sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Trilhos com Espírito!

Boas a todos!

Quem habitulmente lê o nosso blog (Obrigado!) apercebe-se logo pelo título, que o post de hoje fala-nos de Trilhos e de Espírito BTT: E não se enganam. Vamos mesmo dividir a coisa a meio.

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Primeiro os Trilhos... Como puderam ver nos posts anteriores a equipa BTTHAL decidiu comemorar o feriado da Implantação da República da melhor forma possível - Implantados nas Talegas. E nada como uma volta organizada para reviver velhas amizades, fazer outras, conviver e aprender novos trilhos. Uma prova de Meia-Maratona organizada pela União Lousense - "Trilhos da Lousa", foi o evento escolhido pela equipa BTTHAL, hoje representada pelo JValente, CLozoya, Paulo S. e eu (FMike), para desfrutar em pleno do feriado.

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

A Rota: O percurso escolhido - 57 km, evidenciava pela altimetria que não seria uma prova fácil. Mas foi no terreno que pudemos apreciar a verdadeira exigência física e técnica do mesmo e similarmente a sua beleza. Trilhando as subidas e descidas características do vale do Pônsul naquilo que se chama a Monheca e tendo por pano de fundo a campina da Idanha, pudemos apreciar verdadeiramente a beleza natural destas paragens, tanto mais que o dia surgiu bonito, ameno e convidativo a estas práticas. Vários pontos técnicos, com piso resvaladiço, valas e paus soltos, algumas subidas técnicas bem exigentes e algumas descidas vertiginosas, igualmente técnicas, fizeram as delícias dos participantes. A cereja em cima do bolo foi ver alguns bttistas a tentar não molhar a meia no primeiro ribeirito e a seguir terem que atravessar (obrigatoriamente) o Pônsul com água pelos joelhos. Bonita partida do S. Pedro e da organização! Esta fica na memória. À organização os nossos parabéns pela qualidade e beleza dos trilhos escolhido.

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

A Organização: Não há bela sem senão, já diz o povo cheio de sabedoria. Com uma meta à maneira, carinhas larocas e música convidativa, teve este evento, tal como em outros que temos ido, o condão de mostrar que a aldeia está viva e que as pessoas que lá vivem se unem num determinado objectivo. A União Lousense recebeu-nos bem, com simpatia e premiou-nos com um bom almoço. Fugindo à tradicional feijoada, uma carne assada depois daquelas subidas, fez delícias e primorou pela diferença. O sorteio do material ciclopédico despertou como sempre aquele ensejo que nos vai sair qualquer coisita para exibir lá em casa no nariz da Maria ou para fazer ronha aos putos. Desta vez o CLI levou para casa um selim SMP todo catita, um sofá amarelo limão. Será que alguem lá de casa o vai tentar herdar?... Também os reforços, com assistência técnica e tudo, estiveram a bom nível. Rui, Muito Obrigado pelas minis - isto sim é doping! Haviam de ver o JV a trepar pela aquela serra acima com a fornalha atestada com água da vialonga!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

O que esteve então menos bem nisto tudo? Foram várias as falhas de marcação dos trilhos. Poucas fitas, algumas caídas ou inexistentes nos cruzamentos mais problemáticos, a par de alguns "cromos" vestidos de caçadores a mandarem-nos para os trilhos errados, tudo isto contribuiu para um resultado final - vários participantes perderam-se, com consequências directas para as pernas - mais km's! Sem dúvida um ponto a melhorar, porque estes trilhos merecem destaque e a Lousa, grande aldeia da Beira Baixa, ficará marcada como um ponto BTT de alto gabarito.

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Agora o verdadeiro destaque deste post. Vamos falar de Espírito BTT, ou melhor, do Espírito BTTHAL, pois desde sempre assimilamos esta maneira de estar e viver o BTT, como uma partilha de experiências, uma comunhão com a natureza, um hino á amizade. E hoje esteve, mais uma vez, verdadeiramente presente.

KM 18. Depois de uma descida vertiginosa e uma subida das boas, lá com o Pônsul a correr bem no fundo, e bem longe da civilização, deparamo-nos com um companheiro de BTT, com cerca de 14 anos, cabisbaixo de talega na mão, com a corrente a arrastar no chão. O JV pergunta-lhe então - "Então precisas de ajuda?" Ele timidamente lá disse que não mas ao JV pareceu-lhe um sim. "Vinha com uns colegas mais velhos que entretanto se pisgaram..." - grandes amigos! Muitos outros também passaram, mas parar...

"Mostra lá o teu problema". Uma corrente partida. Prontamente e a uma só voz toda a equipa BTTHAL envolveu-se na resolução daquele problema. Uns a segurar, outros a espalhar boa disposição e outros com a mão nos elos, tudo se fez. 15 minutos depois e já sozinhos, lá seguimos viagem, felizes por já termos feito a BA do dia. Convém dizer que o carro vassoura estava já ali, bem atrás ne nós, a roncar nas nossas orelhas, fazendo-nos lembrar que eramos já os últimos - um dejá-vu!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

KM 37. Um camarada com uma camisola do Xurês/Gerez, estava, após uma zona de descida técnica cheia de pedras resvaladiças, com a talega de pernas para o ar e um olhar desesperado para a roda traseira e para as câmaras de ar no chão. "Tive um furo e já tentei remendar, mas perde ar. A câmara de ar suplente que trazia é de estrada". Ainda eu mal estava a desmontar da minha talega e já o JV sacava do camelbag uma câmara de ar nova e a estendia ao companheiro, assim, com a maior naturalidade, de quem anda nisto não para chegar em primeiro, mas para cultivar mais uma amizade, deixar mais uma boa recordação. Isto sim são Amigos com A grande, isto sim é Espirito BTTHAL!

KM 48. Decidimos fazer uma terceira BA do dia. Encontramos uma velha glória das estradas de antigamente, uma bike marca Vê-Vê, despojada das rodas, selim e etc e já em estado lastimável. Decidimos dar-lhe alguma alegria, mais um bocadito de vida... colocamo-lhe então umas rodas adaptadas, uma pose artística e alegremente cada um de nós tirou umas fotos com a talega assim rejuvenescida. Belos tempos terá ela passado, agora revividos. Se pudesse carregar com ela, tinha-a trazido e restaurava-a. Fica para uma próxima.

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Para terminar este post que já vai longo, deixo-vos agora as fotos possíveis, porque com a digital tivemos hoje problemas de logistica - esqueci-me de carregar as pilhas! Valeu o télélé para podermos registar os melhores momentos. Apreciem! E claro juntem-se a nós um dia destes!

Até uma próxima - Grifos em VVrodão e Trilhos da Raia em Idanha-a-Nova.

FMike :-)


Sem comentários: