em sim tem só um adjectivo: Muito bom! Aliás o meu amigo RARN a isso nos habituou à muito… aquelas tibornas… parecia um retorno à minha infância… Excelente!Estamos ansiosos pela reedição! Eu estou lá!

FMike