domingo, 23 de setembro de 2007

Rota dos Chocalhos 2007

Olá amigos.

Após alguma indefinição em relação à rota dos chocalhos, motivada pela escolha do percurso, pelas condições climatéricas e por disponibilidades de agenda, a rota foi mesmo avante. Apesar de ter sido uma programação feita de véspera, pelos condicionalismos referidos, facto pelo qual pedimos desculpa, posso dizer-vos que foi uma Rota 5 Estrelas. Foi 5 estrelas não só pelo percurso, um misto muito agradável de trilhos, alcatrão e até alguns single tracks espectaculares, pelo convívio, pelo clima adequado à modalidade, pelo ambiente espectacular que se fazia sentir na Feira dos Chocalhos – Alpedrinha – como pelos participantes, as estrelas da volta: Agnelo Quelhas, Hugo Caldeira, Carlos Lozoya, João Valente e eu, Roberto Mendes.
.

Foi no Centro cívico/docas que teve início esta fabulosa avetura.

16:30, mais minuto menos minuto e o pessoal começou a juntar-se. Era hora de colocar os badalos para fora e afinar a “orquestra do tlim-tlim” para a longa sinfonia que se aproximava. Enquanto aguardávamos possíveis companheiros/as de última hora fizemos um pequeno ensaio até às 17 horas.


Bem, tudo indicava que ia ser uma volta a 5, assim partimos rumo ao parque de campismo, onde entramos nos trilhos em direcção a Alcains, Lardosa… como o dia era de chocalhos, pudemos por várias vezes aprecia-los no seu habitat natural, badalando no meio dos rebanhos, como que tocando ao desafio com a nossa pequena "banda"… parecia que tinha sido combinado!

Como o prometido era um percurso misto, entramos na estrada entre Lardosa e Soalheira, para rolar um pouco. Depois vieram mais trilhos...e bem bonitos esses trilhos da zona da Gardunha, bonita paisagem, caminhos a alternar piso suave com partes mais duras e técnicas, incluído alguns single traks, dos quais destaco um que atravessou sobre uma ponte… um verdadeiro espectáculo para bttista, adorei conhecer aquelas paragens para mim desconhecidas.

Bem, com tanto deslumbramento nem reparamos nas horas e como já não era cedo, acabamos por retomar a estrada ainda antes de Castelo Novo. Foi por volta das 20 horas que a “orquestra do tlim-tlim” iniciou o concerto por todos aguardado na vila de Alpedrinha, que estava vestida a rigor para receber BTTHAL e amigos nesta rota concerto dos chocalhos.

Apesar do ambiente festivo, dos variados palcos espalhados pelas ruas, da actuação de tunas, grupos de bombos, gaitas de foles e afins, os nossos chocalhitos não passaram despercebidos, tendo até honras de destaque televisivo (não sei é em que canal...). No final as simpáticas meninas da Tuna Feminina do IPCB não resistiram ao charme dos nossos badalos e vieram pedir para tirarmos uma foto com elas... ou terá sido ao cotrário?! Bem, com a permissão da Xana, entretanto chegada, lá satisfizemos as miúdas e fomos de seguida satisfazer também os nossos estômagos. Saião 5 pregos no pão e 5 cervejinhas para começar! Mais uns ovos verdes... umas pataniscas... uns rissois... e uns peixinhos da horta! Uma maravilha!

Também Alpedrinha parece ter mais encanto na hora da despedida, mas tínhamos mesmo de voltar. O CLozoya, como um bom cavalheiro, fez companhia à sua amada vindo de carrinho, os restantes metemo-nos ao caminho, desta vez 100% alcatrão e 99% do tempo na “talega”…”oh pernas para que vos quero”! Assim chegamos a Castelo Branco eram umas 21:45, com 80 kms nas perninhas e, penso que falo por todos, com o desejo de estar na Rota dos Chocalhos 2008.


Obrigado Agnelo, obridado também Caldeira, pela vossa agradável companhia.


PS: Enquanto a Rota do Chocalhos 2008 não chega, visitem a Feira dos Chocalhos em Alpedrinha e verão que não se vão arrepender.

Rmendes

6 comentários:

JValente disse...

Boas!

Subescrevo inteiramente as palavras de RMendes! Rota 5 estrelas, a repetir concerteza em 2008, esperando a adesão de mais malta! Quanto maior o grupo, maior a festa!

Relativamente à Feira dos Chocalhos…se no dia 21 estava impecável, no dia 22 estava verdadeiramente ao rubro!

Eu fui daqueles que não me contive em ficar com a feira só para mim…e decidi ir no dia seguinte revisitar com mais calma e na companhia da esposa as diversas lojinhas de artesanato, entrar em mais tasquinhas, bem como degustar os doces tradicionais! Um espectáculo!

O dia forte da feira é no dia 22…muito mais gente! Para ir de BTT, é mesmo melhor o dia 21!

Amigos, para o ano…contamos estar lá de novo!

CHOCALHOS 2008…contem com BTTHAL!

João Valente (O homem do Badalo mais sonante! LOL

JValente disse...

Por FMike:

Apesar de já ser uma rota há muito desejada, nem sempre os nossos horários são adaptáveis à nossa participação. Com muita pena minha (e do meu chocalho – lembram-se da Rota do Gaio?) não estive presente. Já sabia que ia ser aquilo que foi – uma Rota 5 Estrelas! Ou não fosse mais uma ideia doida-genial da equipa BTTHAL! Ficará para a próxima a minha presença. Até terça!
FMike

P.S. – JValente tu delineaste isto tudo de forma a eu não ir!!! Porque já sabias que o meu “chocalho” é maior e mais trabalhador que o teu! Ahahahaha…

JValente disse...

Por Agnelo Quelhas:

Caros amigos, obrigado por uma volta original e por uma tarde / noite bem passadas.

AQ

JValente disse...

FMike…
…tu sabes bem que regra geral…nada se mede aos palmos! No que toca a badalos…a regra é a mesma! Um grande badalo pode na verdade ser um pequeno badalo !

Pergunta ao grupo que alinhou na rota…já ia tudo desanimado com o grisé do meu badalo. Inclusivé tive de parar por 2 vezes…pois já não aguentavam mais o meu badalo! isto só para teres uma pequena ideia!

Mas…amigo…nos Chocalhos 2008…vamos por os nossos badalos frente a frente (salvo seja!!!!lol) e tirar provas!

Abraço!
João Valente

JValente disse...

Por Roberto Nabais:

Fico feliz por se terem divertido nessa tão original Rota dos Chocalhos mas, ao mesmo tempo infeliz por não vos ter acompanhado (por culpa vossa grrrrr).

Se tivesse sido combinado com mais alguma antecedência, as participações seriam diferentes e eu também teria alinhado.

Em 2008 contem comigo, isto é, se avisarem antes do início do passeio, lol.

Um abraço a todos

rarn

JValente disse...

Rarn…
…a razão é toda tua e de quem disser que foi tudo combinado muito em cima de hora! Passo a explicar:

A Rota dos Chocalhos foi pensada com bastante antecedencia (+/- 1mês e meio), no entanto, a selecção da rota apenas por trilhos TT, fazia com que a kilometragem fosse exagerada! Aí o projecto de avançar com a rota caiu um pouco no esquecimento!

Esta semana, nós BTTHAL, recebemos a notícia que o Hugo Caldeira, um colega nosso (de profissão e do BTT), viria passar uns dias a Castelo Branco. Assim, numa de conversa, desenterrou-se a ideia de fazer a Rota dos Chocalhos, quase de um dia para o outro!

Foi, defacto…muito em cima de hora!

Fica a promessa BTTHAL, que para o ano, se anunciará, com a devida antecedência! Vamos juntar um grupo considerável e dar uma cor diferente à Rota.

Podes já assentar aí na agenda…Rota dos Chocalhos 2008, provavelmente realiza-se em Setembro…nas mesmas datas!

Já só falta um ano!!!

Abraço
João Valente