terça-feira, 30 de outubro de 2007

Pular a Cerca...

Boas a Todos!

Pois... hoje é Terça! Pois... hoje houve talega... Pois... hoje houve "filme" outra vez! Vamos fazer um sumário: O dia foi de cancelas fechadas, caminhos lavrados e... Larsen TT! Vamos à crónica!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Imaginemos então que vamos pelo campo fora, a desfrutar da paisagem, as árvores ondulam sob o vento, o sol brilha meio envergonhado, os pássaros cantam,... ups...travões a fundo! Uma cancela para abrir... ok continuemos... os pássaros cantam... ups... nova travagem... mais uma cancela... ok voltemos... os pássaros cantam... porrrrraaa! Outra cancela!... e mais uma...e mais uma... ... Entre CBranco e o Monte de S. Luis foram só... 11 cancelas fechadas! É obra!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Para a equipa que se apresentou hoje ao serviço - AC, Dino, Filipe, Nuno Diaz e eu (FMike), o dia começou então com uma saída de CBranco pelas Fontainhas em direcção ao Monte de S. Luis e logo aí começaram as cancelas fechadas. Transpostas as ditas cujas e a bom gosto apanhamos um trilho outrora cheio de mato, que nos levou até bem perto do Curral do Prego, sem antes transpormos mais umas quantas cancelas, ali pelos lados da Fonte da Mula.

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Já perto das Termas da Fonte Santa tivemos outra surpresa - o caminho aí existente tinha-se evaporado sob a grade de discos do tractor e só havia uma valente lavrada. Assim a talega passou a ser uma "malinha de mão", os sapatos de encaixe passaram a botas de caminhada e fizemos então cerca de 700 m de pedestre poeirento até bem perto da capela.

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Retomada a montada, rumamos então em direcção à Mata, onde entramos para o habitual doping, hoje noutro poiso - "O Gaitas", um cafézito com uma alegre decoração interior onde sobressaia a antiga laje de pedra que albergava a lareira do 1.º andar, ali assim suspensa a meio da parede...

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Repostos os níveis atalhamos caminho para a Lousa, onde não entramos, fazendo antes uma pequena pausa na Capela de Sta Bárbara para tirarmos umas fotos e apreciarmos os mais de 2 metros de comprimento da pele descamisada de uma cobra daquelas bandas...devia ser um bonito bicho!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!


Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!
.
Como a manhã já ia avançada viramos então para as hortas dos Escalos de Cima, em direcção à gare de Alcains. Contornamos a vila pelo habitual trilho das pedras que nos levou até às piscinas, onde passamos em alta pedalada (já a treinar para o Troia-Sagres!!). Passamos então pela Pedra da Légua, arraial dos Irmãos Valente, Pinheiros Mansos, sempre em direcção ao famoso frigorífico, no qual entramos pelas 13.15 h, com cerca de 55 km bem fixes.
.
Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Então e os Larsen TT?

Um furo nos Trilhos da Raia, a progressiva (e perigosa) falta de tracção/direcção, o aparecimento das lonas e um pequeno rasgão que exigiu um taco, ditaram a reforma dos meus pneus Michelin Xtreme 2.0. Estava na hora de experimentar outros.

Como não tinha opinião formada a primeira opção passaria pelo binómio Nobby Nic/Racing Ralph. Mas como isto das bikes está de modas.... modelos Schawble de 2008 nem vê-los! Esgotados! Pronto lá tive que me virar para o pneu mais mundano, fotografado, falado e cobiçado do momento - os Maxxis Larsen TT LUST 2.0. Confesso que não são pneus que me tenham cativado inicialmente nem pelo seu aspecto nem pelos testes publicitados (provavelmente patrocinados pelas marcas, valem o que valem!). Mas como a necessidade imperava lá embarquei em mais esta aventura.
.
Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

À primeira vista salientam-se o n.º de tacos, uma vantagem em trilhos secos e resvaladiços mas que poderão em trilhos de lama proporcionar alguns momentos hilariantes... a ver vamos! Depois subi para a talega. Habituado que estava a ver o perfil quase quadrado dos meus "matacões" Michelin, este pneu parecia-me uma rodinha dos putos... muito arredondado, fininho até, nem parecia um 2.0! Será que me vou espalhar na primeira curva?

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Os primeiros quilómetros feitos a medo, ajudaram a limpar rapidamente a goma do fabrico e cedo começaram a salientar as suas qualidades... A subir, fosse em areão solto, pedras soltas ou mesmo terreno compacto, nem parecia a mesma bina... que espectáculo de tracção!

Bem, então e a direcção? Aqui foi outra surpresa. A minha talega (Scott Scale 50) é reconhecida pela sua posição baixa, agressiva, aliada a um guiador curto e com avanço pouco inclinado, uma HT quase exclusivamente vocacionada para XC. Tempêros ideiais para tornar a direcção bastante nervosa, pouco perdulária com os erros. Longe vai o tempo em que escorregava que nem um perdido com os pneus de origem - Scott Oxyd que ditaram rapidamente a sua substituição pelos Michelin. Mesmo estes, em algumas curvas de areão solto, davam umas resvaladelas... Mas e os Larsen?...

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Apesar daquele seu aspecto "amaricado" os Maxxis cedo me convenceram que viravam bem. Depois de algumas curvas meio a medo comecei a fazer curvas e descidas com mais confiança e até me atrevi a metê-la nos regos criados pelas primeiras chuvas, para ver se saiam bem. Até que entrei sem querer numa vala mais profunda a uma velocidade exagerada. O primeiro pensamento foi de que me ia espalhar ao comprido. Mas os Larsen estavam lá. Com uma guinada certeira, acompanhada pela dose certa de pedal sai de lá que nem um gingão. Nem me reconhecia! Temos pneus sim senhora! Aguardo então com expectativa as primeiras chuvas para ver como se comportam na lama e pedras escorregadias. Igualmente avaliarei a sua duração a longo prazo. Análises a postar aqui para breve!

Fiquem agora com as fotos do dia e até à próxima aventura!


FMike :-)


1 comentário:

Anónimo disse...

Pelo JValente:

Pular a cerca…sim senhor! Também teria ido não fosse a minha máquina estar exactamente a ganhar uns rodados Larsen TT!! Eh Eh! Quanto a esses estou realmente na expectativa…o tempo o dirá!

No que toca às fotografias, devo reconhcer que a tua habilidade está a tomar um aprumo digno de verdeiros elogios! Então a foto da capela contra o sol…divinal!

Bem…vernos-emos nos trilhos? Será na UCIP? Dúvido…mas certo será mesmo na paparoca em Santarém!! EhEh!

Cordiais saudações do amigo
JValente